TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática Humanização

Por:   •  25/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

A Matemática surgiu com o progresso, do homem e da sua necessidade de contar, fazendo com que a mesma também seja um processo humano, se desenvolvendo a medida que o homem também se desenvolve socialmente, culturalmente e intelectualmente:

Por meio da convivência social, os homens primitivos aprenderam a expressar o que estava acontecendo ao seu redor, a observar regularidades, como por exemplo, que cada homem tinha duas mãos, dois pés, cinco dedos, dois olhos, um nariz, e assim por diante. Fatos estes, que colaboraram para a criação de símbolos matemáticos. (SCHASTAI, CHRISTO, et al, 2014, p. 2).

Atualmente, a Matemática está presente de muitas maneiras a nossa volta, por exemplo: quando o engenheiro constrói um prédio, ele utiliza geometria, um médico deve fazer cálculos para passar receita para seus pacientes e do mesmo modo faz o farmacêutico, os bancos utilizam muito a Matemática financeira com porcentagem de juros e empréstimos que oferecem.

A matemática tem se esforçado para produzir trabalhos voltados para o ensino das frações. Wu (1998) considera o ensino das frações um assunto delicado a ser tratado no Ensino Fundamental, dos 6 aos 15 anos, pelo fato de sua definição formal, por meio de classes de equivalência, ser excessivamente abstrata e, portanto, imprópria ao ensino nessa fase de escolarização.

Conhecendo o importante papel do lúdico nas salas de aula, interessei- me em utilizar uma abordagem lúdica para ensinar frações no Ensino Fundamental.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998) afirmam que os alunos chegam ao terceiro ciclo (atual 6º ano) sem compreender os diferentes significados associados às frações. Para eles, as frações assumem diferentes significados dependendo dos diversos contextos em que elas são usadas:

Relação parte-todo - um todo (unidade) se divide em partes equivalentes.

Quociente A fração é vista como razão quando representa “[...] um índice comparativo entre duas quantidades”.

Operador - desempenha um papel de transformação, algo que atua sobre uma situação e a modifica.

Razão – A fração é vista como razão quando representa “[...] um índice comparativo entre duas quantidades”.

Afirma-se também que esses significados não devem ser tratados de forma isolada, pois a fração é um conteúdo da Matemática muito importante.

A fração, por exemplo, indica a relação que existe entre um número de partes e o total de partes, é o caso das tradicionais divisões de uma figura geométrica em partes iguais. É o caso, também, mais diretamente associado à divisão em partes iguais de uma quantidade de objetos.

Segundo os PCN (5ª A 8ª séries, BRASIL, 1998), nessa situação, supõe-se que “o aluno seja capaz de identificar a unidade que representa o todo (grandeza contínua ou discreta), compreenda a inclusão de classes, saiba realizar divisões operando com grandezas discretas ou contínuas”. Nesse caso, a fração desempenha o papel de um quociente de um inteiro por outro. Ainda nos fala que essa interpretação diferencia-se da relação parte-todo, “[...], pois dividir uma unidade em 3 partes e tomar 2 dessas partes é uma situação diferente daquela em que é preciso dividir 2 unidades em 3 partes iguais.

A fração é vista como razão quando representa “[...] um índice comparativo entre duas quantidades”, ou seja, “[...] quando ocorrem situações do tipo: 2 de cada 3 habitantes de uma cidade são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com