TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Brincadeira de Faz de Conta

Por:   •  30/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de observação de brincadeira de faz-de conta

Nome da Criança: Renan Joaquim Oliveira Silva

Data de nascimento: 07 de agosto de 2018 (um ano e um mês)

Durante o período de analise da brincadeira da criança brincando com instrumentos domésticos e brinquedos pessoais da criança. Posso relatar que ele utilizou a ludicidade em determinados momentos como os enigmas imaginários assimilando com conteúdos vistos no dia-a-dia da criança como, por exemplo: a assimilação de um brinquedo com o animal de estimação que pertence à família no caso o cachorro fazendo gestos, imitações e sons do animal.

Após esse período de brincadeira lúdica a criança começou a procurar novos elementos para utilizar como parte de sua brincadeira de Faz de Conta que no caso foi à cadeira e acabou descobrindo sons de vários objetos juntos e tudo isso dentro do ambiente em que foi realizada a brincadeira.

Observei também que a o período em media que a criança permaneceu interagindo com os brinquedos e jogo foi por volta de quinze minutos e após esse período ele começou a procurar novos objetos para formar uma brincadeira de seu interesse.

Portanto dentro dessa observação posso relatar que o lúdico é essencial nos espaços escolares e não escolares também, pois traz leveza para a convivência da criança entre si e proporcionando um ambiente acolhedor e confortável para os pequenos e ressaltar que sabendo que eles desfrutarão de jogos e brincadeiras estabelecidas para determinada idade ficaram a vontade e se sentir em casa.

Tanto com lúdico em ação quanto nas brincadeiras simbólicas observei que dentro da brincadeira praticada pela criança notei que teve a presença do faz de conta que é importante para o desenvolvimento da criança dentro do meio social, emocional, físico e intelectual. Esta característica da brincadeira conta com a maneira de interagir com o mundo em sua volta trazendo experiências simbólicas para a construção do desenvolvimento humano. Além de incentivar o cognitivo da criança criando possibilidades de interagir com novas pessoas, proporcionar o ato de empatia entre elas levando ao ato de se colocar no lugar do outro e também incentivar a criatividade e a busca por novos conhecimentos.

Relacionando com a teoria do psicólogo e biólogo suíço Jean Piaget que é um dos pensadores mais importante para o estudo das teorias do desenvolvimento humano que são subdivididos em: sensória motora, pré-operatória, operatório concreto e por ultimo o estagio operatório formal. Que cada fase possui suas respectivas características para a conclusão do desenvolvimento do ciclo vital.

do com as observações da criança da criança acima a teoria piagetiana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com