TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“A Importância das Diretrizes na Formação Teórica e Prática do Professor de Educação Infantil”

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  7.665 Visualizações

Página 1 de 7

________________

________________

APRESENTAÇÃO

A criança que antes era vista como um ser “invisível, torna-se um cidadão com direito social,garantido pela a constituição de 1988, onde se faz da Educação Infantil um deve do estado. Esta evolução se deu através de lutas e da participação de comunidades, mulheres,trabalhadores e dos próprios profissionais da educação.

A educação infantil vem sendo transformadas através de processos de concepções, pois as práticas pedagógicas tem mostrado preocupação em atender as crianças respeitando sua faixa etária e seu desenvolvimento e aprendizagem.

As Diretrizes Curriculares Nacionais servem como auxilio na construção das propostas pedagógicas onde se baseia as políticas públicas, levando em conta a legislação estadual e municipal.

A educação infantil é oferecida em creches e pré-escolas, onde será oferecida oi educador e o cuidar, as crianças de 0 à 5 anos de idade em período diurno ou parcial, onde serão supervisionadas por órgãos competentes,que por sua vez o estado garante a oferta gratuita e de qualidade.

A criança por direito é acolhida através das interações cotidiana,elas se desenvolve em sua plenitude, através de interações, de maneira em que se respeita sua particularidade e ao longo de suas experiência constrói seu próprio conhecimento.

A proposta pedagógica vem como um guia de orientação para a instituição que conta com a participação de todos, visando a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

Segue também esclarecimentos sobre a idade e a faixa etária que se deve matricular, não tem alteração sobre o ensino fundamental, suas vagas oferecidas devem ser próxima a sua residência. Sua jornada deve ser no mínimo de 4 horas ou integral igual ou superior a 7 horas diárias.

As propostas pedagógicas tem que respeitar os princípios : éticos o respeito em sua totalidade,político sua cidadania e em sua plenitude,estético em suas diferentes manifestações. A concepção de proposta é essencialmente atender a criança como um ser humano de direitos civis, atendendo suas necessidades de acordo com seu desenvolvimento, propiciando uma amplitude de possibilidade do conhecimento em todas as áreas, cuidados, convivência, proteção, saúde, liberdade...

O cuidado esta embutido no processo educativo, também abrangem toda a parte motora, cognitiva, linguística, ética, estética e sócio cultural, o respeito e a valorização, a interação entre todos, liberdade nos espaços, respeito a acessibilidade a diversidade do nosso pais \9crenças, valores, religião, concepção de mundo, etnias).

A avaliação se dá como forma de acompanhamento do trabalho que vem em forma de observação da criança em todas as suas atividades e registros(relatórios) fotos,desenhos, álbuns,etc) relação casa/instituição vice-versa,documentos que permita a família conhecer o trabalho da instituição ( boletim informativo).

O ministério da educação vem buscando através de debates democráticos sintetizar orientações sobre currículos, ações pedagógicas, brinquedos e brincadeiras,relações criança/adulto/saúde,linguagem, conhecimento matemático, natureza, a avaliação é transições na educação infantil. Enfim a proposta pedagógica do currículo, garante a criança o seu direito total como ser humano , que tem direito a frequentar uma instituição que atende suas necessidades do cuidar,este se torna fonte de conhecimento, do educar é onde seu desenvolvimento e sua faixa etária e vista como adequação a cada processo, onde priorize seus relacionamentos interpessoais e que predomina o respeito a toda diversidade.

O brincar esta envolvida em proposta de conhecimento, de ludicidade motora, afetiva e cultural. O fazer pedagógico tem que está vinculado com a realidade de cada comunidade, por isto a necessidade de se ter um espaço democrítico tal como a elaboração da proposta pedagógica o PPP,contando assim com a participação de todos. Possibilitando o direito da criança de ter uma instituição digna que atenderá suas necessidades básicas para seu desenvolvimento intelectual e físico, assim será um marco essencial para o seu futuro.

Com base na disciplina de Educação da criança de 0 à 5 anos, percebe-se a importância de conhecemos a visão ampla de criança ao longo da história e toda sua evolução e até os dias de hoje. O Processo tão bem fundado de Piaget,possibilita conhecer a criança em seu desenvolvimento cognitivo que se dá em cada fase, e serve como uma base ao trabalho dos profissionais na educação infantil. A importância de uma da junção do cuidar,educar e brincar se torna essencial na prática de um educador que desperta o aprender em todos os momentos destaca-se também a importância do profissional e sua valorização, liberdade e respeito ao seu trabalho que se da de uma forma particular.

O planejamento é o alicerce para a ação pedagógica, que aponta o desenvolvimento da aprendizagem, pois possibilita chegar aos objetivos através de metas alcançadas. Mostra–se que não basta saber,gostar e entender um pouco de criança é preciso conhecê-los em sua totalidade, através de teoria, praticas que tem o planejamento como uma parceria em toda a sua prática.

Na disciplina Organização e Didática na Educação Infantil, é notável a transformação ocorrida na educação no Brasil, estudar o referencial curricular nacional, possibilita conhecer os eixos que permeia o cotidiano de uma instituição que assume a educação baseada no prazer na brincadeira, no cuidar e nas ações de educar, sendo um guia que direciona, porém não impõe uma forma única, o trabalho segue seu percurso de estratégias que facilita como a rotina, o planejamento e a adaptação que vem como um marco na vida da criança e na instituição, que por sua vez mostra cada vez mais a importância de se ter profissionais comprometido com o aprender e como forma de saber o resultado de uma jornada, avaliação é um aliado que se da através de práticas diárias que é perceptível, e como forma de replanejar para que possa atender , ajudar e superar obstáculos que se refere este processo democrático que e a aprendizagem.

Quanto na Ludicidade e Educação, mostra a importância de desenvolver na formação do profissional tal conhecimento e sua valorização não apenas por fazer parte dos conteúdos, mas pela sua importância principalmente na infância e que servem como uma excelente ferramenta do saber. Ao se tratar da ludicidade constrói-se uma prática baseada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com