TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Missão (Britânico 1986)

Por:   •  28/5/2016  •  Resenha  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

        UNIP

 Curso: Pedagogia

 Semestre: 2º.

 Período: Noite

 Campus: Alphaville

 Aluno: Denise de      Athayde e Silva

 R.A: T67752-1

Comprovante:

[pic 2]

DATA:

13 / 03 / 2016

EVENTO: Filme:

A MISSÃO

CARGA HORÁRIA: 

Resumo :

  A   Missão (Britânico, 1986 – Diretor: Roland Joffé.

1758 Fronteira entre Paraguai e Brasil – Assunção La Plata – refúgio dos índios.  

  O filme começa com uma narrativa de Altamirano, emissário do Papa. Cenas: um padre é amarrado em uma cruz e jogado na correnteza, na sequencia aparece um grupo de padres e um deles diz que vai subir a cachoeira para encontrar os índios, pois foi ele que enviou o padre que foi morto.

  Padre Gabriel sobe a cachoeira e começa a tocar seu oboé, com isto atrai a atenção dos índios, um deles é bem hostil e quebra o instrumento, porém os outros índios o aceitam. Enquanto estão começando a se entenderem, surge um mercenário caçando índios para vende-los como escravo. Padre Gabriel não permite e pede para saírem dali, pois os índios eram da missão e vão ser catequizados para tornarem-se cristãos, desta forma eram protegidos da coroa portuguesa, mesmo assim Rodrigo (o mercenário) leva alguns índios e quando volta para casa, informa que havia jesuítas no local e iam formar a Missão de São Carlos.

  Rodrigo vai para casa e seu irmão Felipe lhe conta que ele e a mulher que Rodrigo pretendia se casar estão apaixonados. Rodrigo fica enfurecido e mais tarde vê os dois na cama. Começa uma discussão e os dois vão duelar. Rodrigo mata seu irmão, e como é duelo, nada acontece com Rodrigo, porém este resolve se punir, entra em clausura no convento e não come nada, a pedidos, padre Gabriel vai vê-lo e o convence a ir para missão. Rodrigo aceita e leva um peso amarrado em seus ombros.

  Quando Rodrigo chega à missão, um dos guaranis encosta uma faca em seu pescoço, porém em seguida abaixa a faca e corta a corda do peso que Rodrigo carrega. Rodrigo começa a chorar e os índios e os padres o abraçam.

  Rodrigo ajudou construir a missão, se tornou jesuíta, ajudou na instrução, lendo para os índios e ensinando a escrita. Com a catequização dos índios sob proteção da igreja, a coroa de Portugal e da Espanha ficaram preocupados, pois ficariam sem escravos. Chega então Altamirano, emissário do Papa, para saber o que está

Resumo:

acontecendo e resolver o problema, mesmo por que estava em  jogo as terras que

a missão estava e os jesuítas estavam atrapalhando.

  Convocaram uma reunião e todos os jesuítas deveriam estar presentes para encontrarem uma solução. Os relatos foram lidos e o emissário seguiu para conhecer as missões. Visitou a missão de São Miguel, onde ficou sabendo que os índios faziam trabalhos manuais, instrumentos, plantavam e tudo que vendiam o dinheiro ficava ali mesmo para o sustento da missão. Como o emissário ainda se mostrou em dúvida, padre Gabriel resolveu leva-lo para conhecer a Missão de São Carlos, porém tal dúvida não existia e o emissário já sabia o que ia fazer. No dia da reunião para conclusão Altamirano disse que a ordem era para os jesuítas se retirassem das Missões. Padre Gabriel foi contra, mas, acatou a ordem, voltou e explicou para os índios, mas, estes não acataram a decisão. Rodrigo desiste do voto de obediência e desiste de ser jesuíta para então liderar a resistência junto com os demais.

  O exército chega e começa a chacina, Rodrigo é o primeiro a ser atingido ao tentar proteger as crianças, padre Gabriel morre abraçado a um crucifixo enquanto caminha a frente de mulheres e crianças de colo, mesmo assim todos são alvejados e exterminados.

  Em uma conversa no final, conforme relata o emissário ao Papa, não teve como evitar, teve que ser feito assim, uma vez que se julgavam enviados de Deus fazendo apenas o que era correto fazer.

Relatório:

A missão jesuítica teve um papel importante na evangelização dos índios, mas também fez com que os índios catequizados perdessem suas identidades, foram obrigados a mudar sua forma de ser, pensar e agir, deixando-os totalmente perdidos.   Apesar deste ocorrido, não foi por isto que os jesuítas foram expulsos, e sim por questões políticas, eram terras que estavam em questão. Portugueses e Espanhóis lutavam por cada palma de terra deste novo mundo descoberto e achavam que não tinha espaço para os índios, deixando-os com algumas e senão as piores opções: abrir mão de tudo que tinham e acreditavam em nome de Deus (por imposição), servirem como escravos, como se fossem animais pois assim eram tratados ou então que morressem em confrontos.

Este filme é a triste realidade vivida antigamente e ainda se vive hoje, pois chegaram ao Brasil, roubaram as terras dos índios, roubaram suas crenças, seus costumes, suas identidades.

Em resumo, tudo pertencia aos índios e hoje eles não têm direito a nada, muito se fala em reparar um erro do passado, porém na prática, muito pouco, senão nada, é feito para melhorar esta situação de um povo rico em cultura (a seu modo) que encontra-se em extinção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com