TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MEDIAÇÀO DO PROFESSOR NO CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigos Científicos: A MEDIAÇÀO DO PROFESSOR NO CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  704 Visualizações

Entende-se por "criança" um ser humano de pouca idade e no sentido figurado como uma pessoa ingênua ou infantil. Quando nos referimos a um adulto por ser "como criança" tal expressão é tomado como uma ofensa, pois ninguém que ser entendido como um infantil, ou seja, um tolo, uma pessoa sem maturidade.

Percebe-se que a criança se opõe ao adulto no que concerne a falta de idade ou de maturidade. Porém não se pode horizontalizar esse pensamento e arbitrariamente confirmar a existência de uma população infantil homogênea, já que ao fator idade estão associados determinados papéis e desempenhos específicos, dependendo da classe social a qual a criança está inserida.

É preciso levar em consideração sua participação no processo produtivo, a sua escolarização, o processo de socialização no interior familiar e da comunidade e suas atividades cotidianas, pois estes fatores estão intrinsecamente ligados a posição da criança e de sua família na estrutura sócio-econômica. Sendo assim, é inadequado supor uma homogeneidade infantil quando se pensa numa concepção de criança.

Ao falar de família e de como esta instituição tem uma efetiva participação na identidade da criança, se faz importante buscar historicamente a participação da família e a sua relação com o sentimento ou sentimentos de infância e sua descoberta.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com