TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LINGUAGEM AUDIOVISUAL EM AULAS DE LINGUAGENS MEDIADAS PELA TECNOLOGIA DA VIDEOCONFERÊNCIA

Por:   •  23/5/2022  •  Seminário  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  1.742 Visualizações

Página 1 de 2

Seminários Temáticos em Educação

Nome do aluno(a):  ROSILENE APARECIDA DE LIMA

RGM: 25341944

Curso: PEDAGOGIA                                           Semestre: 4º

Tipo de Linguagem: Linguagens audiovisuais e Musicais

Trabalho analisado: A LINGUAGEM AUDIOVISUAL EM AULAS DE LINGUAGENS MEDIADAS PELA TECNOLOGIA DA VIDEOCONFERÊNCIA.

Tutor (a): ANA CAROLINA

        

A linguagem audiovisual e tecnologia

                  A linguagem é a forma como expressamos nossos conceitos, forma de pensar e emoções, faz parte de todo processo de conversação social. Tanto os códigos de linguagem quanto os símbolos podem ser pensados ​​como uma forma de linguagem, ou seja, são uma forma de comunicação na qual um determinado grupo se expressa, portanto, é essencial na socialização humana.

        No presente trabalho trataremos da linguagem audiovisual e musical, que permite compreender experiências novas e uma amplidão de novos conhecimentos. Estamos trabalhando a união de muitas coisas em conjunto como, por exemplo, os sons, o visual, a cultura, processamento dos sentidos humanos, o mesmo vale para a visão e a audição, enquadrando todas as formas de arte e comunicação.        

        As linguagens audiovisual e musical são de extrema importância, pois se apresentam há todos os instantes em nosso cotidiano, de variadas formas, principalmente por conta da era digital na qual vivemos em um mundo cercado de tecnologias e informatização.

                Graças à sua ampla gama de formas de comunicação audiovisual e musical, ao nos aproximarmos dessa forma linguística, ampliou nossas possibilidades e metodologias no contexto educacional. Visto que as escolas estão sempre inovando nas tecnologias, viabilizadas aos alunos, buscando se mantiver atualizados. O docente então pode propor atividades com a televisão, pesquisas e jogos em computadores, apresentações de vídeos, com a data show e danças com sons.

        Portanto, ao propor aulas lúdicas com auxílio das linguagens audiovisuais e musicais, o docente está diretamente respaldado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que aborda o desenvolvimento dos alunos superando a forma tradicional de ensino, de maneira engessada. Como resultado, os professores podem realizar diversas experiências de coordenação física e motora, incentivando as formas de danças, garantindo o estímulo da criatividade e autonomia. Isso permite uma transformação da educação e como consequência, uma sociedade reflexiva.

REFERÊNCIA

COUTINHO, Laura Maria. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. (Profuncionário – Curso técnico de formação para os funcionários da educação). CRUZ, Dul. Acessado em 01 MAI 2022.

Duarte, Vania. Formas Variadas de linguagem, Rio de Janeiro, 2019. Acessado em 01 MAI 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com