TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem oral e escrita na Educação Infantil

Por:   •  17/11/2017  •  Tese  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE CAMPO LIMPO

           

                                                  PEDAGOGIA

                                                   3°semestre

Agnalva Santos RA: 5404525291

Debora Rodrigues RA:5012445799

Fabiana Lopes RA: 1579131337

Isabela de Jesus RA: 5078676767

Juliana Fernandes RA: 5014631376

Kathryn Santana RA: 5074665165

Lucinete Silva RA:508667512

PROFESSOR (a): Cláudia Morgado

SÃO PAULO, 2017


DISCIPLINA

Ensino da linguagem oral e escrita na Educação Infantil

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Ensino da linguagem oral e escrita na Educação Infantil, apresentado a Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da Professora Cláudia Morgado.

                             

                                ANHANGUERA EDUCACIONAL

                                          SÃO PAULO, 2017

INTRODUÇÃO

A alfabetização sempre foi ponto principal de discussão na educação, e de fato é necessário pensar nesta prática como uma construção de conhecimento e não como um processo qualquer. Dessa forma, iremos abordar neste projeto diferentes técnicas de alfabetização, buscando no primeiro momento realizar sondagens para identificar e avaliar o conhecimento e dificuldades de nossos alunos para assim desenvolver nossas atividades. Com o objetivo de sempre despertar a vontade e gosto pelo saber.

Temos como nossos alunos nesse trabalho Deryck e Laís ambos com 8 anos de idade.

AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA

Com a avaliação diagnostica conseguimos verificar o período em que nossas crianças se encontram, Deryck está no período silábico alfabético, já identifica todas as letras do alfabeto, mas quando tem que escrever palavras mais complexas apresenta algumas dificuldades.

Mostramos três imagens onde ele escreveria os nomes das mesmas, e na quarta imagem teria que formar uma frase citando a imagem na frase.[pic 1]

[pic 2]

Laís esta no período alfabético, onde a criança escreve como se fala. Apresentou dificuldade na ‘’ separação’’ de palavras monossilábicas; cruz, giz. E trocou a letra N por M.

[pic 3]

IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS E FORMAÇÃO DE FRASES (DITADO)

Fizemos três atividades, onde teria que identificar palavras, letras, associar palavras as figuras correspondentes e formar frases com figuras, no qual aproveitamos para ditar essas frases. Observamos que nosso aluno tem boa percepção e observação no que diz a fazer associações, ora escreve em letra bastão, ora em letra cursiva.

Sabemos que o ditado não é um processo de ensinar a escrever, mas serve para verificar exercícios feitos anteriormente. O ditado nos auxiliou a perceber a dificuldade de escrita em nosso aluno e perceber a necessidade de concentração para sua realização. Concluímos que o ditado é uma pratica importante no processo de construção da escrita.

[pic 4][pic 5]


Ao lado o ditado da Laís, ela escreve como se fala, isso é totalmente normal para criança que está no período alfabético. Troca à letra C por S, X por S.

SEPARAÇÃO SÍLABICA

Quando aprendemos o real significado de codificar, entendemos perfeitamente a importância da separação de sílabas.

Foram propostos três exercícios de separação de silabas no qual notamos que nosso aluno apresenta dificuldades em separar as silabas que contem dígrafos (RR, SS), pois devem permanecer em sílabas diferentes.

[pic 6][pic 7]

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Permite a interpretação de todo e qualquer texto, interpretar é desvendar mistérios.

Propomos quatro exercícios diferentes em que nosso aluno teria que fazer a leitura e responder algumas questões sobre o próprio texto, nosso aluno faz leitura em voz alta e lê de forma silábica, notamos também seu empenho na leitura pois quando não entendia alguma palavra, realizava a leitura novamente até seu entendimento. Percebemos que não gosta muito deste tipo de exercício, mas se propôs a fazer e realizou de forma esplêndida, pois respondeu o que o enunciado pedia de forma correta. Não necessitando de ajuda para entender o texto. Podemos dizer que no aluno é alfabetizado, pois decifra os códigos (letras) e letrado pois faz uso do texto, compreende o que está escrito e sabe interpretar, no que depender de nosso projeto com ele não teremos um analfabeto funcional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (914.6 Kb)   docx (819.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com