TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ludicidade

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.312 Palavras (10 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

A música faz parte do cotidiano do homem desde a antiguidade. A música está presente tanto na sociedade, quanto no trabalho, nos momentos de lazer, de reflexão. A música é uma linguagem universal, podendo ser experimentada tanto como prazer quanto como trabalho. No entanto, o sistema educacional brasileiro não tem aproveitado muito essa linguagem. A música não tem ocupado lugar de destaque nas escolas brasileiras. Sua implantação tem sido feita de modo lento e essa inserção só passou a ser verificada a pouco tempo (SPOHR, 2016).

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9.394/96, em seu artigo 26, § 2º, foi uma das responsáveis pelo destaque dado à música nos últimos anos, ao estabelecer que o ensino da Arte, em suas mais diversas expressões (dança, artes visuais, teatro e música), “[...] constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos campos da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.

A música é muito importante para a criança. Rossato (2002, p. 30) relata que “[...] para a criança, a música faz parte do seu ser, é prazer, comunicação, movimento, criação, imaginação, percepção, informação, conhecimento”. Ao utilizar a música em seu cotidiano, a criança exercita a imaginação, a criatividade e a memorização, e desenvolve a capacidade de interação com o outro. A música promove a aprendizagem de forma mais prazerosa. Rossato (2002, p. 32) completa:

Não nos restam dúvidas de que a música, nas suas mais diversas formas de expressão, é capaz de contribuir para a estimulação das inteligências múltiplas, auxiliando para uma aprendizagem mais eficiente, prazerosa, interferindo positivamente na autoestima do indivíduo, respeitando a sua singularidade.

A música permite ao professor conhecer melhor seu aluno, sua cultura, sua identidade. “Reconhecendo a música como uma linguagem e com possibilidades variadas de exploração no contexto criativo, faz-se ela de suma importância no currículo escolar” (CAETANO; GOMES, 2012, p. 71).

O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da ludicidade enquanto linguagem expressiva da aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil, além de apresentar um plano de aula a partir de uma expressão artística, neste caso específico, a música.


  1. DESENVOLVIMENTO

É por meio da música que a criança tem a oportunidade de conhecer o mundo à sua volta. É através da interpretação das músicas de que mais gostam que as crianças avaliam o mundo, aprendem a se expressar, exercitam a criatividade. Para Caetano e Gomes (2012, p. 77), “[...] a música possibilita desenvolver a linguagem, aprender a explorar o meio em que vive e interagir socialmente”.  

Além disso, a música possibilita o exercício de uma nova forma de se comunicar e expressar: a linguagem musical. E essa aprendizagem é muito rica para a criança, porque essa linguagem facilita a aquisição da aprendizagem e formação do aluno. “A música é uma forma de expressão, é manifestação de sentimento, um meio de comunicação existente na vida dos seres humanos. Devido à sua importância, deve ela estar presente no contexto educacional” (CAETANO; GOMES, 2012, p. 74).

A música é um vasto campo de aprendizagem. Ao utilizar a música regularmente, a criança é levada a pensar sobre quais instrumentos são necessários para que determinada música seja executada, quais os tipos de sons produzidos por cada instrumento. A partir do estudo dos instrumentos torna-se possível conhecer o artista que criou determinada música, sua forma de pensar, seus valores. Ao estudar o interprete da música, o mesmo leque se abre diante das crianças. Assim, a criança começa a aprender e a conhecer o mundo à sua volta, no exato momento que começa a brincar e se interessar por determinadas músicas e sons (SPOHR, 2016).

A relação entre a criança, o brincar e a música está muito bem explicada por Brito (2003, p. 35):

A criança é um ser “brincante” e, brincando, faz música, pois assim se relaciona com o mundo que descobre a cada dia. Fazendo música, ela, metaforicamente, “transforma-se em sons”, num permanente exercício: receptiva e curiosa, a criança pesquisa materiais sonoros “descobre instrumentos”, inventa e imita motivos melódicos e rítmicos e ouve com prazer a música de todos os povos.

Assim, através da música, a criança tem oportunidade de se desenvolver, de agregar conhecimento, de criar novas formas de interação, de criar novas músicas a partir de músicas já conhecidas, de se tornar um cidadão consciente, capaz de interagir em sociedade e de buscar novos caminhos que facilitem a aprendizagem daqueles que virão depois dele. A criança aprende brincando, e brincando aprende coisas novas, exercita a criatividade, o raciocínio e conhecimento lhe chega de forma mais prazerosa.

O plano de aula a seguir foi elaborado com o objetivo de promover e facilitar a aprendizagem das crianças de forma prazerosa. Foi aplicado em uma turma de crianças de quatro anos e apresentou um retorno bem significativo.

PLANO DE AULA: ATRAVESSANDO O CORREDOR SONORO

Acolhida

- A escola deve possuir um corredor onde os alunos devem ser posicionados pela professora, para que a atividade será desenvolvida.

- Neste local, previamente escolhido, a professora deve pendurar os instrumentos musicais com um barbante de forma a deixá-los pendurados pelo espaço. Deve-se montar também uma teia com o barbante, para que as crianças tenham obstáculos para se movimentar.

- Na entrada do corredor, colocar uma armação de tecido (em forma de túnel), para que as crianças possam passar por dentro dele antes de entrar no corredor.

- A professora deve reunir as crianças em uma roda para explicar quais são os combinados que devem ser respeitados durante a brincadeira: cuidar dos colegas; esperar sua vez para passar no túnel; respeitar todos os colegas.

