TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Por:   •  8/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

      UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

                       

                           

                Licenciatura em Pedagogia- 2º Semestre

              PTG – PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

                                                     

                                         Tema:

       A Gamificação em proposta de Educação Infantil.

       

                   Nome do aluno: Eliana Rodrigues Leal Santos


                         

                        SUMÁRIO

Introdução.................................................Página - 3

Desenvolvimento...................................... Página 4 - 6

Considerações finais..................................Página 7

Referências.................................................Página 8

                                   INTRODUÇÃO

 O trabalho em questão, da disciplina de Pedagogia do 2° Semestre, tem com o objetivo apresentar a respeito da “gamificação em proposta de Educação Infantil”. Trata-se da ideia de levar elementos de jogos para o público infantil nas escolas com o objetivo de levar aprendizagem e para que elas venham se desenvolver na área cognitiva, motivacional e nas suas relações de uns para com os outros, além de ser bastante relevante tanto dentro quanto fora da escola. No desenvolvimento a seguir, veremos mais a fundo sobre esse tema, sobre seus bons benefícios que traz para as crianças no ambiente escolar.

 

 A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

 

 A gamificação se resume em utilizar a dinâmica que os jogos possuem e alguns de seus elementos em atividades além do passa tempo. Usar os jogos em diferentes ocasiões para contribuir no aprendizado, a gamificação, é um recurso que favorece no processo de aprendizagem das crianças, na área da narrativa, nos sons e nas imagens. Não é o jogo completo em si, mas alguns elementos presentes nos jogos, para ajudar no desenvolvimento do indivíduo na motivação, na inteligência cognitiva e em seu comportamento.

        Com essa ideia de utilizar jogos para favorecer no processo da aprendizagem, o comportamento da criança é estimulado para que haja a socialização com todos os indivíduos, o desenvolvimento cognitivo e em várias áreas da inteligência humana e na motivação, ou seja, contribui para que os alunos venham ter um bom desempenho comportamental e raciocínio em tudo que eles forem fazer.

         Usar a gamificação na educação para as crianças é algo inovador e contribuirá para o surgimento de muitos benefícios na vida das crianças. Com isso, os alunos terão mais interesse de estar na sala de aula, já que hoje em dia há muitas crianças estressadas e entediadas, e muitas delas tem o interesse em jogos. No ensino remoto, é ainda mais importante encontrar atividades que sejam eficientes. 

 Os jogos são muito importantes na vida de muitas as pessoas (desde que sirva para o crescimento da pessoa), desde a criança até os mais idosos, sabendo também que é um meio que pode influenciar no comportamento, na personalidade e na socialização para com todos.

Os benefícios são:

  • Bons resultados nas competências socioemocionais
  • Desenvolvimento do aprendizado
  • Competitividade saudável
  • Trabalho em equipe e comunicação
  • Criatividade, autonomia e colaboração.
  • Estímulo ao protagonismo do aluno
  • Maior absorção e retenção do conteúdo
  • Despertar o sentimento de conquistar
  • Bons resultados no desempenho
  • Socialização e interatividade entre os alunos

Outro lado que é importante frisar, é que os alunos terão uma participação total e um sentimento de vitória. Com a gamificação na educação infantil, os estudantes terão sensação  de autoconfiança e noção de eficiência em tudo que forem fazer. Dessa forma, cada fase concluída no jogo, eles terão o desejo de continuar e de ter um bom desempenho no jogo.        

 O jogo tem o poder de transformar a personalidade do indivíduo, podendo contribuir para o benefício ou para prejudicar a vida dos alunos. Cabe os especialistas promoverem jogos que contribuam para o desenvolvimento das crianças, pois isso pode levar para o resto de suas vidas e ocasionará boas virtudes, como a boa interação de uns para com os outros no ambiente escolar, boa educação, atitudes racionais e altruísmo. Eles terão motivação para tomar suas decisões, seja dentro ou fora da sala de aula, e ajudará para o desenvolvimento de todos. 

 Eles receberão habilidades intelectuais, que ocasionará na construção de uma sociedade de bons costumes, seja no presente e no futuro. Por isso, há a necessidade de buscar meios e recursos como a gamificação, que realmente sejam capazes de causar transformações na sociedade atual e futura, aproveitando que eles ainda são crianças e estão no começo de suas vidas. Com esse meio, os profissionais na área da pedagogia terão o poder de modificar a sociedade futura e atual por meio desse recurso, quando for aplicar corretamente. Podemos ver então, que se trata de algo sério que realmente trará bons resultados na vida de cada aluno.

 Aplicando esse recurso para crianças, poderá haver reações diferentes em cada uma delas: alguns se frustrarão ao perder o jogo, outras farão birra para jogar mais vezes, já algumas poderão atender as expectativas dos professores, mas cabe ao profissional saber lidar com essas reações. Vale a pena lembrar, que na sala de aula, possui crianças de diferentes personalidades, e é provável que aconteça de haver algumas que se destaque mais que as outras, e outras que tenha um desempenho mais baixo que outras, más cabem ao professor conhecer os alunos e trabalhar com eles com as suas dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (224.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com