TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MORTE E O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.710 Palavras (15 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CURSO DE PEDAGOGIA

TRABALHO DE PSICOLOGIA:

A MORTE E O DESENVOLVIMENTO HUMANO

MANAUS (AM)

MANAUS – AM

2018

ANDREA LIMA DOS SANTOS RA: D777EC5

MICAELLEN DELZUITA BARBOSA DE LIMA RA: D73EDI0

LARISSA DA SILVA CASSIANO RA: N260165

SAMARA SOARES FARIA RA: N338243

DÂMARIS ANDRADE DA SILVA RA: D72BDB8

LUANA RODRIGUES DOS SANTOS RA: D732HI2

INÊS PEREIRA DOS SANTOS RA: N341335

SULAMITA CASTRO DE ARAUJO RA:

DARLLYNNE NASCIMENTO DA SILVA RA: D742698

MORTE E O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Trabalho da disciplina de Psicologia, ministrada pelo Profº. Luciana Santos para obtenção de nota da NP2 do 1º período do curso de pedagogia e turma: PD1P34.

MANAUS – AM

2018

SUMÁRIO

  1. Introdução
  2. Morte religião/cultura
  3. Morte medo, perda e separação.
  4. Morte no desenvolvimento humano criança, adolescente, adulto, envelhecimento
  1. Criança
  2. Adolescente
  3. Envelhecimento
  1. Fases do Luto
  2. Conclusão
  3. Bibliografia
  4. INTRODUÇÃO

 

       O presente trabalho trata da importância da morte no desenvolvimento humano, pois está presente em todos os seguimentos da vida humana desde a mais tenra idade até a chegada velhice.

       O termo morte refere à corte, fim, interrupção, cessação da vida, e os seres humanos tem consciência disso, da própria morte, porém não sabemos o que vem depois dela, pois nunca ninguém voltou para contar.

       Na antiguidade a morte era vista de forma diferente e fascinada, era muito representada pelas crenças e ritos religiosos da época, lhe davam com a morte como continuada e em grupo, era uma forma de se defender do medo da morte.

Com o passar do tempo as coisas foram mudando e a morte passa a fazer parte de nosso cotidiano, e o medo é constante, as pessoas deram importância cientifica a esse esplendido assunto, passaram então a incluírem em seus estudos e observar - o que o homem sabe fazer de melhor - os diversos pensamentos sobre a morte, uma forma também de tentar vencer a morte.

2. A morte religião/cultura.

       A morte começa quando não nos damos em conta que a morte existe, que indagar sobre ele é um tabu vivido dentre a sociedade e a necessidade de saber o porquê de lutarmos pela vida.

       Não existe apenas uma morte, e sim várias, cabe as religiões e a filosofia uma missão de questionar e sempre procurar respostas para explicar a origem e o destino dos humanos por meio de tradições familiar e culturas sociais que trazem diversidades de representações do que é uma morte.

       Todos nós procuramos respostas para o que é a morte, isso muitas pessoas como: intelectuais poetas, artistas e ‘’pessoas comuns’’, tomam como inspiração, pois o homem é movido por suas obras, filhos, sonhos e planos para o futuro.

       A muito tempo na vida humana e seus desenvolvimentos a morte é uma parte efetiva em todos os seguimentos, desde a fase da infância com crianças com poucos meses de vida á fase adulta, no entanto a morte é em muitos lugares representada pela figura materna, pois é comparada com apego e aconchego que uma mãe pode trazer a um filho, como na fase em que  a criança com poucos meses de vida se sente desamparada e tem a impressão de que esta sozinha, se sente incapaz de viver sem a mãe, tem a necessidade de acolhimento e conforto. É também uma grande representação da morte em pessoas que cometem o suicídio quando não se sentem capazes de aturar e resolver certos problemas pessoais e as julgam insuportáveis.

       A religião tem o papel de socializar e dirigir ritos de morte, que são uma forma de praticar a crença que vem desde a fase primitiva das muitas civilizações humanas, uma forma de lhe dar com o medo do terror que é a morte.

       O rito está ligado a cultura que vem a ser explicado através de mitos, fabulas e folclore de várias épocas, outras continuam a usar a “figura mãe” como representação de um sentimento de não querer se separar, e muitos desses rituais são realizados em casas consideradas materna, familiar e de proteção.

       Segundo Morin (1970) é nas atitudes e crenças diante da morte que o homem exprime o que a vida tem de mais fundamental. A sociedade funciona apesar da morte, contra ela, mas só existe, enquanto organizada pela morte, com a morte e na morte. Para a espécie humana, a morte está presente durante a vida toda e se faz acompanhar ritos. Desde o homem de Neanderthal são dadas sepulturas aos mortos. A morte faz parte do cotidiano, é concreta e fundamental. Qualquer grupo, mesmo os mais primitivos, não abandonam seus mortos. A crença na imortalidade acompanhou o homem.

       Os ritos estão relacionados a cultura e ao medo, é uma forma de defesa: repressão, negação, intelectualização e deslocamento. A não aceitar a morte, a procura pela cura de doenças terminais e não terminais, vidas mitológicas, buscar a deuses, e por isso o luto é necessário, uma forma de proteção aos vivos.

       O medo predominante, neste período, relaciona-se com as almas do outro mundo, que vêm molestar os vivos, provocando todo o tipo de superstições, por isso são criados rituais para afastar esses seres. Entre esses rituais populares podem ser citados os seguintes: abrir uma janela ou porta logo depois da morte para facilitar a saída da alma, senão volta pra incomodar, relógios são parados, cobrem-se os espelhos, os sinos são silenciados, joga-se sal, acendem-se velas. (KOVAC’S 1992)

Dessa forma, trataremos sobre como algumas crenças religiosas compreende

a morte. Breve significado da palavra religião “consiste numa reunião de crenças e

dogmas que visam estabelecer um padrão de conduta do homem e também buscar

explicar questões que se encontram sem resposta através do sagrado” (SILVA e

VAZ, 2002, p. 10).

  1. Morte medo, perda e separação.

       A morte é algo inevitável para todos os seres vivos, uma das representações é a perda, que é causada pelo vinculo que existe entre duas pessoas e de uma hora para outra é interrompida quando a tão temida morte chega. A morte  como perda é a separação de figuras parentais, amigos, amores e filhos, que todos nós vivemos um dia e teremos de saber lidar com isso, envolve sentimentos, convivência e tempo de relações entre pessoas..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (65.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com