TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do PPP

Por:   •  16/7/2017  •  Bibliografia  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 4

PPP

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO E O AUXILIA A ESCOLA

Sertãozinho-PB

Junho/2017

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR)

Polo: UEPB Campos III

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Projeto Politico Pedagógico (PPP)

Professor: Profª. DR. Eliete

Alunos: Ivanilza Pereira da Silva

Luiz Weslei de Freitas Silva

PPP

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO E O AUXILIA A ESCOLA

Sertãozinho-PB

Junho/2017

Projeto politico pedagógico e o auxilia a escola.

O projeto político-pedagógico (PPP) tratasse de um documento no qual estão registradas as ações e projetos que determinada escolar busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, coordenação escolar, alunos e familiares. Para isso arquitetam atividades pedagógicas que defendem no processo de ensino-aprendizagem (VAGULA et al., 2014).

 É "político" porque faz relação à arte de governar, é "pedagógico" porque trata das práticas de aprendizagem, define o ser da escola, a identidade da escola definida pela sua vinculação inerente a realidade, que perfil de alunos a instituição deseja formar, cuida dos processos de ensino-aprendizagem, avaliação, contemplando a diversidade. Construído pelos articuladores que representam a equipe administrativa, financeira e pedagógica, com participação ainda, de representantes de alunos, pais e comunidade. A elaboração do mesmo deverá ser realizada pelo coletivo, que conheçam a realidade local, num diálogo voltado a participação e compromisso proveniente a uma educação democrática com um olhar para o futuro.

 O PPP é a disposição do trabalho pedagógico escolar como um todo. Um processo sempre inconcluso, pois existem metas a curto, médio e longo prazo, estando sob a responsabilidade do gestor em comunhão com todos da comunidade escolar numa construção coletiva. E vale ressaltar, que há uma exigência legal reconhecida pela LDB, deixando claro que a instituição escolar  elabora e tem autonomia.

Conforme a Secretaria de Educação da Bahia (2014, p. 1), o PPP “é fruto de intercâmbio entre os objetivos e as prioridades fixadas pela coletividade, a qual estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade”. Deste modo, “o projeto precisa ser conhecido, discutido e reformulado sucessivamente em concordância com as políticas públicas educacionais vigentes, sem perder a análise crítica da realidade que se desponta a nível micro, mas que é reflexo da realidade globalizada” (PICOLI; CARVALHO, 2007, p. 4).

Ainda que o PPP seja um instrumento burocrático, caracteriza-se igualmente por ser democrático, por definição a identidade da escola e indicar caminhos para ensinar com qualidade.

Para Ferreira (2009, p. 1), “fazer o PPP implica planejamento de todas as atividades no âmbito escolar, desempenho das ações previstas, avaliação do processo e retomada. Isso somente é admissível se instituída a prática do registro e da reflexão sobre ele”.

Sua seriedade está no acréscimo de uma instituição de ensino que almeja uma educação hábil e de qualidade. Ele é complementado o suficiente, tornando-se uma rota flexível o bastante para se afeiçoar-se às necessidades dos educandos. Igualmente, a sua organização deve conter os temas como: missão, público-alvo, dados sobre a aprendizagem, semelhança com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas e plano de ação.

Perante isso, o PPP segue a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, cujo Art. 12 estabelece as normas seguintes para o ensino:

I – elaborar e executar sua proposta pedagógica;

II – administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;

III – assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;

IV – velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;

V – prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;

VI – articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (77.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com