TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação infantil linguagem e escrita

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 6

Neste trabalho desenvolvemos pesquisa de campo onde entrevistamos profissionais da Educação infantil de um Centro Educacional, de acordo com as disciplinas estudadas, Linguagem Oral e Escrita, Alfabetização e Ludicidade foram os temas trabalhados. Os professores entrevistados falaram sobre a importância da Ludicidade na Educação Infantil, as crianças aprendem brincando e também que os jogos educativos são muito importantes, pois desenvolvem a criatividade, a motricidade, ressaltando também a que a ludicidade está presente em todo momento da vida das crianças, sendo ela – ludicidade - valorizada ou não pelo adulto. O objetivo da Educação Infantil é iniciar a socialização e tambem é nesse momento que as crianças tem o primeiro contato com as letras e números, trabalhar com revistas e livros é muito importante pois desperta a curiosidade das crianças. Segundo Vygotsky as funções psicológicas superiores são de origem sócio-cultural e emergem de processos psicológicos elementares, de origem biológica, através da interação da criança com membros mais experientes da cultura. Tal interação propicia a internalizarão dos mediadores simbólicos e da própria relação social, é esse o papel do Professor de Educação Infantil, “Mediador”.

O que podemos constatar sobre as pesquisas, é que os professores da escola, Dr. João De Deus Simplício, estão preparados para ser os mediadores de ensino e aprendizagem de seus alunos, cada um com seu método de ensino, mas com o mesmo propósito, transmitir para seus alunos o melhor de si, para que venha desenvolver suas capacidades cognitivas despertando a confiança em si próprio e nos outros, através de estimulos, tanto na escola quanto em casa.

Para que o professor seja competente, não basta o domínio de conhecimentos, recursos e algumas técnicas de ensinar, mas ser um professor autônomo, criativo e que tenha compromisso com as necessidades dos alunos. Dessa forma, deve prever a articulação entre aprendizagem e os cuidados diarios, respeitando o ritmo e o desenvolvimento da criança e principalmente orienta-los, oferecer um ambiente favoravel a sua aprendizagem, trabalhar com atividades diversificadas e favoravel a faixa etaria do aluno. Levar o aluno a desenvolver-se plenamente nas areas referente a pre-escola.

A criança aprende construindo seu próprio saber através de jogos didáticos, materiais concretos, musicas e tudo aquilo que a criança tem contato e convive através das experiências que vive e assim promove a atenção e a concentração e as crianças aprendem de forma que mais gostam, atraves de atividades espontaneas e dirigidas.

A alfabetização é um processo pelo qual se adquire o domínio de um código de habilidades de utilizá-los para ler e escrever, ou seja, o domínio da tecnologia do conjunto de técnicas para exercer a arte e ciência da escrita. Ao exercício afetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se letramento que implica varias habilidades tais como, capacidade de ler e escrever para atingir diferentes objetivo.

A aprendizagem da linguagem oral e escrita vem com o objetivo de que a criança amplie suas possibilidades de participação nas diversas praticas sociais, suas importâncias para a formação do sujeito para a interação com outras pessoas, na orientação das ações humanas e culturais, na construção de conhecimento e no desenvolvimento da linguagem e do pensamento. O desenvolvimento das linguagem oral e escrita é essencial, afinal elas são bases para que a criança se desenvolva plenamente em todas as outras areas. É a linguagem que possibilita o ser humano expressar-se plenamente e participar das praticas sociais que permeiam o seu cotidiano, sabemos que a linguagem oral influencia diretamente a aquisição da linguagem e escrita. Para que a criança desenvolva a linguagem oral, é necessario que ela seja estimulada, que as pessoas do seu convivio lhe proporcionem oportunidades reais de comunicação, por meios de conversas, brincadeiras, como ler e contar historias e depois pedir que relate experiências, expresse ideias na roda da conversa ou seja,contar a historia lida,reprodução através de desenhos, exploração de diferentes tipos de textos, grafar o próprio nome, escrita coletivas,espontâneas e convencional.

A ludicidade esta presente na vida da criança principalmente na educação infantil e pode ser trabalhada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com