TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO AMBIENTE ESCOLARES/ NÃO ESCOLARES

Por:   •  5/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.758 Palavras (16 Páginas)  •  1.515 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PEDAGOGIA

Paula Gabriela de Souza Rocha - RA: N753HG-6

ESTÁGIO SUPERVISIONADO AMBIENTE ESCOLARES/

NÃO ESCOLARES

JUNDIAÍ

2018

Paula Gabriela de Souza Rocha - RA: N753HG-6

ESTÁGIO SUPERVISIONADO AMBIENTE ESCOLARES/

NÃO ESCOLARES

                                                                                               Relatório exigido como parte dos requisitos para a conclusão do Estágio Supervisionado de Gestão Educacional sob a orientação da professora Irene Rios Stefani.

                                                                                               

                                                                                               

JUNDIAÍ

2018

SUMÁRIO[pic 1][pic 2]

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

1. E.M.E.F ODILON LEITE FERRAZ         6

1.1 - identificação .        6

1.2 – recursos humanos .        7

1.3 - idéias centrais do plano de gestão da escola .        8

1.4 - de que forma é constituído o plano de gestão da escola .        8

1.5 - organização física da escola.        9

1.6 - analise crítica do espaço físico da escola         9

1.7 - observação e organização da secretária .        10

1.8 - administração da instituição de ensino  .        11

1.9 - relacionamento entre gestores e demais colaboradores .        12

1.10 - considerações finais .        13

2. CENTRO REORMISTA DE ASSISTÊNCIA SOIAL “O BOM SAMARITANO”        14

2.1 - identificação .        14

2.2  - recursos humanos .        15

2.3 - idéias centrais do projeto pedagógico da instituição   .        15

2.4 - de que forma é constituído pedagógico da instituição .        16

2.5 - organização física da instituição.        17

2.6 - analise crítica do espaço físico da instituição         17

2.7 - registro reflexivo das observações feitas na instituição .        17

2.8 -  considerações finais  .        18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        19


INTRODUÇÃO

Este relatório foi elaborado para compor a disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão Em Espaços Escolares e Não Escolares da Universidade Paulista - Unip – SP, tendo como objetivo relatar a experiência do estágio obrigatório e suas contribuições significativas para a prática pedagógica do futuro docente fazendo uma fusão da teoria com a prática. O objetivo geral do estágio supervisionado em gestão e espaços não escolares é proporcionar ao acadêmico uma análise e reflexão sobre o plano de ação global de gestão de instituições de ensino tanto em espaços escolares quanto não escolares. O Estágio Supervisionado tem como proposta tornar o futuro profissional capacitado para o processo educativo, tornando comprometido e competente para atuar na Educação. E é no momento do estágio que o acadêmico pode refletir e construir sua identidade como educador, trocando informações, participando e vivenciando a realidade da Educação e das necessidades das crianças.

Portanto o Estágio Supervisionado é um instrumento importante no que se refere ao desenvolvimento, conhecimento e integração do acadêmico à realidade educacional, estabelecendo a relação da teoria e a prática, formando profissionais capazes de uma educação transformadora.

DESENVOLVIMENTO

Tomando-se como campo de estudos acadêmicos na década de 1930 que a trajetória da administração da educação toma um novo rumo, “começamos a escrever um novo capítulo no campo da administração da educação” (SANDER, 2007b, p. 425). Neste momento, o contexto educacional acadêmico encontrava-se imerso nos ideais progressistas de educação, em contraposição à educação tradicional, a qual não mais favorecia os ideais de desenvolvimento do país naquele período, que se voltava para o avanço da industrialização. Tal cenário educacional, constituiu-se em virtude, principalmente, da influência do movimento pedagógico da Nova Escola, especialmente, da corrente norte-americana protagonizada por John Dewey.

A gestão escolar é reconhecida, hoje, como um dos elementos determinantes do desempenho de uma escola. Uma gestão de qualidade é fundamental para o bom desenvolvimento de uma escola.
A gestão deve ser compreendida como a coordenação dos esforços individuais e coletivos em torno da consecução se objetivos comuns. O diretor da escola, portanto, como diretor de uma instituição social quem tem o aspecto pedagógico democrático como seu foco central, deve ter todas as suas decisões orientadas por critérios pedagógicos e devem propor melhorias para o processo ensino-aprendizagem, e bom andamento da escola.
Atualmente, as escolas vêm desconstruindo a concepção de gestor autoritário, que se vê como único responsável por tomar as decisões acerca da escola. Porém, percebe-se que o gestor ou diretor escolar ainda assume um papel de centralidade organizacional, sendo o único que deve prestar contas pelos resultados educacionais conseguidos.
Administrar escolas não é uma tarefa fácil, e dentro das concepções do autoritarismo, encontra-se então, traumas antigos em que a sociedade se mostra ainda fragilizada, com medo, sem liberdade de se expressar e covardemente cedendo lugar às ideologias, por isso, o controle, o poder aprisionado nas mãos de diretores e superiores ainda é prática constante.
Por isso, faz-se necessário um repensar da gestão, para que essas práticas autoritárias cedam lugar a uma gestão que preze pela democracia e participação plena de todos os sujeitos que fazem parte da instituição escolar.
É necessário que o gestor garanta a participação das comunidades interna e externa, a fim de que assumam o papel de corresponsáveis na construção de um projeto pedagógico que vise ensino de qualidade para os sujeitos envolvidos nela, assumindo, primeiramente, sua condição de professor-educador, e destacando sua posição com clareza e com domínio dos requisitos que vão lhe possibilitar atuar a partir de critérios pedagógicos.
Nos aspectos legais, pode-se perceber que no artigo 206 da Constituição Federal Brasileira é determinado, por imposição legal, a gestão democrática, que tem como finalidade a construção de um ambiente democrático e participativo no ambiente escolar.
A gestão participativa requer o gerenciamento da participação de todos os envolvidos no processo educacional, focando a atuação do gestor como agente de criação desse ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (165.7 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com