TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Oralidade X Escrita

Por:   •  18/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

Oralide X Escrita

Introdução

 Tanto a oralidade quanto a escrita estão presentes no nosso dia a dia e em várias situações. Porém, antes de explicar e entender as suas principais diferenças é necessário discutir alguns conceitos e um pouco da sua história.

Desenvolvimento

A oralidade está relacionada na transmissão oral de conhecimentos adquiridos pelas pessoas ao longo do tempo. Há muito tempo atrás, em uma época que ainda não existia escrita, todos os fatos, acontecimentos, regras e técnicas eram transmitidos oralmente. Este período ficou conhecido como Pré-História.

A escrita surge aproximadamente 3000 a.C. no Oriente Próximo dando início a História. É importante notar que ela surge do conhecimento acumulado de gerações e da necessidade de registrar não apenas os fatos, mas também as transações comerciais da época.  

Dessa forma, o conceito de escrita pode ser entendido como a utilização de sinais e símbolos para registrar os pensamentos, ideias e acontecimentos humanos.

Tanto a escrita quanto a oralidade visam estabelecer a comunicação, entretanto elas apresentam algumas diferenças entre si.

Na oralidade está muito presente a linguagem informal, ou seja, muitas vezes é utilizado gírias, erros de concordâncias e abreviações de palavras. Isso ocorre frequentemente em situações do cotidiano, como em uma conversa entre amigos ou entre familiares. Porém, é necessário destacar que há situações que não se deve utilizar a linguagem informal, ou seja, utilizar a linguagem formal como, por exemplo, em uma entrevista de emprego ou na apresentação de um seminário.

A oralidade também utiliza recursos extralinguísticos como gestos, entonação e expressões faciais que facilitam o entendimento da mensagem que quer ser transmitida.

Além disso, a oralidade tem mais liberdade por não ter que respeitar estritamente a norma culta, por apresentar constantemente repetições e por ser mais espontânea.

A escrita já é o oposto. Ela, em muitos casos, precisa apresentar uma linguagem mais formal e dever respeitar e seguir adequadamente a norma culta. Entretanto, há casos que a escrita tem mais liberdade, como por exemplo, no chat de amigos durante a partida de um jogo ou na discussão de algum tópico em um fórum. Atualmente, essa liberdade é observada principalmente no mundo digital por existir situações que não exige tanta formalidade.

Também vale resaltar que a escrita utiliza vários fatores para a compreensão da mensagem, como a utilização de pontuação, o cuidado para evitar repetições e a correção de erros gramaticais.

A escrita está presente e é usada em sites, jornais, redações, livros, etc. E a oralidade está presente em conversas,apresentações, telefonemas e entrevistas.

Conclusão

A linguagem oral e a linguagem escrita apresentam várias diferenças e distinções entre si que precisam ser observadas e analisadas para entender melhor cada uma. Porém, isso não faz uma linguagem mais importante ou superior que outra, ambas tem a sua importância na comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com