TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRIMEIRA REPUBLICA

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Internacional – Uninter

A PRIMEIRA REPUBLICA

Cláudia Cristina Antunes Corrêa GUIMARÃES

Raquel Pereira MARCELINO

Viviane de Araújo Guerra AMORIM

UNINTER

Resumo

A Primeira Republica foi no período de 1889 a 1930, mais conhecida como Republica Oligárquica, dos coronéis e do café com leite, controlado pelo grupo de políticos em cada estado. Esses grupos se fortaleceram, e foi fracassada, a organização dos partidos nacionais. Com os poderes locais e eleições muito disputadas estes poderes ficaram concentrados. A rede escolar proferida nos níveis federal, estadual e municipal foi implantada somente no século XX. Alguns fatos importantes aconteceram neste período como a Primeira Guerra Mundial, e a crise da bolsa de Nova Iorque, acompanhada de serias consequências econômicas e sociais.  A educação passou a ser um tema mais discutido pelos intelectuais a partir da Primeira República, carecido as novas necessidades da população.

Palavra – chave: Primeira República. Política. Educação.

        Mesmo que a Constituição tivesse características liberais, a Primeira República ficou mais conhecida como República oligárquica, dos coronéis e do café com leite, o motivo foi o controle que um pequeno grupo de políticos tinha em cada estado. Com a autonomia dos estados esses grupos se fortaleceram, e foram fracassadas devido a sua fragilidade, pelas tentativas de organização de partidos nacionais. A visão era diminuir os poderes locais e eleições muito disputadas, mas mesmo assim os poderes continuaram bastante concentrados, embora variáveis ao longo deste período.

        Não se pode deixar de lembrar alguns marcos importantes deste período, como a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a crise da Bolsa de Nova Iorque em 1929, que foi seguida de sérias consequências econômicas e sociais. No período compreendido entre o final do século XIX e inicio do século XX foi de solidificação da República no Brasil, com especificidades compostas ao longo de sua história, especialmente a que se refere à centralização de poder em grupos locais ou regionais.

        Na sociedade também ouve muitas mudanças bem como na economia e na cultura, com o movimento imigratório para o país. Isto aconteceu no século XIX mais precisamente na segunda metade no século referido, durante a Primeira Guerra Mundial ouve uma diminuição deste fluxo retomando a partir de 1918 até 1930. As condições destes imigrantes eram bastante precárias, mas este movimento contribuiu para o fim da escravidão e o crescimento das lavouras de café. Outro elemento significativo neste período foi à urbanização, devido a vinda de pessoas do campo para cidade e também da chegada dos imigrantes.

        Mudanças econômicas e sociais não são isentas de crises e conflitos e neste período também se destacam movimentos sociais no campo (Canudos e Contestados) e na cidade (greves), com estas greves a sindicalização passou a se fortalecer.

        Na politica divergência entre as forças locais e regionais prevaleciam, tendo ainda o questionamento dos militares ao governo da República. A revolução de 1930 deu-se quando o então presidente Washington Luís, paulista, insistiu que outro paulista (Júlio Prestes) o sucedesse, rompendo assim o combinado que era o revezamento com Minas Gerais. Foi então que Minas Gerais se aliou ao Rio Grande do Sul como oposição, e logo após lançaram Getúlio Vargas como candidato a presidência. A crise de 1929 colocou em xeque a economia brasileira, que era sustentada pelo café, o endividamento dos fazendeiros contribuiu para discussão entre os cafeicultores e o governo federal, que na crise não concedeu benefícios por eles solicitados, mesmo com tudo isto Júlio Prestes venceu as eleições em março de 1930.

        No século XX é que de fato ocorreu a implantação de um sistema de ensino no Brasil, ou seja, uma rede escolar articulada nos níveis federal, estadual e municipal. A ampliação de acesso à escola e a consequente escolarização da população, ou de uma grande parte desta população.

        A educação passou a ser um tema mais debatido pelos intelectuais, somente a partir da Primeira República, devida as necessidades da população que surgiu no âmbito social, econômico e politico, pelo motivo da reorganização do estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com