TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Professor De Educação Infantil

Por:   •  26/5/2016  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  1.216 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE PAN AMERICANA – FPA

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA

Mantenedora: Instituto Missionário de Educação Superior - IMES

Credenciada pela Portaria MEC 3.624 de 08/11/2004

CURSO ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES  - PEDAGOGIA

Turma: CEFOP-08

Discente: Janaina Perote Chaves

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

CAPANEMA – PA

2015

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Ser professor de educação infantil é uma enorme responsabilidade, pois é através desse que as crianças conhecem um segundo mundo socializador, entrando em contanto com um mundo diferente pós-família, começando a ampliar sua rede de relacionamento.

O professor é um parceiro de visão e experiência na construção do conhecimento, assumindo o seu papel de promotor, orientador, mediador, motivador e gestor da aprendizagem, é fonte de motivação para o aluno. Como promotor da aprendizagem, facilita o acesso aos dados e informações, ao conhecimento acumulado pela sociedade, orientando, executando e avaliando eventos, experiências e projetos, para que ocorra a construção do conhecimento.

No processo da educação infantil o professor é de suma importância, pois é ele quem cria os espaços, disponibilidade de materiais, participa das brincadeiras, ou seja, faz a mediação da construção do conhecimento e é ainda mais importante que ele valorize o movimento natural e espontâneo da criança de brincar, abordando a brincadeira do ponto de vista pedagógico, como fonte de estimulo para o desenvolvimento e assim criar suas estratégias e atitudes para facilitar a aprendizagem dessa criança.

Tal educador tem que possuir um perfil, no qual acredite na transformação, que goste de mudança e que para isso seja eternamente curioso e tenha conhecimento do saber que a criança construiu na interação com o ambiente familiar e sociocultural, para formular sua proposta pedagógica.. A Educação Infantil deverá ser a salvação, a nossa esperança, portanto, precisa-se de uma educação que forme homens para transformá-los em agentes da sua história, cidadãos de bom caráter, e futuramente profissionais humanitários, líderes capazes de defender a comunidade.

Com isso o Professor deve ser mediador é se posicionar literalmente entre o ensino e a aprendizagem, ou seja, é não dar respostas prontas, e sim estimular a busca de respostas promovendo a reflexão, mostrando os caminhos, compreendendo as dificuldades e o motivo de elas estarem ocorrendo. Dessa maneira, o professor será colaborador da construção da autonomia dos alunos, seja de pensamento seja de ação, ampliando a participação social e dinamizando o desenvolvimento mental deles, de forma a capacitá-los a exercer o papel de cidadão do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com