TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  21/11/2022  •  Dissertação  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Alun@: Cybeli Obadoski Dias

RGM: 27614018

Polo: Itapecerica da Serra

Tutora: Cleiciane Campos

A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.

É no estágio que há a possibilidade de ter o conhecimento das práticas educativas obtidas no período do curso superior. O estágio, possibilita levar a reflexão sobre o tipo de formação que se recebe. Serve para enriquecer a prática pedagógica, sendo significativa para fortalecer a educação.

Faz-se necessário que a formação do futuro educador procure promover a teoria-prática com reflexões, análises e experiências adquiridas dentro da sala de aula, relevando a ação. Estando em sala de aula é necessário que saia do papel a teoria levando-a a prática. Além da prática docente, o estágio proporciona a aprendizagem da rotina de sala de aula.

França (2005), faz a seguinte análise:

O aluno estagiário precisa viver a escola em toda a sua amplitude, agora não mais como aluno, mas sim, direcionando seu olhar como futuro professor para que possa compreender e situar-se nesse contexto educativo de forma a demonstrar competência profissional e compromisso ético para com a sua futura profissão. (FRANÇA, 2005, p. 03)

O estagiário deve ter o conhecimento das teorias psicológicas da criança no que tangem ao desenvolvimento e aprendizagem. Ele necessita conhecer a cultura da criança, entendendo o meio em que ela vive.

O espaço escolar deve ser um ambiente planejado para formar o estagiário que se candidata na observação e prática de sua futura formação. Tudo dentro do espaço necessita estar linkado para ajudar na formação do estagiário. Não sendo apenas responsabilidade do espaço universitário essa formação. O ambiente escolar necessita ter o olhar de oportunidade para agir e mostrar sua identidade, construindo assim um pedagogo nas mais diversas dimensões.

Precisa haver uma ressignificação na construção do perfil profissional que se busca do discente, por meio do acompanhamento do professor titular. Onde há deverá ter a conexão para ampliação da visão do futuro professor com suas variadas formas e aspectos do ato de aprender.

Referências

OLIVEIRA, Fabiane Lopes de, Estágio Reflexivo na Formação de Professores da Educação Infantil, Redalyc, 2018. Disponível em < https://www.redalyc.org/journal/684/68462591012/html/ >

BOTELHO, Thaís Aquino Sigarini, Formação Docente: Importância do Estágio na Relação Teoria e Prática e na Construção da Identidade. Anais Online, 2018.

FRANÇA, D. S. Formação de professores: A parceria Escola-Universidade e os Estágios de Ensino. UniRevista, vol. 1, nº 2, 20

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com