TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da leitura e escrita para o ensino aprendizagem

Por:   •  17/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.505 Palavras (11 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 11

         [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

                                                     Desafio Profissional

SÃO PAULO, 29/05/2018


CANDIDA RA:

DORA RA:

PRISCILA RA:

ROBERTA RA:

VERÔNICA RA: 6203863316

DESAFIO PROFISSIONAL

A Importância da leitura e escrita para o ensino aprendizagem.

Desafio Profissional apresentado às disciplinas de Avaliação e Currículo, Competências Profissionais, Educação Inclusiva, Multimeios. Aplicados a Educação, como requisito para aprovação no curso de Pedagogia.

Tutor (a) EaD -

Tutor (a) Presencial - Cristiane

                                           

                                                   

                                        SÃO PAULO, 29/05/2018

INTRODUÇÃO

 Este trabalho tem como objetivo relatar a importância da leitura e escrita no ensino aprendizagem através de forma lúdica e dinâmica, pois todo aquele que lê se torna um ser critico do autoconhecimento e da própria sociedade. É necessário saber ler e compreender o que se leu, além disso, associar a leitura a outros fatos do dia-dia, saber representar o que leu comunicar aos demais o sentido dos textos lidos. A leitura realizada com prazer é possível desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas. Em nosso projeto sobre leitura e escrita, abordaremos de maneira lúdica, que através de aulas dinâmicas o aluno se diverte e aprende e ainda contribui para o seu desenvolvimento intelectual.  

Através das TICS (Tecnologia da Informação e Comunicação), o hábito da leitura torna-se um ensino diferenciado, tornando-se uma grande ferramenta dentro da sala de aula para o nosso ensino aprendizado, sendo usada corretamente.

Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos. Mas também é importante que amplie que aprenda a dominar as formas de comunicação. Não se trata de dar receitas, porque as situações são muito diversificadas. É importante que cada docente encontre o que lhe ajuda mais a sentir-se bem, a comunicar-se bem, ensinar bem, ajudar os alunos a que aprendam melhor. É importante diversificar as formas de dar aula, de realizar atividades, de avaliar.


A Importância da leitura e escrita no ensino aprendizagem.

No processo de aprendizagem da língua escrita, o trabalho com objetos significativos para o aluno com certeza, contribuirá muito para o desenvolvimento da alfabetização. Quando o aluno percebe que portadores de textos estão ligados a assuntos do seu cotidiano, seu interesse é estimulado, pois entende que a língua escrita tem significados na sua realidade imediata. Independentemente do método adotado, o professor deve cuidar para oferecer um ambiente propício aos interesses e necessidades do aluno para que ocorra a aprendizagem. O processo de aprendizagem da língua escrita, não se constitui numa trajetória linear e previsível que as crianças inevitavelmente irão passar. Tantas involuções quanto evoluções fazem parte do desenvolvimento da linguagem escrita de cada um. Para Vygotsky (1998) os gestos têm significado de uma escrita no ar. “É uma maneira de simbolizar atos, ações, sentimentos e objetos dentro do imaginário” O gesto é o signo visual inicial que contém a futura escrita da criança, “assim como uma semente que contém um carvalho” (Vygotsky, 1998, p141). As atividades de dramatização desenvolvidas durante o período pré-escolar são treinamentos para atividade de escrita, uma vez que os gestos se constituem em escrita, uma escrita feita no ar e, os signos escritos são simples gestos que foram fixados, por isso que o ensino da língua escrita pode partir da pré-escola, conforme propõe Vygotsky (1998),pois crianças mais novas são capazes de descobrir a função simbólica da escrita. O ensino tem que ser organizado de forma que a leitura e a escrita se tornem necessárias às crianças e que tenha significado para elas. O papel do professor como mediador e do outro como forma de interação são considerados primordiais por Vygotsky. “O que propormos é ensinar às crianças a linguagem escrita, e não apenas a escrita das letras.”      

Podemos afirmar, para que o aluno seja capaz de ler e escrever é necessário adquirir a capacidade de perceber unidades sucessivas de sons da fala utilizados para enunciar as palavras e distingui-las conscientemente uma das outras.

Segundo Carvalho (2002), a aprendizagem da leitura se torna mais eficiente quando os leitores trazem o conhecimento a respeito das convenções, características, tipo de estrutura do texto cuja leitura vão iniciar. Através do contato precoce com a literatura infantil e de experiências agradáveis no período de alfabetização pode trazer resultados satisfatórios aos alunos por toda a sua vida acadêmica.

A leitura juntamente com o hábito de ler é a principal função da escola, e é isso que permite o aluno o autoconhecimento, para ser autor da sua própria história.

Ler cria um olhar crítico sobre o conhecimento dos indivíduos. Para que através da leitura, ou até mesmo do hábito de se ler, permita ao indivíduo a praticar o conhecimento culturalmente construído e, portanto, mais fácil de subir os novos passos na aprendizagem e, também em seu desenvolvimento intelectual e profissional.

O leitor só se forma através de uma prática constante de leitura organizada em torno da diversidade de gêneros textuais que circulam socialmente. A partir da ideia de que a leitura é uma prática social, concebe-se o leitor não como um mero decodificador, mas como alguém que assume um papel atuante na busca de significações.

A leitura deve acontecer continuamente com as diferentes formas e objetivos no contexto do cotidiano, e para que tenha sentido para o educando, tenta-se descrevê-la de forma sucinta. Para aprender a ler, é preciso interagir com uma variedade de textos escritos e participar de fato dos atos da leitura. É importante que a criança receba incentivo e ajuda de leitores experientes para ampliar os seus objetivos e interesses.

É nesse sentido que Cagliari (2003, p. 312) nos fala: Ler é decifrar e buscar informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (239.6 Kb)   docx (82 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com