TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lingua Linguagem e Sociedade

Por:   •  18/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  1.479 Visualizações

Página 1 de 6

1 - LÍNGUA, LINGUAGEM E SOCIEDADE

1.1 – Língua E Fala

1.1.1 - O caráter público da língua

A língua é um conjunto de sinais e de palavras por meio da qual as pessos se comunicam e interagem. Deste modo a língua, de fato, sempre será estipulada como uma atividade realizada pelos seus falantes, todos que vivem em sociedade aprendem e dominam a construção verdadeira do ato da fala e aos poucos a língua vai sendo estabelecida pelo meio social que vive dentro da comunidade. Informamos portanto, que a língua é e sempre uma ferramenta de comunicação, a língua, além de ser um conjunto de comunicação dos falantes, também é estabelecida pelo sistema de signos vocais e, sobretudo, signos que fortalecem os membros de uma comunidade. A língua é exterior aos seres e, por isso, estes não podem cria-la ou converter individualmente. A língua portuguesa pertence a todos que dela utilizam. Nessa definição, não há como deixar de declarar a língua como um bem público. (TERRA, 1997). Para Saussare (1975, p. 17): “A língua estará socialmente ligada com a linguagem, ela é a necessidade de convenções para o exercício da linguagem, pois a língua permite a construção de exercício no uso da fala por vários falantes.”

1.1.2 - O caráter privado da fala

De acordo com Terra (1997), por ser um bem exclusivo, a fala é um ato pessoal: Cada falante tem o controle da língua que fala e, em virtude disso, pode usá-la como bem lhe aprouver dentro das regras estabelecidas pelo contrato coletivo ajustado com os demais falantes.

1.1.3 – Língua Oral e Língua Escrita

A comunicação é realizada através da linguagem oral ou pela escrita, embora a língua seja a mesma mas diferente pelo fato comprovado que ninguém fala como escreve ou vice-versa.

A escrita apareceu em estágio mais avançados da civilização, mas até os dias atuais existem línguas ágrafas, isto é sem escrita. A linguagem escrita mantem convívio indireto entre quem escreve e quem lê, o que a torna mais abstrata. Ocorrendo a necessidade de ser mais elaborada exigindo grande esforço para a obediência as regras gramaticais. Seu léxico é mais apurado e conservador (ANDRADE, HENRIQUES, 2010).

A linguagem oral é anterior à escrita, mas esta, através dos tempos, adquiriu prestigio que supera o da oralidade. Algumas especialidades da linguagem oral tais como inflexão, timbre altura, ênfase, pausas, velocidade da declaração e muitas outras, são impossíveis de ser representadas graficamente.

1.2- Linguagem

Segundo, Terra (1997, p.12), “Damos o nome de linguagem a todo sistema de sinais convencionais que nos permite realizar atos de comunicaçaõ.” Já Fernandes (1998) diz que a linguagem pode ser considerada como uma comunicaçaõ natural ou artificial, ela é ao mesmo tempo uma função da aprendizagem da pessoa, ou seja, o individuo vai vivendo em uma sociedade e aprendendo linguaguem e passando por uma transformaçao. Nesse contexto, dizemos que a linguagem não é definida apenas como uma forma de se comunicar, mais ao mesmo tempo, é uma forma dos falantes utilizarem o uso da fala com os demais falantes por meio de palavras e diálogos no uso da organização, o sujeito que utiliza a linguagem produz e transforma grandes conhecimentos na sua vida. A linguagem é expressa como uma maneira de vivência de cada ser humano, no uso da linguagem o indivíduo revela tudo o que existe em seu interior e utiliza as diversas maneiras de comunicar com o seu semelhante no mundo a fora.

1.2.1 - Linguagem verbal e não-verbal

Conforme Martinet (1978), a linguagem verbal é dotada do uso de palavras para atos de comunicaçao, é dividida em duas modalidades tais como escrita e oral. A oral é utilizada quando se tem dois interlocutores frente a frente em comunicação. Já a escrita é usada quando o interlocutor está ausente.

Linguagem não-verbal é o tipo de comunicação que usa sinais não sendo palavras, empregado pelos surdos-mudos. Do mesmo modo, o conjunto de sinais de trânsito, e a placas utilizadas para orientar as pessoas em determinado local constituiem um tipo de linguagem não verbal.

Os simbolos e códigos linguisticos são linguagens não verbais constituintes no cotidiano dos indivíduos, como para deficientes auditvos e na sinalização de transito. É uma liguagem na qual o receptor identifica rapidamente o sinal e tramita para tomar decisão antecipada ou comunicar com outros individuos. O semaforo é um exemplo de linguagem não verbal capaz de intervir na vida do ser humano, de forma tão impressionante, onde o sentido das cores comanda o transito.

Reiman (2010), fala que a comunicação é essencial na evolução, estando presente em cada momento da vida do indivíduo, sendo grandemente poderosa na comunicação não verbal, revelando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com