TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia x Tecnologia

Por:   •  19/1/2018  •  Resenha  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

                                2017

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

Tecnologia x Metodologia

Os desenvolvimentos das tecnologias estão englobados em todas as áreas, pois tudo é tecnologia desde uma folha de papel, há um jogo, à uma calculadora, enfim principalmente na área da educação.

Portanto todos são recursos que possibilitam a viabilização de um trabalho entre alunos e professores.

As TICS são utilizadas na educação como uma modalidade diferenciada, que pode ser capaz de aprimorar e potencializar o conhecimento dos alunos, mas para que isso ocorra os educadores devem estar preparados com um conhecimento amplo, para poder aplicar uma metodologia adequada para inserir as tecnologias na sala de aula, e obter assim o melhor proveito desses recursos.        

O avanço das tecnologias tem provocado nas instituições de ensino, mudanças em seu comportamento, passando de um sistema educativo conservador e estático, para um sistema dinâmico, onde as mudanças no ambiente e na tecnologia obrigam os educadores a obter conhecimentos gerais e específicos para se adequar à nova realidade.

      A sala de aula pode ser considerada uma "tecnologia" da mesma forma que o quadro negro, o giz, o livro e outros materiais são ferramentas "tecnológicas" pedagógicas que realizam a mediação entre o conhecimento e o educando. Segundo Levy (2004) apenas utilizar as ferramentas das Tics não garantem a aprendizagem e eficácia de um curso.

 Por isso quanto à participação e prática docente não se abrange somente utilizar uma ferramenta tecnológica, mas conhecer a teoria e mediar com a prática, o professor deve ter uma formação continuada com o apoio dos colegas da escola e dos órgãos de educação, o seu trabalho estará pautado em resultados e quanto mais inseridos estiverem as práticas, melhor será o desenvolvimento e aprendizado do aluno.

AS TECNOLOGIAS ENGAJADAS NO MEIO EDUCACIONAL

As novas tecnologias podem proporcionar uma educação por excelência. Porém enfrenta ainda um grande desafio para maioria do corpo docente do Brasil.

As TICS (Tecnologias da Informação e da Comunicação) estão muito presentes no cenário da educação, mas nem todos os educadores e instituições estão preparados para usá-las.

Existem muitos problemas que as instituições e educadores enfrentam relacionadas com a divergência de conhecimento entre os alunos que já nasceram com a tecnologias e os educadores que ainda estão aprendendo a usá-las.

Entende-se que um dos obstáculos do professor é conseguir integrar essas novas tecnologias em suas aulas, e transmitir com clareza e objetividade o conteúdo, já que não tem tanta familiaridade com as tecnologias.

O educador tem que tentar amenizar a distância entre seus conhecimentos das tics e da informática ao dos nativos digitais, tentando inovar melhorando o seu planejamento de aula, onde consiga fazer com quer todos os alunos interajam e aprendam com o novo conteúdo, tentando agraciar a todos com o auxílio das novas TICS.

No momento em que vivemos é possível que com a metodologia e uma boa didática o professor consiga trabalhar o seu conteúdo e assim obter melhores resultados. Desde que ele tenha disponível um pouco de paciência e disponibilidade para aprender a se comunicar com seus alunos, usando as ferramentas adequadas como a Web Quest, que auxiliam nas pesquisas, desde que o mesmo tenha um treinamento prévio, porque muitos professores ainda estão habituados ao sistema tradicional da "decoreba" de conteúdo.

               

                     Como diz Moran (2007)

           As tecnologias são meio, apoio, mas com o avanço das redes, da comunicação em tempo real e dos portais de pesquisa, transformaram-se em instrumentos fundamentais para a mudança na educação. Há uma primeira etapa, que é a definição de quais tecnologias são adequadas para o projeto de cada instituição. Depois, vem aquisição delas. (...) Em seguida, vem o domínio técnico-pedagógico, saber usar cada ferramenta como ponto de vista gerencial e didático, isto é, na melhoria de processos administrativos e financeiros e no processo de ensino e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com