TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da leitura na formação social do indivíduo

Por:   •  29/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

IVONETE APARECIDA MANZOTTI – RA 5393777275

NATALIA SILVA MONTEIRO – RA 5234875154

ROSANE GAZAL MAHMOUD RODIGUES – RA 5396765098

SUÉLEN PRIMO – RA 5317539305

TAMIRES DE SOUSA E SILVA CLAUDINO – RA 5317539325

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 JUSTIFICATIVA .......................................................................................................6

4 OBJETIVOS..............................................................................................................7

4.1 OBJETIVO GERAL.................................................................................................7

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS..................................................................................7

5 METODOLOGIA........................................................................................................8

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................9

7 CRONOGRAMA......................................................................................................10

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................11



  1. INTRODUÇÃO

É valoroso realçar que uma proposta decidida a intervir numa situação que se mostra deficiente ao esperado deve envolver a mediação pedagógica do professor e da tecnologia em sala de aula, observando a importância dessa mediação para o crescimento das habilidades da leitura e da escrita.

O vigente trabalho apresenta um argumento de intervenção pedagógica que visa permitir o progresso de práticas de leitura e escrita, apontada para o letramento, de maneira multidisciplinar.

Conforme às outras áreas do conhecimento, o objetivo é destacar a importância da leitura e da escrita como causas necessários à clareza de conceitos e de registros que mostrem esses conteúdos e conceitos.

A utilidade da tecnologia na aproximação desses conteúdos é fator motivacional para a sua assimilação e essas ferramentas tecnológicas são indispensáveis para o aperfeiçoamento dessa aprendizagem.


  1.  DESENVOLVIMENTO

A protagonista fictícia mostrada por esse desafio se chama Juliana, se trata de uma coordenadora pedagógica que apontou sérios problemas de leitura e escrita na maior parte dos alunos da escola. Perante esse problema, sugeriu que cada professor criasse uma proposição de trabalho que empenhasse, usando os recursos tecnológicos, as práticas de leitura e escrita. Para isso, cada professor deveria trabalhar dentro de sua área de mestria.

Observando essa situação fictícia, a proposta é criar um plano de trabalho docente para possibilitar e melhorar as práticas de leitura e escrita, sem desdenhar a área do conhecimento e com a intercessão de recursos tecnológicos que ajudam no crescimento dessas habilidades.

È abundantemente importante considerando que um dos aspectos destacados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) é que a escola precisa se estruturar em torno de uma política de formação de leitores, já que todos os professores, não só o Língua Portuguesa, são professores de leitura.

Evidente que toda área de estudo exige leitura porque todo conhecimento é um texto decifrado. Isso simboliza dizer que os princípios de cada área de conhecimento são elaborados em forma de textos carregados de significado.

Quanto às técnicas principais de leitura causam primeiramente a decifração do código escrito seguido da compreensão do texto lido, transferindo às palavras dentro daquele contexto, ou seja, dentro daquela área de instrução, um significado, um sentido.

Ao sugerir uma pesquisa em um determinado site, por exemplo, sobre um assunto dentro de uma certa área de estudo, o aluno poderá não só trazer uma maior acepção ao que está estudando, mas dominar recursos tecnológicos para aprimorar sua capacidade de leitura. Ao frisar ideias desse texto, frase, palavras, por exemplo, esse aluno estará usando esse recurso para se demonstrar de forma escrita.

A tecnologia pode auxiliar os alunos no procedimento ensino-aprendizagem. Entre eles podemos citar o computador, o tablet e outros, como os principais, sendo os mais comuns e mais chamativos para os alunos, essencialmente pela confiança já estabelecida, que traz certa segurança para enfrentar uma aprendizagem mais significativa do código escrito e da leitura.

 A principal razão para que sejam importantes adjutores do professor é a atração que exerce sobre os alunos. 

JUSTIFICATIVA

A importância dessa intervenção pedagógica se argumenta pela importância da leitura e da escrita em todas as áreas de estudo. Isso significa dizer que não se confina à aprendizagem do ato de ler e escrever mas evolui para o aperfeiçoamento do estudo que a leitura e escrita demandam.

Assim, ao sugerir atividades focada precisamente para essas habilidades, os professores devem considerar que os usos das ferramentas tecnológicas são multímodos para atingir as capacidades necessárias que o feito de ler e escrever exigem.

Os professores devem aderir o papel de mediadores, levando em conta as dificuldades de seus alunos mostrando onde estão e cientes de onde devem chegar, ou seja, quais capacidades serão necessárias para alcançarem o nível de conhecimento desejável.


  1.  OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

- Evoluir as habilidades da leitura e escrita.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Decifrar o código escrito atrelando à compreensão do texto.

- Criar textos escritos respeitando as convenções ortográficas;

- Entender que as habilidades da leitura e da escrita favorecem todas as áreas de Estudo;

- Empregar recursos tecnológicos no desenvolvimento da leitura e da escrita.


6 METODOLOGIA

Para o andamento dessa intercessão pedagógica, é imprescindível pautar objetivos e planos voltados para a prática da leitura e da escrita. Desta forma, a proposta metodológica deve considerar o problema encontrado, que é a dificuldade das capacidades de leitura e da escrita, para focar em ações que rodeiam o ato de ler e escrever, de observar e registrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (778.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com