TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Moralidade

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

  Ao falarmos de moral, estamos discorrendo de um conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios a uma comunidade ou cultura. Os valores morais são construídos pela relação do indivíduo com os ambientes sociais em que vive, interação que ocorre por meio do convívio com outras pessoas.

  Normalmente, os valores morais começam a ser transmitidos para as pessoas nos seus primeiros anos de vida, através do convívio familiar. Com o passar do tempo, este indivíduo vai aperfeiçoando os seus valores, a partir de observações e experiências obtidas na vida social. Os valores morais são variáveis, ou seja, podem divergir entre sociedades ou grupos sociais diferentes. Por exemplo, para um grupo de indivíduos uma ação pode ser considerada correta, enquanto que para outra esta mesma atitude é repudiada e tida como errada ou imoral.

  O professor como mediador tem um papel fundamental no processo de construção e desenvolvimento da criança, deve desde a mais tenra idade introduzir regras, por exemplo, a rotina de cuidados de higiene (lavar as mãos após o uso do banheiro, escovar os dentes após as refeições, sempre os auxiliando a solucionar seus próprios conflitos, a ter a liberdade de decisão e a se desenvolver moralmente. A partir daí, acrescentando regras dentro da sala de aula, por exemplo, a criação de cartazes de regras com a ajuda da turma (não jogar lixo no chão, respeitar a professora e colegas, fazer silêncio e etc.…). Com isso, podemos despertar nas crianças o senso moral que aos poucos será moldado a longos passos.

Referência Bibliográfica

https://www.significados.com.br/valores-morais/   Acesso em: 16/08/18.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (296 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com