TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Minha Família, Meu Mundo

Por:   •  13/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

CRECHE MUNICIPAL JARDIM UMUARAMA II

PROJETO MINHA FAMILIA MEU MUNDO

 PROFESSORAS: ADIMA RODRIGUES DA SILVA OLIVEIRA

                               BENEDITA

                               DEBORA FERNANDES

                               VANDESILVA LEMES SILVA

CUIABA-MT, MAIO 2013

APRESENTAÇÃO: Cada família e suas crianças são portadoras de um vasto repertório que se constitui em material rico e farto para o exercício do diálogo, aprendizagem com diferença, a não discriminação e as atitudes não preconceituosas. Estas capacidades são necessárias para o desenvolvimento de uma postura ética nas relações humanas. Nesse sentido, as instituições de educação infantil, por intermédio de seus profissionais, devem desenvolver a capacidade de ouvir, observar e aprender com as famílias.

JUSTIFICATIVA: A família é o primeiro ponto de referencia para a criança, assim também a sua casa. A instituição de educação infantil entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo, nesta fase de idade anos iniciais é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades. Para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas a sua historia. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser modificador, critico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando – se no seu desenvolvimento, seja ele biológico, afetivo, sociais, familiar. Portanto este projeto tem por finalidade trazer ao convívio da Creche Municipal Jardim Umuarama II a integração família e instituição.  Onde o principal agente socializador da criança, quando pequena, é a família. É ela que ajuda no desenvolvimento da personalidade, na capacidade de enfrentar situações do dia-a- dia, no conceito que terá de si mesma enquanto pessoa. A criança se tornará um adulto independente, capaz, com autoestima e equilibrado emocionalmente se a família adotar uma educação democrática, onde a criança seja participativa e atuante.

OBJETIVO GERAL: Estabelecer relações de família, moradia e as profissões que elas desempenham.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Identificar o nome das pessoas da família e as relações de parentesco;
  • Demonstrar comportamentos adequados de relacionamento e convívio social.
  • Valorizar como um todo;
  • Conhecer as profissões de sua família;
  • Conhecer e respeitar os diferentes tipos de família;
  • Reconhecer o valor do trabalho cooperativo e organizado;
  • Demonstrar amor e respeito a todas as pessoas;
  • Estabelecer uma relação com a sociedade;
  • Conhecer seus antepassados;
  • Identificar tipos de moradia e formas de construções;
  • Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.

              EIXO TEMÁTICO: Identidade e Autonomia, Linguagens oral e escrita, matemática, Artes, Musica, Movimento, Natureza e sociedade.

Tempo Estimado: este projeto se dará desde o dia 1º /05/13 a 31/05/13.

DESENVOLVIMENTO: Este projeto será desenvolvido conforme os objetivos elencados, onde terão momentos individuais de cada criança no desenvolvimento das atividades, com a construção de conhecimentos, dando a elas a oportunidade de conhecer seus antepassados quem são as pessoas que fazem parte se suas famílias quais as profissões que elas desempenham, enfatizando e enfocando sempre a leitura oral e escrita, o raciocínio, a lógica a reflexão e a ação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com