TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ludicidade em Espaços Escolares e Não Escolares

Por:   •  26/9/2019  •  Dissertação  •  2.417 Palavras (10 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1] CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Pedagogia EaD                                                                                 Terceiro semestre

Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares                

Professora Mestre: Lucia Eugenia Pittas Martini                                            NOTA: 0,0 a 2,5

Acadêmico (a):                                                                                                RGM: 053.

Polo:

[pic 2]

 

Antes de realizar as atividades leia as Orientações para cursar a disciplina de Ludicidade, texto postado no Arquivo. Salve o texto para ter acesso frequente e atenda todos os itens solicitados.

Para responder as questões, estude com calma o conteúdo das aulas 1 e 2, assista as aulas vídeo: 1- Fundamentos e conceitos de Ludicidade, 2- Histórico do uso dos jogos na Educação Ocidental e leia os artigos postados no arquivo: Aula 1: Paideia, paidia ou ludus? (Vasconcelos). Aula 2: O brinquedo na Educação (...), de Kishimoto. Estes textos vão enriquecer seus conhecimentos e preparar-lhe para realizar com êxito as próximas etapas. As demais atividades deverão ser respondidas e postadas gradativamente. Respeite os prazos e facilite o trabalho de correção >>> Evita enviar as outras atividades na mesma data.

Atividades da Aula 1 – 2019 b

 

1.1 A ludicidade é uma atividade inerente a todo ser humano, independe de idade, cultura ou raça. A relação entre o lúdico e a criança inicia-se nos primeiros meses de vida e se prolonga por toda a vida. Esse processo não se limita apenas ao brincar por brincar porque é bem mais complexo e envolve outras necessidades, tais como:

Assinale a alternativa correta e que contempla o enunciado:    Valor: 0,0 (     ) ou 0,3 (     )

A (   ) A imitação  

B (   ) A representação,

C (   ) A afeição, necessidade fundamental entre a criança e as pessoas do se convívio.

D (   ) Essas ações favorecem o crescimento e a aprendizagem.

E (   ) Todas as alternativas completam o enunciado.

1.2 Na brincadeira de faz de conta estão presentes a imitação e a função simbólica (atividades lúdicas), essas ações comprovam a presença da inteligência simbólica, capacidade que permite:

I – A repetição, capacidade que ocorre já nos primeiros meses. Essa ação provoca prazer na criança e ela então repete várias vezes a mesma atividade.

II – A criação de imagens mentais (simbologia) na ausência dos objetos ou das ações já realizadas.

III – A contraposição, posição ou disposição em sentido contrário (confronto).

IV - A utilização de esquemas verbais (linguagem) capacidade originária dos esquemas motores ou jogos de exercícios, repetições prazerosas.

V – O manuseio dos brinquedos e objetos para representar e compreender o mundo que a cerca (uso da simbologia e da analogia).

São afirmações corretas:                                                                Valor: 0,0 (     ) ou 0,3 (     )

A (   ) I, II e III

B (   ) I, II e IV  

C (   ) I, III e IV

D (   ) II, IV e V  

E (   )  Todas as afirmações são corretas e completam o enunciado.

1.3 Conceitos são expressões que definem, caracterizam ou representam uma ideia, um termo ou uma categoria, dentro de um contexto específico. Para entender a teoria lúdica, é preciso entender os principais conceitos que se destacam a seguir:

I – Atividade lúdica é uma expressão que identifica todas as ações ou atividades que proporcionam diversão, alegria e prazer, que propiciam a “plenitude da experiência” (Luckesi).

II – Brincadeira é a atividade natural da criança que implica em coletividade e seriedade, resultando em comportamentos espontâneos e geradores de prazer.

III – Brinquedos educativos são os materiais utilizados na educação infantil e que permitem à criança ingressar no universo sociocultural, ampliando o desenvolvimento das áreas afetivas, psicomotoras, cognitivas e sociais.

IV - Jogo didático ou pedagógico: atividade que favorece a aprendizagem, independente- mente de estar relacionado a um determinado conteúdo.

V – Lúdico, do latim ludus, é um termo que remete especificamente à infância, qualidade de qualquer ação que estimula a fantasia, o divertimento ou a brincadeira da criança.

São afirmações falsas:                                                                   Valor: 0,0 (    )  ou  0,3 (     )

A (   ) I e II

B (   ) II e IV  

C (   ) II e V

D (   ) III e IV  

E (   ) III e V

Atividades da Aula 1 – 2019 b

2.1 O ato de brincar é ação inerente não apenas ao ser humano, também os animais brincam. Pode-se afirmar que a brincadeira fez parte da cultura humana em todas as civilizações.

I   - Desde os povos primitivos, em todas as civilizações, o lúdico esteve presente, porém, nem sempre sua ação resultava em prazer ou divertimento.

II  - Estudos confirmaram que em muitas culturas o lúdico fazia parte das tarefas diárias de crianças e adultos, como a caça e a pesca, que buscavam satisfazer as necessidades vitais.

III – Nas cavernas encontram-se desenhos e escritas de povos pré-históricos que descreviam as lutas dessas civilizações primitivas.

IV - Os primeiros registros sobre o jogo como ação educativa no ocidente, remontam ao século III a.C., na Grécia Antiga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (251.2 Kb)   docx (376.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com