TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Infância e Linguagem com Ênfase na Psicanálise

Por:   •  11/9/2022  •  Artigo  •  2.657 Palavras (11 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 11

Infância e linguagem com ênfase na psicanálise

Beatriz Fraga

Prof. Lisandra Boscheto

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia 0881PED / 4 – Trabalho de Graduação

16/07/22

RESUMO

        O presente artigo tem como objetivo evidenciar alguns dos princípios fundamentais da pesquisa assim como suas características históricas e contextos, além da sua demasiada relevância dentro das profissões pedagógicas e educacionais, pontuando a sua função necessária dentro do ambiente escolar e os benefícios que garante ao docente e consequentemente aos discentes, tal como toda a sociedade ao redor. Contudo, o principal método utilizado foi o de análise bibliográfica; para maior embasamento do trabalho foram utilizados como referência autores como: Celso Antunes, Sigmund Freud e Jacques Lacan.

Palavras-chave: pesquisa; pedagogia; psicanálise.

ABSTRACT

This article aims to highlight some of the many fundamental principles of research, as well as its historical characteristics and contexts, in addition to its excessive relevance within the pedagogical and educational professions, pointing out its necessary function within the school environment and the benefits it guarantees to the teacher and consequently to the students, as well as the entire society around them. However, the main method used was bibliographic analysis; For greater support of the work, authors such as Celso Antunes, Sigmund Freud and Jacques Lacan were used as reference.

Keywords: research; pedagogy; psychoanalysis.

1. INTRODUÇÃO

Grosso modo, o conhecimento humano baseia-se em suas descobertas, ele é construído ao longo dos anos em parte por aquilo que é vivenciado, lido ou ouvido, contudo, a pesquisa tem papel crucial neste processo, já que agrega aprendizados e um conhecimento sólido e (deveria ser) imparcial ao indivíduo de forma intencional, já que o mesmo tende a busca-lá com o objetivo do aprimoramento de suas técnicas e de manter-se atualizado. Sendo a Pedagogia uma profissão de suma importância na formação dos indivíduos desde a educação infantil, o profissional desta área necessita estar em constante processo de aprendizagem e pesquisa, com constante desenvolvimento das táticas já utilizadas em sala de aula, já que todo professor deve (e é) considerado um pesquisador.

Nos últimos anos em decorrência da desenfreada globalização e desenvolvimento intenso dos meios de comunicação e informação, é exigido dos profissionais que acompanhem esta ação, o esforço se torna cada vez maior e insaciável perante a sociedade, entretanto a recompensa principalmente financeira, não compete da mesma forma. Assim seguindo com o fato de que o mundo está em constante mudança e é necessário atualizar-se diariamente para acompanhá-lo. Ademais, diante deste cenário o professor recebeu a responsabilidade de ser o meio de informação confiável para seus alunos, tendo de estar sempre orientando e pondo em prática o que há de mais atual nas áreas do conhecimento, assim como da psicologia, abordando-os sempre de forma individual e humanizada, onde será abrangido aqui a psicanálise.

Portanto, assim como dentro de todas as profissões deve-se sempre buscar o melhor de si, é importante ter dedicação para obter resultados cada vez melhores, deve-se fazer com amor tudo aquilo no qual se empenhar e sempre se por no lugar do próximo, por essa razão e outras diversas a pesquisa dentro da profissão é tão importante, pela vontade de buscar sempre mais, já que somente dessa forma se faz conhecimento aprofundado e verídico, sem pensamentos rasos, assim os docentes seguem aprimorando e compreendendo acerca da sua função dentro da sala de aula e na vida de seus alunos.

2. OS PILARES DA PEDAGOGIA

A pedagogia possui quatro importantes pilares que devem ser postos em prática para obter os bons frutos e formar bons pedagogos. Sendo estes, aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver e com esses aprender a Ser. Considerando tais termos, é necessário dar continuidade sempre a essas práticas, buscando inovar-se a cada dia, sendo assim, não é conveniente contentar-se apenas com os pilares aprender a conhecer e aprender a fazer, a sociedade pede além e limitar-se a apenas tal processo causa atrasos, portanto, aprender a viver com os outros e aprender a ser são indispensáveis, o pedagogo deve tornar-se um eterno aprendiz, viver e ser a pedagogia priorizando o bem estar e as necessidades dos alunos.

2.1 Aprender a conhecer

Tal processo caracteriza-se quando o indivíduo toma o gosto pelo conhecimento, onde tudo é novo e desperta a curiosidade no eu mais profundo, a ânsia pelas informações, o desprendimento da ignorância e do pensamento errôneo de que já sabemos de tudo, os questionamentos. Grosso modo, o aprender a conhecer exercita a atenção, a memória e o pensamento. A pesquisa assim se torna a principal aliada, nessa busca de compreender os mais diversos assuntos.

2.2 Aprender a fazer

Nesse âmbito, o professor tende a ir além do teórico e desbravar a prática, ele se arrisca e põe a “mão na massa”, aprende com os próprios erros e tira proderosas lições deles. Nesse pilar é notada a soma de trabalhar em equipe, sob pressão de acordo com as necessidades do cotiadiano na profissão, além de ver como o fácil não é tão simples. Em uma sociedade onde as máquinas já substituem a mão de obra é necessário usar a mente e ser bom naquilo que faz. A pesquisa nesta fase aprimora as táticas e auxilia no descobrimento do pedagogo diante das dificuldades do dia-a-dia.

2.3 Aprender a viver com os outros

Este é um ponto demasiadamente revigorante dentro da pedagogia, já que é preciso entender o outro, colocar-se em seu lugar para a partir de então abordá-lo da melhor forma possível a fim de adentrar em sua mente, principalmente quando entra na questão da pedagogia inclusiva, com crianças portadoras de alguma deficiência. Para uma convivência plena em sociedade aprender a viver em meio à ela é crucial, o respeito e a doação devem ser mutuas, o pedagogo deve respeito a seus alunos e os mesmos os devem respeito também, desta forma a socialização em sala de aula passa a ser mais prazerosa e resulta no melhor aprendizado. A pesquisa no âmbito da psicologia auxilia o tutor a compreender melhor o comportamento humano, suas emoções, reações, necessidades e falhas, além de aprender técnicas de educação de forma individualizada para determinada dificuldade que o aluno possa vir a demonstrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com