TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A brincadeira faz de conta surge aos 2/3 anos que é quando a criança muda os significados dos objeto e começa a expressar seus sonhos e suas fantasias

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

A brincadeira faz de conta surge aos 2/3 anos que é quando a criança muda os significados dos objeto e começa a expressar seus sonhos e suas fantasias.

Para Vygotsky A imaginação é um processo psicológico novo para a criança e representa uma forma especificamente humana de atividade consciente que não esta presente na consciência das crianças muito pequenas e esta ausente nos animais. Ela surge primeiro em forma de jogo, que é a imaginação em ação.

Já para Groos, o jogo é uma necessidade biológica, um instinto e, psicologicamente, um ato voluntario (apud Brougére,1993, p. 182)

Para Ostrower  o homem não cria apenas porque quer ou porque gosta, mais, porque precisa; ele só pode crescer enquanto ser humano coerentemente ordenando, dando formas, criando... A própria consciência nunca é algo acabado ou definitivo. Ela vai se formando no exercício de si mesma, num desenvolvimento dinâmico em que o ser humano, procurando sobreviver e agindo, transforma a natureza e se transforma também. E ele não somente percebe as transformações como sobretudo nelas se percebe... (Ostrower, 1984).

Para Piaget a crinça usuflui da brincadeira como um processo livre e espontâneo expressando seu prazer assim manifestando sua conduta lúdica ela acabada demostrando o nível de seus estágios cognitivos construindo em si seu conhecimento.

Podemos entender a importância dos heróis nas brincadeiras das crianças pois é brincando que elas se colocam num papel de poder e enfrenta os vilões e seus medos e ao mesmo tempo em que elas brincam elas desenvolvem a auto confiança leva a superar obstáculos como se vestir como cuidar um do outro e assim por diante podendo enfim corresponder as expectativas dos padrões dos adultos..

Para alguns os jogos com a figura de super  heróis incitam a violência mais vemos o quão importante é para o desenvolvimento cognitivo linguístico e social pois leva ao domínio, aumentam suas habilidades linguísticas e desenvolverem cooperação.

Segundo Betterelheim as crianças através do brincar são capazes de lidar com complexas dificuldades psicológicas através dos heróis pois desenvolvem a capacidade de lutar pelo bem ou pelo mal e saber agir em certas ocasiões podendo assim passar pela passagem de um papel passivo para um papel ativo mostrando mais um mecanismo adiquirido pelas atividades lúdicas.

Então vemos que o brincar não esta estagnado só no presente mais também para resolver problemas do passado e ao mesmo tempo projetar um futuro, como qual profissão escolher ou como cuidar e dar afeto ao bebe e varias outras coisas..

É através de seus brinquedos e brincadeiras que a criança tem a oportunidade de desenvolver um canal de comunicação, é uma forma de ter uma abertura ao dialogo com o mundo com seus objetos e com seus pais reestabelecendo em si seu controle interior, sua autoestima e acaba desenvolvendo confiança em si mesma e com os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com