TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Infância e Ludicidade

Por:   •  4/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.698 Palavras (19 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Claudilene de Sousa Azevedo Ru 523381

TCC – texto final

Infância e ludicidade

                                                          Capelinha,2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Claudilene de Sousa AzevedoRu 523381

TCC – texto final

Infância e ludicidade

Trabalho de conclusão de curso apresentado à faculdade internacional de Curitiba como requisito parcial par obtenção do título de pedagoga

Capelinha,2014

Sumário

Resumo................................................................................................................ 04

Introdução -----------------------------------------------------------------------------------------05

Fundamentação Teórica ----------------------------------------------------------------------07

Metodologia --------------------------------------------------------------------------------------16

Considerações Finais--------------------------------------------------------------------------17

Referência ---------------------------------------------------------------------------------------18

Infância e ludicidade

AZEVEDO, Claudilene de Sousa

Ru 523381

DA SILVA Bidinotto Tatiana

Resumo

A criança desde ao nascer convive constantemente com a brincadeira . Esta contribui para o processo de desenvolvimento da criança .O presente trabalho analisa a importância da ludicidade na vida da criança, percebendo assim que a criança que brinca tem melhor desempenho na vida escolar. Aborda a importância da fantasia da criança na hora de brincar. Este faz de conta ajuda a criança na representação do mundo real. Os brinquedos de hoje e sempre também foi destaque nesta pesquisa, levando em consideração que apesar dos avanços tecnológicos o prazer da brincadeira deve continuar o mesmo. As brincadeiras evoluíram com o passar do tempo, mas algumas ainda são as mesmas. Foi destacada neste trabalho a importância do contato da criança com os brinquedos e brincadeiras, visando estimular o desenvolvimento da criança assim como aumentar o grau de criatividade e imaginação da criança. A brincadeira saudável deve ser estimulada e praticada na vida da criança desde o nascimento, e o adulto deve estar por perto e estimular esse momento para que a criança não se iniba e brinque com prazer.

Palavras – chave: Brincadeiras. Brinquedo. Criança. Escola. Infância.

Abstract

A childfrombirthlivesconstantlywiththejoke. Thiscontributestotheprocessofchilddevelopment. Thispaperanalyzestheimportanceofplayfulness in children'slives as they realize thatthechildwho plays performsbetter in schoollife. Addressestheimportanceofthechild'sfantasy in play. Thismake-believe helps children in therepresentationofthe real world. Toystodayandalwayshasbeenalsohighlighted in thisstudy, consideringthatdespitetechnologicaladvancesthepleasureof play shouldremainthesame. The games haveevolved over time, but some are still thesame. Washighlighted in thispapertheimportanceofcontactbetweenchildrenandtoysand games, tostimulatethechild'sdevelopment as well as increasethelevelofcreativityandimaginationofchildren. Healthyjokeshouldbeencouragedandpracticed in thechild'slifefrombirth, andtheadult must benearbyandstimulatethis time sothatthechild does notinhibitand play withpleasure.


Introdução

A brincadeira faz parte da vida das pessoas. Não dá para imaginar uma pessoa que não goste de brincar. Seria uma pessoa fechada dentro de si e até constrangeria as pessoas a sua volta com seu mau humor.

O fato de brincar proporciona o desenvolvimento e socialização da criança. A criança que brinca descobre coisas importantes sobre o universo que o cerca. A cada descoberta impulsiona para uma nova reflexão e constantemente um aprendizado.

Os brinquedos da atualidade vêm modificando a maneira de como as crianças brincam.O faz de conta está acabando devido a qualidade dos brinquedos atuais. Eles são muito reais e não motiva a criança a fazer descobertas em relação aos brinquedos.

A infância é marcada pelo ato de brincar e todas as pessoas que uma vez perguntado o que mais gostou na infância, com certeza o relato foi uma brincadeira, mesmo que seja aquela brincadeira maldosa com o colega mais tímido da escola ou do bairro. E esse relato foi motivo de encher os olhos de lágrimas, pela saudade que lhes causam.

Quando uma criança está brincando, ela apesar de vivenciar o lúdico ela vai se descobrindo e construindo o conceito de si mesma. Através das brincadeiras do faz de conta as crianças vão desenvolvendo sua criatividade ,desta forma as crianças que tem o hábito de brincar constantemente aprendem a criar significado para as suas atividades.

Este trabalho de conclusão de curso conta com a colaboração de alguns autores renomados como Piaget , Vygotsky e outros que vem nos dizer  como acontece a interação da criança com o mundo através dos jogos e brincadeiras .

Apesar de toda tecnologia que se encontra nos dias atuais, a sociedade ainda vê a brincadeira como atividade essencial para o desenvolvimento da criança. A brincadeirasempre esteve presente na vida das crianças . Na educação infantil prevalece as brincadeiras nas aulas e isto tem uma grande relevância para a participação das crianças ao entrar na ensino fundamental. O ato de brincar vem tomando espaço tanto na educação infantil como no ensino fundamental e isto é defendido como direito da criança. No ECA – (Estatuto da Criança e do Adolescente)está escrito, no Artigo 16, parágrafo IV: “O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: brincar, praticar esportes e divertir-se.”:

O que me objetivou a fazer este trabalho foi reconhecer no brincar um momento de construção do saber, de análise do contexto histórico e social da criança. Também resgatar valores históricos e sociais através da brincadeira. A metodologia utilizada foi a e observação e leitura de algumas obras.

A importância do lúdico na vida de uma criança

A ludicidade é muito importante para o desenvolvimento da criança, é impossível imaginar que uma criança possa ser feliz em um mundo sem brincadeiras. O brincar desperta as melhores sensações como o bom humor e o prazer. Atualmente estamos perdendo esse brincar nato de dentro da gente. Os pais nunca tem tempo de brincar com seus filhos e acaba compensando essa falta com brinquedos ou deixando seus filhos o dia todo vendo televisão ou jogando vídeo game . Só que não adianta encher a criança de brinquedos, estes não preenche a lacuna que a falta de brincar provoca. Brinquedos não é a mesma coisa que brincadeira. A brincadeira consiste no momento em que a criança e outra criança se divertem, isso pode acontecer também com o adulto. Essa brincadeira pode acontecer com a presença de um brinquedo ou não. O brinquedo como objeto é apenas um estímulo, mas o que importa mesmo é a simbologia que a criança faz de posse deste brinquedo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (195.8 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com