TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA DA BRINCADEIRA. FAZ DE CONTA QUE SOU COZINHEIRO

Por:   •  25/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

PROPOSTA DA BRINCADEIRA. FAZ DE CONTA QUE SOU COZINHEIRO (a).

Indicado para: crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Na BNCC: EI03EF09, EI03EF01 e EI03EO07

Materiais: Elementos (reais ou de brinquedo) que reproduzem o cenário de uma cozinha: panelinhas, colheres, copos, potes ou recipientes, pode até introduzir frutas ou alguns alimentos para a estimulação.

Tempo sugerido: Aproximadamente 1 hora e 30 minutos

PASSO A PASSO

1. Prepare o espaço. Organize o espaço aonde as crianças possam explorar os objetos apresentados para a seguinte brincadeira. Deixem o espaço livre com os objetos que incentivem a imaginação.

2.Apresente a atividade. Sente-se com as crianças no meio do espaço e explique a atividade que irão realizar. Peça que todos olhem o cenário ao redor e escolham um objeto para iniciar a brincadeira. Após um tempo, quem desejar poderá mudar de cenário.

3. Observe e intervenha se necessário. Caminhe pelo espaço e observe as relações que as crianças constroem entre si, com o espaço e com os objetos oferecidos. Caso perceba que elas não estão integrando com a brincadeira, intervenha. Por exemplo, diga: “ Estou com muita fome o que vocês estão preparando de gostoso?”

PONTO DE ATENÇÃO: Toda mediação deve ser feita enquanto o professor brinca com a criança, sem quebrar o faz de conta já estabelecido entre a turma.

4. Assuma papéis na brincadeira. Enquanto brinca, assuma alguns papéis e peça que as crianças escrevam algo. Por exemplo, interprete um gerente de restaurante e peça para que eles tentem escrever seu pedido assim estimulando a interação com diferentes propostas e aspectos.

PONTO DE ATENÇÃO: Na Educação Infantil, as crianças ainda não são obrigadas a escrever corretamente todas as palavras. O objetivo é que elas pensem sobre o alfabeto, experimentem e criem hipóteses.

5. Finalize a atividade. Ao final, peça que todos ajudem a organizar o espaço e os objetos. Faça uma roda para que elas possam falar como foi a brincadeira. Caso alguém se sinta à vontade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com