TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Por:   •  16/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 8

        [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Alex Sandro Dos Santos            RA. 23588835

 

PTI – PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

‘Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras’

Desafio Profissional apresentado às disciplinas Aprendizagem da Matemática, Aprendizagem da Língua Portuguesa, Aprendizagem de Ciências Naturais, Pedagogia em Espaços não escolares, Aprendizagem da Geografia e História, Ed- Lógica Matemática e Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão Educacional e Espaço não Escolares são requisito para aprovação no curso de Pedagogia.

Tutor (a) EAD- Juliana Suelen Prudencio Cantelli

ATIBAIA

 2021

Alex Sandro Dos Santos            RA. 23588835

PTI – PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

‘Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras’

Desafio Profissional apresentado às disciplinas Aprendizagem da Matemática, Aprendizagem da Língua Portuguesa, Aprendizagem de Ciências Naturais, Pedagogia em Espaços não escolares, Aprendizagem da Geografia e História, Ed- Lógica Matemática e Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão Educacional e Espaço não Escolares são requisito para aprovação no curso de Pedagogia.

Tutor (a) EAD- Juliana Suelen Prudencio Cantelli

ATIBAIA

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..................................................................................4

DESENVOLVIMENTO ......................................................................5

PROJETO .........................................................................................7

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................10


  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é identificar e analisar aspectos de carácter de pesquisa da ‘Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras’. Ao tratarmos desse tema no processo de ensino dos anos iniciais faz necessária a  planificação do dever de promover o desenvolvimento humano global, assim, distanciando-se da ótica reducionista voltada exclusivamente à dimensão cognitiva do aluno, mas buscando temáticas que afetam a vida em aspectos gerais e sociais, no qual tem o intuito de efetivar o direito e aprendizagem nessa etapa de ensino. Para isso foram feitas pesquisas relacionadas ao tema, onde foi identificado sua importância e sua amplitude diante do cenário educacional brasileiro, garantindo uma educação de qualidade aos educando.

  Os anos inicais do Ensino Fundamental é de extrema importância no desenvolvimento do aluno principalmente as séries de alfabetização, onde o aluno adquiri as competências de escrita e leitura, esse nível perpassa todos os níveis de ensino, será nessa fase que a criança vai ampliar seu conhecimento do ambiente social, sendo impactantes as práticas educacionais às quais ela será submetida. Caso essa relação entre a pessoa e o ambiente seja defasada, seu desenvolvimento também será

 Neste trabalho, colocaremos em destaque a importância do trabalho com multiculturalismo nos Anos Iniciais do Ensino de modo interdisciplinar com práticas que favoreçam a articulação da literatura, artes,  música e a ludicidade no processo de aprendizado do aluno. Tendo como objetivo ressaltar a importância de práticas de valorização das tradições culturais e sociais das comunidades, no ambiente escolar, favorecendo vivência no meio social, político, cultural e econômico dos alunos, dessa forma estimular nas crianças a  buscar novas estratégias que fortaleça sua análise crítica e reflexiva  que estão presentes e que nortearão a vida do educando.

     

2- DESENVOLVIMENTO

UMA REFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO FRENTE AO TRABALHO DESENVOLVIDO EM COMUNIDADE SOBRE AS CONCEPÇÕES DE MULTICULTURALISMO.

O multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. A questão do multiculturalismo é de extrema importância na área da pedagogia e educação. É interessante que os professores levem tais discussões para dentro de sala de aula para criar um ambiente que possa integrar as diferenças, e assim despertar nas crianças questões relacionadas ao respeito as diferenças.

Segundo Carvalho (2002, p. 70).

“Pensar em respostas educativas da escola é pensar em sua responsabilidade para garantir o processo de aprendizagem para todos os alunos, respeitando-os em suas múltiplas diferenças”.

Desta forma o multiculturalismo aplicado à educação envolve práticas pedagógicas que despertem os alunos para a diversidade dos grupos culturais. É importante que se aprenda a respeitar as diferenças e que se defrontem com assuntos como identidade cultural e de gênero. Essas práticas são essenciais para que haja a formação de valores que contribuem para uma sociedade multicultural mais justa e que respeite as diversidades. Para que o multiculturalismo tenha efeito no sistema educativo é preciso que todas as culturas seja trabalhadas. Educar e aprender são fenômenos que envolvem todas as dimensões do ser humano e, quando isso deixa de acontecer, produz alienação e perda do sentido social e individual no viver. É preciso superar as formas de fragmentação do processo pedagógico em que os conteúdos não se relacionam, não se integram e não se interagem. É importante e responsabilidade da educação, que para atingir seus objetivos e finalidades há que se adotar uma postura que considere o contexto escolar, o contexto social, a diversidade e o diálogo. Contribuindo através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa e rica. Os professores devem ter uma atuação que favoreça o trabalho junto as demandas da comunidade onde os educando estão inseridos de maneira a contribuir no resgate e conservação das tradições culturais desta comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com