TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ludicidade

Por:   •  13/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Ludicidade é uma forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, musicas e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros. O primeiro significado do jogo é o de ser lúdico.

Os primeiros passos da infância é um período fundamental na vida das crianças, é nesta fase que elas adquirem capacidades fundamentais para o desenvolvimento de habilidades que irão refletir na sua vida adulta..

Mediante as atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.

Por volta dos seis anos a criança ainda está se desenvolvendo, realizando grandes descobertas e é ai que entra o professor, usando a música para ajudar o desenvolvimento da criança.

Instrumentos industrializados ou artesanal também é muito importante para a criança, assim ela poderá criar seu próprio repertorio sem  nenhuma exigência do professor. É muito importante que ela crie seu próprio instrumento assim ela saberá da onde e como sai aquele determinado som do instrumento criado por ela, e poderá também explorar melhor o som desse instrumento e criar vários ritmos.

DESENVOLVIMENTO

Nas últimas décadas a expansão da educação infantil no Brasil e no mundo tem ocorrido de forma progressiva, fazendo com que a sociedade valorize as experiências na primeira infância, gerando então demandas por uma educação institucional para crianças de zero a seis anos.  Hoje o atendimento para essas crianças é reconhecido na Constituição Federal de 1988, onde a educação infantil em creches e pré-escolas passou a ser um dever do estado e um direito da criança.

A Educação Infantil é a fase que envolve crianças de 0 a 6 anos de idade, considerada o primeiro passo da Educação Básica, que tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças, cognitivo e socioemocional. Esta fase está dividida em dois segmentos: creche (crianças de 0 a 3 anos) e pré-escola (crianças de 4 a 5 anos e 11 meses). Assim a lei brasileira determina que as crianças com 4 anos completos sejam matriculadas na escola, e define que estados e municípios devem garantir vagas na rede pública de ensino para esses pequenos. Para que possam ocorrer impactos positivos e duradouros.

A primeira infância é um período fundamental na vida das crianças, é nesta fase que elas adquirem capacidades fundamentais para o desenvolvimento de habilidades que irão refletir na sua vida adulta.

Na pré-escola a criança tem direitos e deveres, muitas vezes não é levado em conta que é na hora das brincadeiras que a criança tem oportunidade de experimentar situações que ocorrem no dia-a-dia e transforma-los e recria-los.Brincadeiras têm tempo e hora, na medida em que se avança nas séries, ou fases subsequentes, nesse contexto, o espaço de brincadeira torna-se cada vez menor e por fim, acaba. O conceito de atividades lúdicas está relacionado ás atividades de jogos e ao ato de brincar, sendo um componente muito importante para a aprendizagem. A ludicidade está em atividades que tramite prazer.

Segundo Santos (2002), é uma necessidade do ser humano em qualquer idade. No momento em que a criança é dominada pela brincadeira e pela fantasia, libera sua imaginação e experimenta novas habilidades explorando todo seu potencial.

Durante muito tempo as brincadeiras e os jogos infantis foram considerados, coisas sem sentidos, importância, não levando em consideração, no entanto que, brincar tem um grande fundamento, é uma circunstancia que a criança utiliza para lidar com o mundo da fantasia, pois quando está jogando ela separa muito bem o mundo do jogo, apesar da capacidade em apoiar os objetos e circunstâncias de sua imaginação em objetos reais e tangíveis do mundo real. Diferenciando através desse apoio, o “jogador” infantil do “fantasiar”, pela brincadeira a criança é introduzido no meio sociocultural do adulto constituindo-se num modo de assimilação e recriação da realidade. Para a criança o brincar é a sua atividade mais completa.

Por meio das atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.

Geralmente as crianças de educação infantil se organizam em grupos e isso é muito bom. O trabalho em grupo propicia a integração do grupo, o respeito mutua, troca de experiência, a tolerância, autonomia, dentre outros. É interessante observar a grande influencia que a musica exerce sobre a criança. São por isso os jogos ritmados, próprios dos primeiros anos de vida, devem ser trabalhados e incentivados na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com