TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização e Metodologista do Ensino Fundamental

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.511 Palavras (15 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Organização e Metodologista do Ensino Fundamental

Eliane Campos de S. F.              3830724185

Andréia da Silva Siqueira R.       4708888757

Valdinez de A. Fernandes            4300070060

                                      Lucilene Araújo Vaz                      3830687092

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e metodologista do ensino fundamental”, sob orientação do professor-tutor a distância Ana Paula Barramansa.

                                                            Taguatinga D.F.

2014


Organização e Metodologista do Ensino Fundamental


           
SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO

     Os principais conceitos e aspectos que definem as características do Sistema de Ensino  são:

1 O professor precisa resgatar a sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimentos, e trabalhar com tecnologia focada no ensino e aprendizagem, e não aceitar o comodismo e  que o trabalho permaneça sem desempenho.

2 É muito importante que o professor tenha domínio cientifico e tecnológico do processo de ensino, onde poderá dessa forma promover aprendizagem com significado e com tecnologias necessárias para a formação do discente.

3 Oferece a possibilidade para o professor superar a sua condição de constituir, num agente decisivo de construção da escola ou do processo ensino-aprendizagem.

4 Oferece um olhar reflexivo critico sobre o sistema de ensino, sendo assim fundamental ao professor, mas é insuficiente enquanto condições para transformar esse sistema.

5 Com os avanços das tecnologias pode determinar rupturas em relação a atual forma de produzir ensino de qualidade o professor pode reduzir o tempo destinado as ações mecânicas e repetitivas para poder se dedicar mais a reflexão, mas para isso há uma grande necessidade de se ter um bom conhecimento sobre as novas tecnologias.

6 A fundação teórica metodológica é um procedimento continuo de reflexão sobre a pratica pedagógica.

7 O ensino e aprendizagem é a metodologia da produtividade, por isso é preciso que tenha uma atenção mais especial.

8 O planejamento deve ser elaborado de acordo com as dificuldades dos alunos, sem o planejamento o trabalho fica muito bagunçado  e desorganizado.

9  A divisão técnica do trabalho é a expressão mais importante desta materialidade, ela é responsável pela separação entre o trabalho intelectual aos que planejam e organiza, o outro é manual, desenvolver atividades, ensinar, executar as aulas que outros pensaram, mas com uma união continua tudo é muito proveitoso e bem feito.

10 A legislação define que a responsabilidade de educar não é exclusiva do Estado. A nova LDB  ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação), responsabiliza a Família, a Sociedade Civil e o Estado. Entende-se que esta responsabilidade deve ser definida com mais clareza e objetividade, em discussão para um Projeto Educacional mais amplo e em níveis que abrange;

O primeiro nível: é o escolar, o segundo nível é o municipal, o terceiro é regional/ estadual,  e o quarto nível é o nacional.

11  A disciplina deve abrir uma discussão para que seja situado o magistério , porque o magistério é muito importante na formação de um profissional na área de educação.

ATRIBUIÇÕES DO MEC

      A formação do educador infantil reflete sobre o papel do Estado Brasileiro na formulação de politicas educacionais. Alguns argumentam  que é necessário aliar  politica de formação e a politicas efetivas de valorização do educador, porque o educador merece mais reconhecimento e respeito porque dele depende a formação das crianças. Entende a formação como um processo contínuo de busca da qualidade da educação contrapondo-se à ideia da capacitação por meio de cursos rápidos e modulares ou treinamento em serviço o que contribui para que o educador trabalhe de maneira a acrescentar mais e mais na vida educacional do aluno levando conhecimento e informação adquiridos através desses cursos. Afirma a necessidade de investimento em politicas sociais comprometidas com a melhoria do atendimento à infância para que a crianças da educação infantil tenham prazer em ir pra escola com o intuito de aprender e também de quem sabe contribuir com o aprendizado do educador.  Entre elas, a educação infantil, entendida como direito da criança afinal de contas todos tem direito à educação de qualidade. A formação do Educador Infantil recebe olhares atentos e há uma grande necessidade de que o educador se especialize cada dia mais para levar o máximo de conhecimentos para as crianças que chegam na escolar com o intuito de aprender. A partir da promulgação da LDB nº 9394/96, à luz da constituição de 1988, reconheceu este segmento educacional como dever do Poder Publico, sob a responsabilidade dos municípios (art. 11, v), incluindo de forma inédita na

história do Brasil, a educação para a infância como primeira etapa da Educação Básica.        A LDB/96 entre outras coisas, trata da capacitação em serviço para professores em exercício e institui a década da educação (1997-2007). Prevê, ainda, que a formação mínima exigida para atuar neste segmento educacional é a de nível médio na modalidade normal, (art. 62). Para realizar o discurso na legislação vigente, politicas para a formação inclusive do educador Infantil, são sistematizadas e implementadas em nível nacional, para que todos os educadores tenham os mesmos direitos.

     Este trabalho vem com o objetivo de analisar criticamente, as mais recentes politicas de formação do educador Infantil vigentes no Brasil. Ancorados na ideia de que a formação do educador Infantil é apenas um passo na caminhada, rumo à construção de um tempo de cidadania para a infância brasileira, não basta sistematizar e implementar politicas publicas para a formação do Educador Infantil. Além disso, elas devem trazer consigo o compromisso maior com a qualidade da formação do educador Infantil levando em conta sua participação aliada às condições daqueles que também atuam na luta para que relevantes conquistas, a favor da infância, a exemplo da universalização do acesso à educação por parte das crianças pequenas, mas para que isso ocorra é preciso muito interesse por parte do poder publico, que olhem os educadores com mais carinho e comprometimento. As ações,  implicam, em melhoria da qualidade da educação para a infância entediada como um direito da criança a ser concretizada, é preciso tirar as ideias do papel, vamos colocar em pratica o que é preciso pôr. Por isso, defendemos a ideia de que o Poder Público deve aliar politicas de formação a politicas efetivas de valorização do educador, educador mais respeitado e valorizado vai pra sala de aula mais disposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (202.9 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com