TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades - Língua e sociedade

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES

1- O que o autor Paulo Freire desejou demonstrar quando afirmou que :  “ A leitura de mundo precede a leitura da palavra”.

Paulo Freire nos faz refletir, apontando para o aprendizado prévio do indivíduo. A valorização desta "bagagem" individual é preciosa no caminho do saber, permitindo ao educando ajustar àquilo que é novo, o conhecimento adquirido no meio em que se viveu até o momento.

2-  O que determina o nível de linguagem que as pessoas empregam?

Percebem-se vários fatores que agregam valores e determinam os níveis de linguagem; cada indivíduo se enquadra neste ou naquele nível, segundo o estudo acadêmico ou conhecimento de mundo, cultura, hábito da leitura, meio e convívio social que se está inserido e muitos outros aspectos da linguagem humana que é ampla, verbal e não verbal.

3- Em um texto que não ultrapasse as 12 linhas explique a ideia principal que o autor Octavio Ianni desejou nos passar com o texto intitulado : LÍNGUA E SOCIEDADE

Embasado em notas de pesquisadores, e linguistas renomados e estudiosos das linguagens, Ianni ressalta questões muito interessantes da criação, formatação e uso da língua entre os povos. A linha que aponta em todos os tempos a necessidade de interação e relacionamento entre as pessoas no círculo social torna imprescindível a comunicação entre os indivíduos para viver em sociedade.  Observam-se, peculiaridades individuais na produção da palavra, sua adaptação e conformidade na língua, e que são, simultaneamente essenciais para a compreensão; a criação da palavra não acontece ao acaso, partem primordialmente de convenções para a comunicação efetiva entre os indivíduos. O alinhavo do texto nos faz refletir sobre a "mágica" que somente nós, os seres pensantes, temos de inventar palavras ricas de significados. A língua é viva, nasce, vive e morre ao longo da história que segue.

4-Por que a técnica de sublinhar é importante quando vamos interpretar um texto?

A técnica de sublinhar auxilia na interpretação da leitura e na organização das ideias para a construção de um novo texto coeso e coerente.

5-Por que em seu curso é importante você estudar a disciplina que desenvolve conteúdos relativos à língua/linguagem?

Os estudos relativos à língua são de extrema importância para exercer a profissão relacionada ao meu curso, Serviço Social, pois a comunicação será primordial entre mim e o público. O discurso será o canal principal nas nossas relações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com