TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Música e o desenvolvimento cognitivo da criança

Por:   •  18/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

A música e o desenvolvimento cognitivo da criança

A influência da música no cotidiano de uma criança pode produzir um desenvolvimento maior e considerável em suas áreas cognitivas e corporais considerando que ao se trabalhar com a música um mundo de possibilidades se abre onde se é possível praticar desde a coordenação física da criança como trabalhar o seu intelectual de forma que este venha se desenvolver de um modo benéfico.

Inúmeras pesquisas, desenvolvidas em diferentes países e em diferentes épocas, particularmente nas décadas finais do século XX, confirmam que a influência da música no desenvolvimento da criança é incontestável. Algumas delas demonstraram que o bebe ainda no útero materno, desenvolve reações a estímulos sonoros (NOGUEIRA, 2011, p.111).

Sabendo desse fato é fácil perceber porque nos países de primeiro mundo a música está presente nas escolas desde os primeiros anos iniciais até aos anos finais da trajetória escolar. A música possui essa forte influência de mexer com o íntimo, com os sentimentos sejam eles bons ou ruins, com o corpo e com a nossa mente que fica totalmente envolvida e desperta quando a música está sendo manifesta de alguma forma. Podemos perceber essa característica nos músicos que trabalham ao mesmo tempo a audição e a motricidade fina, além do corpo e até mesmo a fala.

PROBLEMAS DE PESQUISA

1. Como a música pode influenciar na aprendizagem do aluno?

2. Todo professor pode utilizar desse instrumento? De que maneira?

OBJETIVO GERAL

Apresentar a Educação Musical como instrumento lúdico e eficaz, capaz de influenciar no processo cognitivo da criança.

Trazer ao professor de Educação Básica, resultados que o motivem a utilizar a música como instrumento lúdico em sala de aula.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar aos professores a importância da música na educação infantil.

Conceituar determinados meios de musicalização.

Identificar métodos de musicalização que sejam de possível acesso a professores da Educação Básica.

JUSTIFICATIVA

É importante que a música esteja mais presente em atividades escolares, não só na hora da merenda ou entrada da escola mas que estejam englobadas nas atividades que acontecem no decorrer das aulas.

É imprescindível que aluno de educação infantil tenha uma educação que proporcione a ele uma compreensão satisfatória dos conteúdos educacionais. Quando a criança está envolvida em coisas que se assemelham ao seu dia a dia o seu interesse cresce e a forma como ela absorve a informação é totalmente eficaz. As praticas musicais escolares se enquadram nesse quesito lúdico que o aluno precisa ter, e o professor por sua vez pode trabalhar com diversos temas desde a matemática até ao ensino de história utilizando a música como suporte didático. A música promove diversos benefícios que despertam na criança um melhoramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com