Rotina

- Anteriormente a esta atividade, a professora deve trabalhar com os alunos as diferenças entre som agudo e grave.

- A professora deve já deixar montado o túnel (ou sala sonora) para receber os alunos. Explicar de antemão às crianças, as regras da atividade.

- A professora deve motivar seus alunos para atravessar o túnel sonoro, fazendo suspense, dizendo que após passarem pelo túnel de tecido vão encontrar uma surpresa. Deve tomar o cuidado de manter organizado o grupo numa fila para que, um de cada vez, os alunos passem pelo túnel de tecido.

- É importante a presença de um adulto dentro do corredor, orientando e incentivando as crianças a explorarem todos os instrumentos musicais, quantas vezes desejarem.

- Algumas crianças podem ficar com medo ou receio de passar pelo túnel de tecido. Nestes casos, é importante conversar com a criança e criar meios para que ela sinta-se à vontade e consiga realizar a atividade proposta.

Objetivos

- A aula tem como objetivo principal promover a interação entre crianças de faixas etárias diferentes, fazendo com que elas tenham contato com diferentes instrumentos sonoros. A atividade permite desenvolver a percepção e identificação da linguagem musical. A aula é uma atividade coletiva, e por isso é interessante que haja participação de dois grupos de crianças com idades variando entre 3 e 5 anos. Deve ser desenvolvida num espaço da escola que possua um corredor ou uma sala pequena onde os instrumentos possam ser pendurados. Objetivos específicos:

- Interagir com outras crianças e adultos da escola;

- Desenvolver a autonomia psicomotora;

- Utilizar e conhecer diferentes instrumentos sonoros;

- Conhecer como funcionam os instrumentos;

- Desenvolver a localização espacial;

- Ampliar as possibilidades do corpo e movimento;

- Respeitar o outro;

- Ampliar o repertório relacionado à linguagem escrita, musical, oral e corporal.

Campos de Experiências

Conhecimento de Mundo:

- Movimento;

- Música;

- Artes Visuais;

- Linguagem Oral e Escrita;

- Natureza e Sociedade;

- Matemática.

Saberes e Conhecimentos

- Componentes curriculares envolvidos: Linguagem Oral e Escrita; Movimento; Natureza e Sociedade; Matemática; Arte Visual.

- Temas contemplados: Práticas de Leitura; Coordenação; Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar; Expressividade; Os lugares e suas paisagens; Espaço e forma; Grandezas e medidas; Objetos e processos de transformação; Falar e escutar; O fazer artístico.

Metodologia

- A interação entre as crianças é importante porque permite a ampliação de aprendizagens; a interação com os mais velhos permite a troca de experiências entre gerações diferentes, promovendo um intercâmbio que possibilita a construção de saberes coletivos. Permite ainda buscar recursos para fazer com que as crianças interajam com aquele amigo com o qual não costumam se relacionar. Ações simples, mas fundamentais para o desenvolvimento das crianças.

- Depois que todos os alunos passarem pelo túnel, os alunos devem ser reunidos novamente em uma roda para expressarem sua opinião sobre a atividade: Com o que mais gostaram de brincar? Qual instrumento musical foi mais tocado? Quais eram os sons dos instrumentos? Qual era o instrumento mais agudo e mais grave? O mais pesado e o mais leve?

- Em seguida, cantar a música "Uma história" da banda Palavra Cantada e iniciar a contação da História do livro: "O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado" (caso seja do interesse da professora, as crianças podem também assistir o vídeo). A leitura deste livro possibilita trabalhar as questões do medo e do desconhecido, fazendo com que as crianças tenham elementos para lidar com estas situações.

Recreio/ Intervalo

Esta atividade tem a duração de três horas. O intervalo (de cerca de 20 minutos) para descanso dos alunos deverá ser logo após a experiência de passagem dos alunos pelo corredor sonoro e antes da roda de conversa onde os alunos apresentam suas impressões sobre a atividade desenvolvida.

Materiais

- Diferentes instrumentos sonoros: tambor; chocalhos; triângulo; apitos; maracas; pandeiro; pratos, sinos; etc.

- Um rolo de barbante;

- Túnel de tecido 1 a 3 metros (caso a escola não disponha de um túnel de tecido, pode-se utilizar cadeiras e lençol para formar um túnel).

- Diferenças entre som agudo e grave:

http://www.prof2000.pt/users/mrsd/8ano/caracteristicas.htm

- Letra e vídeo da música "Uma história" da banda Palavra Cantada: http://letras.mus.br/palavra-cantada/283418/;

- Vídeo do Livro:  "O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado":

http://www.youtube.com/watch?v=bcFFcpE63n0

Avaliação/ Observação

Para avaliar a participação das crianças durante o desenvolvimento da aula, a professora deverá registrar e observar o comportamento, o movimento, a comunicação, o relacionamento das crianças umas com as outras, com os adultos, com o espaço e com os objetos. Observar:

- Como se relacionam com as outras crianças e adultos?

- Como é o envolvimento das crianças na atividade? Respeitam a sua vez para falar? Com quem estabelecem parcerias?

- Como as crianças se locomovem no espaço: tomam cuidado com o outro? Conseguem realizar os movimentos solicitados? São capazes de perceber os limites do seu corpo e os do corpo do colega? Como experimentaram os instrumentos musicais e perceberam seu som, peso e textura?

- Quais elementos chamaram mais atenção na história?

A avaliação é muito importante para que a professora possa refletir e planejar novas propostas para o desenvolvimento da sua prática pedagógica, levando em consideração o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com