TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUDICIDADE NA PEDAGOGIA

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.419 Palavras (10 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.............................................................................................1

2 DESENVOLVIMENTO        1

  1. 2.1 PROPOTA CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

        1

2.1.1        FUNDAMENTAÇÃO FILOSÓFICO-PEDAGÓGICA

1

  1. 3.1.1.1 Desenvolvimento na sequência didática

        1

2.1.1.1.1 Ludicidade         1

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO        1

3.2 Animais trabalhados        1

3.3 Tabela da sequência didática        1

3.4 Tabela dos eixos        1

3.5 Tabela de interação .................................................................................................

3.6 Tabela de socialização ............................................................................................

3.7 Tabela de um exemplo de sequência......................................................................

4 CONCLUSÃO        1

REFERÊNCIAS        1

APÊNDICES        1

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados        1

ANEXOS        1

ANEXO A – Título do anexo        1

  1. INTRODUÇÃO

Compreendemos a suma importância da sequência didática na Educação Infantil pois possibilitam um trabalho organizado paulatinamente, possibilitando o crescimento e o aprofundamento em conceitos e em saberes, pouco a pouco, de acordo com a curiosidade e estimulação presentes em salas de aula. É a sequência didática também que garante que o professor não vai privilegiar um conhecimento em detrimento do outro pois se não houve um planejamento criterioso de uma sequência, acaba-se por optar e desenvolver muitas ações de um campo apenas do conhecimento.

Em todas as fases da vida o ser humano está aprendendo e descobrindo novas coisas. A infância é a fase que a criança vivencia e apropria- se dos seus saberes é nessa etapa que o adulto o  instrui a oportunidade de novos conhecimentos.

As brincadeiras fazem parte do desenvolvimento infantil desde quando nascem.

A opção por sequência didática na Educação Infantil é prática que vem ao encontro das necessidades de nosso tempo. É uma ferramenta sem valor igual para a organização do trabalho pedagógico na infância.

O Currículo da Educação Infantil —0 a5 anos — é centrado nos eixos Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo e deverá contribuir para prática e vivência pedagógicas plenas de êxito e alegria, culminando com aprendizagem satisfatória e significativa das crianças.


  1. DESENVOLVIMENTO

Os conteúdos seguintes aborda vários campos de conhecimentos, que contribuem para neurociências e, é claro, garantem viver as experiências da infância, e a partir deles, educadores possam entender o que é uma sequência didática para a infância e como se estrutura uma passando por todos os parâmetros curriculares nacionais.

 

Ludicidade é um termo que tem origem na palavra latina “ludus”, que significa jogo ou brincar. Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia. A ludicidade é um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação, mas está presente com mais frequência na Educação Infantil. Isso porque, na infância, a forma como a criança interpreta, conhece e opera sobre o mundo é, naturalmente, lúdica. (A importância da Ludicidade na Educação Infantil - Editora Opet - Blog Educacional).

  1. PROPOTA CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ao brincar desempenha- se   um papel extremamente importante na constituição do pensamento infantil. É através dele que se inicia uma relação cognitiva do indivíduo com o mundo de eventos, coisas, símbolos e pessoas que o rodeia. A partir da brincadeira, a criança reproduz o discurso externo, o internaliza, interpreta e constrói seu próprio pensamento. Essa acaba sendo a linguagem infantil, à qual Vygotsky (1984) atribui um importante papel para o desenvolvimento cognitivo à medida que sistematiza as experiências e colabora com a organização dos processos em andamento.

Por isso, devemos valorizar e direcionar a brincadeira, quando utilizada como instrumento pedagógico. Processos de pré-alfabetização, por exemplo, podem acontecer de forma natural e fluida quando realizados à partir da ludicidade.

[pic 9]

  1. FUNDAMENTAÇÃO FILOSÓFICO-PEDAGÓGICA

A educação deve ser essencialmente lúdica, prazerosa, fundada nas mais variadas experiências e no prazer de descobrir a vida, colocando as crianças em contato com uma variedade de estímulos e experiências que propiciem a ela seu desenvolvimento integral. Essas ações são desenvolvidas e fundamentadas numa concepção interdisciplinar e totalizadora. As ações desenvolvidas fundamentam-se nos seguintes princípios:

1) Educação ativa e relacionada com os interesses, necessidades e potencialidades da criança;

2) Ênfase na aprendizagem através da resolução de problemas;

3) Ação educativa ligada à vida e não entendida como preparação para a vida;

4) Incentivo da solidariedade e não da concorrência

As brincadeiras e os jogos são essência da influência e seu uso permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção de conhecimento de forma contextualizada no mundo infantil.

  1. Desenvolvimento na sequência didática

Bem como, as atividades lúdicas se trabalhada corretamente, proporcionam condições adequadas ao desenvolvimento;  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com