TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PONTE ENTRE O PAPEL E A REALIDADE

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Andréia de Fatima Oliveira Rizardi

PDDE PARA TODOS: A PONTE ENTRE O PAPEL E A REALIDADE

TUTORA: CELINA GALLO

BRAGANÇA PAULISTA - SP

2013

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Andréia de Fatima Oliveira Rizardi

PDDE PARA TODOS: A PONTE ENTRE O PAPEL E A REALIDADE

Trabalho final de conclusão do Curso de Competências Básicas no âmbito do Programa Formação Pela Escola.

TUTORA: CELINA GALLO

BRAGANÇA PAULISTA - SP

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................05

2. PROGRAMAS DO FNDE...................................................................................05

3. PDDE........................................................................................................06

4. PROBLEMA.......................................................................................................06

5. PROPOSTA DE SOLUÇÃO..............................................…….........................07

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................07

7. REFERÊNCIAS.........................................................................................................08

RESUMO

Este trabalho se dá pelo fato de que muitas famílias de uma comunidade escolar, desconhecem o verdadeiro trabalho que uma escola deve realizar com as prestações de contas para a população. Por esse motivo não sabem o que podem ou não questionar a cerca dos materiais e melhorias adquiridos e conquistados pela escola. Outra questão colocada é o papel do FNDE, que entre seus principais desafios estão a eficiência na arre¬cadação e gestão do salário-educação, na gestão dos pro¬gramas finalísticos e nas compras governamentais, além da busca permanente de parcerias estratégicas e do fortaleci¬mento institucional. Para dar conta de sua missão, o FNDE canaliza os recur¬sos financeiros para programas e ações educacionais que seguem as diretrizes do MEC, visando garantir educação de qualidade com acesso a todos. Um dos programas que o FNDE proporciona ao nosso município é o PDDE que tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais entre outras instituições. O programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica. Nosso problema, dentro do PDDE, então é a falta de capacitação adequada para os membros em suas respectivas funções e a falta de participação mais efetiva da comunidade escola. Com diversas atitudes e ações da escola será possível sensibilizar o entorno da escola para que consigamos alcançar nossos objetivos, que é conscientizar a comunidade como um todo, sobre a importância do seu papel no processo da concretização do uso correto do dinheiro que o PDDE transfere para escola.

PALAVRAS CHAVE: Conscientizar; Comunidade Escolar; Programa PDDE.

1. INTRODUÇÃO

O FNDE foi criado pela Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968, modificada pelo Decreto-lei nº 872, de 15 de setem¬bro de 1969. Trata-se de uma Autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação. Sua missão é: “Prestar assistência técnica e financeira e executar ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos”. A instituição tem como valores: compromisso com a educa¬ção; ética e transparência; excelência na gestão; acessibilidade e inclusão social; cidadania e controle social; responsabilidade ambiental; inovação e empreendedorismo.

O universo de atuação do FNDE são as redes de ensino públicas nos municípios, estados e Distrito Federal, abrangendo todas as escolas da educação básica.

Entre seus principais desafios estão a eficiência na arre¬cadação e gestão do salário-educação, na gestão dos pro¬gramas finalísticos e nas compras governamentais, além da busca permanente de parcerias estratégicas e do fortaleci¬mento institucional.

Para dar conta de sua missão, o FNDE canaliza os recur¬sos financeiros para programas e ações educacionais que seguem as diretrizes do MEC, visando garantir educação de qualidade com acesso a todos.

2. PROGRAMAS DO FNDE

Em nosso município temos Programas como:

a) Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae);

b) Programas do Livro (PLi): Programa Nacional do Livro Didático (PNLD);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com