TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem e Comunicação

Por:   •  20/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

utilização crescente do computador e da internet demandam pesquisas de cunho social e, dessa perspectiva, o papel da linguagem torna-se central, como lembra Crystal no prefácio de sua obra Language and the Internet (2001 : viii).

O que releva do ambiente da tela do computador na atividade de navegação pelas páginas Web, na recepção e no envio de e-mails, nos diálogos travados em chats e em fóruns de discussão, são os elementos lingüísticos que emergem do trabalho do escrevente/leitor das páginas hipertextuais.

Pode-se afirmar, portanto, que os estudos lingüísticos sobre a escrita são tomados, no contexto das tecnologias digitais, com curiosidade e muito fôlego, uma vez que as produções ligadas à internet são, fundamentalmente, baseadas na atividade de escrita (Marcuschi, 2002 : 5).

Crystal justifica a redação de seu livro por um interesse no “papel da linguagem na Internet e o efeito da Internet na linguagem” (2001 : idem).6 De minha parte, proponho a problematização de algumas questões sobre uma atividade de escrita desenvolvida por usuários da rede no mundo todo e que, no Brasil, chama-se weblog ou blog.

Blogger na produção dos escritos pessoais: (1) a ferramenta é popular porque não demanda o conhecimento do especialista em informática para sua utilização e (2) a ferramenta é popular porque gratuita, não se paga (ainda...) por seu uso ou pela hospedagem do blog no site que oferece o serviço.

Da aquisição do computador à assinatura do provedor, dos gastos com pulsos telefônicos ao consumo, infindável, de programas que garantem o upgrade da máquina, visto que a rápida obsolescência é característica dos meios em informática.

Não se trata da exibição da vida particular de celebridades, mas do cotidiano e das histórias de pessoas consideradas comuns porque não exercem quaisquer atividades que lhes dêem destaque social, a não ser o fato de possuírem um blog na rede.

Não se pode esquecer que o sucesso do exibicionismo, seja em escritos pessoais, seja na apresentação fisica dos corpos, deve-se, também, ao olhar do Outro, leitor e telespectador atentos, computáveis enquanto audência do site ou canal de televisão.

Esta indicia, em sua atividade, a vontade do indivíduo de “ritmar o tempo” para a historização de si mesmo.8 De uma amostra de 10 (dez) blogs do conjunto que compõe o material da pesquisa, todos apresentavam cabeçalho que antecedia o corpo do texto, no qual figuravam o dia da semana e a data exata do envio da produção textual (dia, mês e ano), como em: Quarta-feira, 08 de maio de 2002 ::Perdida no Paraíso.

A anotação entre parênteses refere-se à identificação do blog do escrevente por um número de 1 (um) a 50 (cinqüenta), distribuído aleatoriamente, ao qual foi acrescentada a letra M, no caso dos escreventes do sexo masculino, ou a letra F, no caso dos escreventes do sexo feminino.

A marca explícita do tempo no evento textual dos blogs pode ser observada também na indicação da hora de sua postagem, ou seja, de seu envio, na assinatura que se encontra abaixo do texto: :: por :: Perdida no Paraíso [link para e-mail] |

Os blogs podem ser caracterizados, portanto, numa relação temporal síncrona, ou seja, constituída na simultaneidade temporal entre o que é escrito e o que é veiculado na rede.10 As marcações do dia e da hora exata do evento textual, indicadas de modo automático pelo programa, apontam para um duplo caráter na atividade de reformulação dessa escrita.

Da perspectiva de um apagamento da referência do lugar no cabeçalho, pode-se depreender uma certa estratégia de sigilo sobre o espaço de enunciação empírico para a construção de um outro espaço, aquele no qual o escrevente imagina escrever o que bem entender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (26.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com