TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liberação da comercialização da maconha

Por:   •  22/4/2018  •  Resenha  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 4

JÚRI SIMULADO

TEMA: liberação da comercialização da maconha

FALA DO JUÍZ/JUÍZA ( TEXTO LIDO) 05 MINUTOS NO MÁXIMO.

1. Declaro abertos os trabalhos da 34α sessão, da 1α reunião do Tribunal do Júri da Comarca de Imperatriz, Ma.,  ano de 2018., conforme o artigo 462 do  Código penal).

2. Determino ao Sr. Escrivão que realize a chamada dos jurados sorteados (art. 463).

03. Tendo comparecido o número de jurados declaro instalada a presente sessão.

04. (Vai ser submetido a julgamento da ré: MACONHA, acusada de iniciar os jovens no mundo das drogas, na criminalidade, e de  ser responsável pela destruição do sonho de muitos jovens e das famílias).

07. “Vou proceder à chamada dos jurados que deverão compor o conselho de sentença. Devo adverti-los, entretanto, que são impedidos de servir no mesmo conselho: marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro ou genro ou nora, cunhados, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta. Também não poderão servir os jurados que tiverem parentesco com o juiz ou juíza, com o promotor, com o advogado, com a ré, e com as vítimas, conforme o artigo 448 do Código de Processo Penal.

08. Está formado o conselho de sentença, farei a exortação legal, e à chamada, cada um dos senhores deverá responder “Assim prometo”. Todos de pé. “Em nome da lei, concito-vos a examinar com imparcialidade esta causa e a proferir vossa decisão de acordo com a vossa consciência e com os ditames da Justiça”, conforme o artigo  472.

Obs: ao fim da leitura os jurados dirão “ASSIM PROMETO” e sentarão, novamente.

9. Podem sentar.  Com a palavra, a Promotoria.

1.PROMOTOR:

__  Bom dia. Eu afirmo ao meritíssimo e aos jurados presentes que a legalização da venda da acusada (maconha)  é um grande erro porque isso incentivaria o consumo  de entorpecentes, além disso a Agência Reguladora Americana de Saúde é contra o ato de fumar maconha com fins terapêuticos.

2.ADVOGADO DE DEFESA:

__  Eu discordo do colega, e digo que a legalização da venda  da acusada, para fins recreativos e terapêuticos, diminuiria a criminalidade, porque os usuários comprariam essa substância em comércios cadastrados e não nas bocas de fumo como acontece hoje.

3.PROMOTOR:

__ Protesto Meritíssimo!

4.JUÍZ:

__ Protesto aceito.

5.PROMOTOR:

__ Pelo contrário, a liberação da acusada, vai aumentar a procura pela maconha.  Não vai diminuir a criminalidade, pois as pessoas vão continuar comprando de forma clandestina. Além disso, que fuma maconha consome quatro vezes mais alcatrão e cinco vezes mais monóxido de carbono do que o cigarro.

6.ADVOGADO DE DEFESA:

__ Novamente  apelo Meritíssimo, e ao bom senso dos jurados, se a acusada fosse liberada seria como uma droga lícita como o álcool e o cigarro. No Uruguai e no Colorado é o Estado que controla o plantio e a  venda da Cânabis e isso pode afastar os traficantes.

7.JUÍZ:

__ Ouviremos a primeira testemunha defesa.

Obs: a testemunha senta na cadeira.

8.JUÍZ:

__ O que o senhor tem a falar da acusada?

9.TESTEMUNHA DE DEFESA:

__ Doutor, quero lhe dizer que eu conheço a Maconha há muito tempo, e ela não faz mal pra ninguém, inclusive a semente dela é boa pra fazer chá pra dor de barriga. Por isso digo que ela deve ser liberada.

10.PROMOTOR:

__Peço a palavra, meritíssimo!

11.JUÍZ:

__ Concedida.

12.PROMOTOR:

__ O senhor disse que conhece a acusada, e que ela é boa, então lhe pergunto, quantas pessoas morrem todo dia por causa de droga, como você diz que ela é boa?

13.TESTEMUNHA DE DEFESA:

__ Eu acho que ela boa porque é barata e pode ser encontrada em todo lugar e não faz mal pra saúde, pois eu sou usuário e nunca morri.

14.JUIZ:

__ Está dispensada a testemunha de defesa:

15.JUÍZ :

__ Com a palavra a acusação!

16.PROMOTOR:

__ A proibição da venda, é necessária porque combate um crime e protege a saúde contra uma droga nociva. Nos países que também a proíbem tem reduzido o número de dependentes e a violência.

17.ADVOGADO DE DEFESA:

__ Continuar proibindo é um erro, porque não diminui o crime e nem a brutalidade. Só tem aumentado o número de jovens das periferias e de mulheres presos envolvidos com o tráfico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com