TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ludicidade na Pedagogia

Por:   •  27/3/2021  •  Artigo  •  6.070 Palavras (25 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

ALINE MEDINA DE OLIVEIRA

MAIARA PRISCILA CAMARGO SOARES

               

                       

                         O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 2]

ALINE MEDINA DE OLIVEIRA

MAIARA PRISCILA CAMARGO SOARES

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TAILÂNDIA- PA

2013

ALINE MEDINA DE OLIVEIRA

MAIARA PRISCILA CAMARGO SOARES

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista Psicopedagogia, pela FACULDADE LATINO AMERICANA DE EDUCAÇÃO-FLATED orientado pelo prof. º  mestre :  Marcos Vitor.

TAILÂNDIA – PA

2013

Aline Medina de Oliveira*

Maiara  Priscila Camargo Soares*

                                                  RESUMO

A Educação Infantil é uma fase fundamental para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança . Hoje o grande desafio dos professores da educação infantil é proporcionar aulas interessantes e atraentes. Motivo pelo qual , procurou-se neste trabalho, mostrar a importância da ludicidade com jogos e brincadeiras, como estratégias pedagógicas para o professor. Nesta pesquisa, será desenvolvida uma investigação bibliográfica sobre a historicidade sobre o lúdico, utilizando das bases legais e as concepções de autores como Piaget  , Vigoskt entre outros que destacam sobre lúdico como fator preponderante para o desenvolvimento social da criança , e a formação de professores como fator imprescindível para a efetivação de cada discente.  Partindo desta premissa este artigo tem como objetivo descrever a importância do lúdico na educação infantil, pois, conforme estudos, o jogo e a brincadeira favorecem a lateralidade, psicomotricidade, coordenação motora autoestima, ou seja, envolve todo o domínio do esquema corporal. Em fim, são grandes fontes para o desenvolvimento psicomotor do aluno que consequentemente beneficiarão o processo de ensino- aprendizagem . Sendo assim, aplicando jogos e brincadeiras cria-se, por tanto, um espaço de interação no qual a criança experimenta o mundo e internaliza a compreensão de diversos sentimentos  e conhecimentos .      

Palavra chaves: Educação Infantil ; Jogos e brincadeiras ; Ensino – aprendizagem .

--------------------------------------------------------------------

*OLIVEIRA. Aline Medina. Licenciada Plena em Pedagogia Pela Faculdade Latino Americana de Educação ,Professora Pedagógica da Escola Municipal de Ensino Infantil Mary Cezarina Souza Paiva (Tailândia-PA).

*SOARES. Maiara Priscila Camargo. Licenciada Plena em Pedagogia Pela Faculdade Latino Americana de Educação ,Professora Pedagógica da Escola Centro Educacional Maranata. (Tailândia-PA).

ABSTRACT

The early childhood education is a fundamental stage for the emotional and cognitive development of the child. Today the major challenge for teachers of early childhood education is to provide attractive and interesting lessons. For this reason, this work sought to show the importance of playfulness with fun and games, as pedagogical strategies to the professor. In this research, will be developed a bibliographic research on the historicity of the playful, using legal bases and the conceptions of authors such as Piaget, Vigoskt among others that highlight about playful as a preponderant factor for social development of the child, and teacher training as an essential factor for the effectiveness of each students. Starting from this premise this article aims to describe the importance of playfulness in early childhood education, because, according to studies, the game and the game favour the laterality, psychomotor, motor coordination, self-esteem, involves the whole understanding of the human body. In the end, are great sources for the psychomotor development of the student who consequently benefit from the teaching-learning process. Thus, by applying fun and games it creates, therefore, an area of interaction in which the child experiences the world and internalizes the understanding of various feelings and knowledge.

 

 

Word keys: Early Childhood Education; Fun and games; Teaching-learning.

 

INTRODUÇÃO

  1. CONCEITO DE LÚDICO

Historicamente as brincadeiras são de suma importância para o desenvolvimento no sentido amplo de cada criança . Lúdico vem de Ludus que quer dizer aprender brincando, pelos estudos e pesquisas dos autores como Piaget  e Vigoskt que tomam como ponto crucial as brincadeiras para o processo de ensino aprendizagem da educação infantil. O brincar é sem dúvida um meio pelo qual os seres humanos e os animais exploram uma variedade experiências em diferentes situações, para diversos propósitos .Considerem, por exemplo, quando uma pessoa adquiri um novo equipamento, tal como uma máquina de lavar – a maioria dos adultos vai dispensar a formalidade de ler o manual de ponta a ponta e preferir “brincar” com os controles e funções. Através desse meio, os indivíduos chegam a um acordo sobre as inovações e se formalizam com objetos e matérias: nas discrições do brincar infantil isso é frequentemente classificado como um brincar “funcional”. Esta experiência “prática” de uma situação real como um propósito para suposto “brincador” ,novamente é seguida pela imediata aprendizagem das facetas da nova máquina, reforçada subsequentemente por uma consulta ao manual e consolidada pela prática.

A semelhança deste processo com uma forma idealizada de aprendizagem para as crianças pequenas é inevitável. Mas será que o brincar é verdadeiramente valorizado por aqueles envolvidos na educação e na criação das crianças pequenas ?Com que frequência o brincar e a escolha dos matériais lúdicos são reservados para uma atividade para depois de as crianças terminarem o “trabalho”, reduzindo assim tanto seu impacto quanto seu efeito sobre o desenvolvimento da criança. Quantas crianças chegam à escola maternal incapazes de envolver-se no brincar, em virtude uma educação passiva que via o brincar como uma atividade barulhenta desorganizada e desnecessária? Essas questões é que irão ,pois sabemos que a sociedade que vivemos está cada vez  mais modernizada e tecnológica, e se busca pelo desenvolvimento da criança for feita da maneira mais antiquada, infelizmente estaremos contribuindo para o insucesso do processo educativo, pois o mundo virtual oferece cada vez mais “recursos” capazes de influenciar na tomada das decisões dessas crianças, e diante desse contexto o trabalho com o lúdico, para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça de forma significativa e prazerosa, é o que buscam os educadores .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com