TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS EM ESCOLAS DO MUNÍCIPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA

Por:   •  18/7/2019  •  Artigo  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 8

PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS EM ESCOLAS DO MUNÍCIPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA

Maysa de Sousa Silva e Silva[1]

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo, demonstrar como a questão do uso de drogas vem sendo trabalhada nas escolas, visto que o uso de drogas é apontado como uma das principais preocupações da sociedade atualmente, e com isso a escola vem sendo considerada como um espaço privilegiado para o desenvolvimento da prevenção e a promoção da saúde através da informação, expondo sobre o projeto de prevenção ao uso de drogas, intitulado - Programa Educacional de Resistência as Drogas e violência – PROERD, mostrando em que condições são realizadas essas atividades no Munícipio de Conceição do Araguaia-PA. Através da busca por entender este tema, foi encontrado o Projeto que vem sendo desenvolvido pela polícia Militar deste munícipio, o PROERD. Com base nesta perspectiva, o foco foi, em como é trabalhado esse tema nas escolas, e qual a participação dos professores durante as aulas ministradas pelo PROERD. A pesquisa  apresentada foi desenvolvida no período do primeiro semestre de 2017 no município de Conceição do Araguaia – PA, para se entender a complexidade que envolve essas temáticas, drogas, as dúvidas e incertezas que existem, sobre o papel que a educação escolar pode assumir nesse tema, sobre as possibilidades das ações preventivas que professores devem empreender e como esses assuntos vem sendo tratados no município supracitado.

Palavras-Chaves:  Prevenção-drogas, PROERD, escola, educação.

Introdução

Esse trabalho tem como objetivo expor o que estar sendo feito em questão da prevenção das drogas, no município de Conceição do Araguaia-PA. Baseamo-nos em autores tais como, Paulo Freire no que diz respeito a educação e mudança que destaca-se pela objetividade pela qual o educador expõe suas ideias, Maria Ávila em relação a função educativa na prevenção do consumo abusivo de drogas, Lúcia Almeida que trata a prevenção do uso de drogas no ambiente escolar através do processo de sensibilização e conscientização, já Mombelli vem tratando  do assunto relacionado as internações psiquiátricas para desintoxicação de dependentes químicos, Bittencourt fala sobre a vulnerabilidade dos adolescentes e Moura vem relatando as experiências de adolescentes sobre drogas.  

O presente trabalho, serão apresentados os seguintes assuntos: Drogas não tem classe, Escola X Drogas: Que caminho buscar, será abordado também sobre o projeto de prevenção ao uso de drogas (PROERD), e sobre drogas na adolescência.

Sendo assim, esta pesquisa é então considerada de grande proveito, relevância e utilidade tanto para os adolescentes, quanto para toda comunidade e também para todos os envolvidos com a mesma, pois envolve um assunto que se tornou banal, mas que poucas pessoas tem conhecimento sobre o mesmo.

As drogas não tem classe

O consumo de drogas cresce consideravelmente a cada dia, pois ela não escolhe classes sociais ou religião, está presente em todos os lugares e realidades desde a muito tempo. Esse aumento pode ser associado a vários fatores, que se referem principalmente na forma em que é transmitida a informação sobre a droga e quem a recebe. Segundo Antón,

 A prevenção do uso indevido de drogas é fundamental para sensibilizar sobre os perigos causados por elas. As ações de prevenção ao uso nas escolas não deveriam ser isoladas ou tratadas fora do contexto de uma prática pedagógica. (ANTÓN, 2000).

Ou seja, é preciso prevenir os adolescentes, para que eles possam futuramente não sofrer com as consequências do uso indevido de tais sustâncias.

Escola x Drogas: Que caminhos buscar

O papel da escola é formar cidadãos capazes de analisar o que é bom ou não para si, de fazer escolhas certas, se o assunto lhe é questionado e de refletir se isso afetará ou não a vida de outras pessoas. Por isso tal assunto não foge do contexto escolar.

É preciso trabalhar formas de prevenção do uso de drogas nas escolas, uma forma de sensibilizá-los em um ambiente adequado, tratar de assuntos relacionados ás drogas (licitas/ilícitas), de uma maneira que venha a contribuir com informações necessárias as quais serão passadas aos alunos, instituições e a comunidade em si. A escola faz parte da sociedade, por isso a importância de se trabalhar tal assunto neste ambiente. Este texto tem como intuito contribuir e se fazer refletir sobre o que está se fazendo com o assunto “drogas” nas escolas e como pode-se ajudar as crianças e adolescentes na sua formação enquanto sujeitos críticos, mantendo-os informados, cientes dos males que as drogas causam e assim afastados das mesmas, mostrando-os que a prevenção é o melhor caminho para se coibir o consumo de drogas.

 A maioria dos problemas de saúde e violência que encontramos na sociedade, estão relacionados ao consumo de drogas, e às dificuldades em debater tal assunto em relação ao consumo e a prevenção, que não é uma tarefa nada fácil, porém é muito importante principalmente nas instituições escolares, onde estão presentes a maioria deste público o qual é considerado o mais vulnerável.

Deve-se então trabalhar o tema de forma que ajude as instituições de ensino, pois as crianças estão vivendo em uma sociedade em que as drogas estão presentes por todos os lados, de fácil acesso, onde a falta de informações adequadas a este público, o torna mais propicio por não conhecer os riscos causados pelas drogas. Assim deve-se olhar para frente, para propor uma solução buscando iniciativas dentro da comunidade docente, envolvendo essas crianças e adolescestes, e o primeiro passo é banir o discurso “aqui não existem drogas” e aceitar que elas estão em todos os lugares.

PROERD: uma experiência no município de Conceição do Araguaia

Decorrente desse assunto percebe-se que é um tanto restrito em nossas escolas. Entre poucos programas que trabalham essa questão há o PROERD, uma organização desenvolvida pela Polícia Militar que auxilia as instituições de ensino, é um programa preventivo que informa as crianças e os adolescentes sobre o uso de drogas e a violência.

Esse programa foi criado nos Estados Unidos e pelo progresso que se deu, foi trazido para o Brasil. Ele visa alertar sobre a existência das drogas, sobre o que é droga, os seus efeitos e consequências e sobre ela estar presente em todos os lugares. O papel desse projeto é de extrema relevância, o ato de orientar os indivíduos sobre tal assunto, faz com que se tenham resultados brilhantes no futuro. Por mais que esse programa não tenha total eficácia, pode-se notar que os alunos se envolvem nas aulas sempre querendo saber mais, e passam a ter repugnância a essas substâncias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com