TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino Da Luidicidade Na Educação Infantil

Monografias: O Ensino Da Luidicidade Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 7

O Ensino e a Ludicidade na Educação infantil

Introdução

O trabalho aborda a organização do espaço educativo para que possa contribuir para uma educação infantil de qualidade. A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, O espaço da educação infantil para as crianças é essencial para que ela possa criar imaginar e construir.

Com isso as crianças podem aprender as suas estruturas sensoriais, motoras e cognitivas tão necessárias ao desenvolvimento e à sua aprendizagem.

Desenvolvimento

A noção de espaço na criança vai sendo construída a partir da sua percepção e manipulação do espaço prático, por meio dos sentidos e dos próprios movimentos corporais. Uma área ainda pouco explorada na educação, planejar o espaço de convívio escolar é fundamental, adequando-o às atividades específicas para cada faixa etária. Esse deve ser acolhedor e desafiador.

A criança necessita de um espaço com muitos tipos de objetos que lhe proporcione a imaginação, criação, construção, interação, expressão de emoções, elaboração de conceitos e brincadeira. Esse espaço não deve ser o mesmo para crianças menores e maiores.

A forma como organizamos o espaço interfere, de forma significativa, nas aprendizagens infantis. Isto é, quanto mais esse espaço for desafiador e promover atividades conjuntas, quanto mais permitir que as crianças se descentrem da figura do adulto, mais fortemente se constituirá como parte integrante da ação pedagógica. A organização desse ambiente deve ser harmoniosa, colorida, com móveis e objetos que convidem as crianças a brincar e interagirem entre si e com os outros.

O lúdico vem de origem latina que quer dizer jogos e brincadeiras, e neste brincar estão incluídos jogos, brinquedos e diversão, mas na vida escolar o educar é uma maneira muito eficaz para a criança poder aprender com essas brincadeiras e jogos. O ato de brincar estimula a criança a usar a memória e organizar o material a ser lembrado isso facilita a imaginação e a aprendizagem do desenvolvimento social cultural e com isso a criança pode ter uma boa saúde mental e física e ao mesmo tempo, no entanto, desenvolve no educando habilidades cognitivas e motoras.

Participando do desenvolvimento em seus aspectos biopsicológicos e sociais, desenvolve livremente a expressão corporal que favorece a criatividade, adquire hábitos de práticas recreativas para serem empregados adequadamente nas horas de lazer, adquire hábitos de boa atividade corporal, seja estimulada em suas funções orgânicas, visando ao equilíbrio da saúde dinâmica e desenvolve o espírito de iniciativa, tornando-se capaz de resolver eficazmente situações imprevistas. A idéia de brincar origina-se na imaginação criada pela criança, em que desejos impossíveis podem ser realizados, reduzindo a tensão e, ao mesmo tempo, constituindo uma maneira de acomodação e conflitos e frustrações da vida real. Vygotsky (1984, p. 64) afirma que, “brincar leva a criança a tornar-se mais flexível e a buscar alternativas de ação. Enquanto brinca, a criança concentra sua atenção na atividade em si e não em resultados e efeitos”.

Aprender é apropriar-se da linguagem, é historiar-se, recordar o passado para despertar-se ao futuro; é deixar-se surpreender pelo já conhecido. Aprender é reconhecer-se, admitir-se. Crer e criar. Arriscar-se a fazer dos sonhos textos visíveis e possíveis. Só será possível que as professoras e professores possam gerar espaços de brincar-aprender para seus alunos quando eles simultaneamente construírem para si mesmos.

É nessa perspectiva que o lúdico é um importante recurso pedagógico para a definição de ações pedagógicas adequadas a serem estudadas em cursos de formação de professores. Com efeito, a utilização de jogos e brincadeiras em diferentes situações educacionais é um meio para estimular as aprendizagens específicas dos alunos.

Froebel e Montessori foram os primeiros a pensarem na importância da organização do espaço para crianças pequenas, propondo integrar liberdade e harmonia com a natureza.

Segundo Horn (2004), o espaço é algo socialmente construído, refletindo normas sociais e representações culturais que não o tornam neutro e, como conseqüência, retrata hábitos e rituais que contam experiências vividas. Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos.

Segundo Froebel, a professora deveria torna-se a guardadora e a protetora da Infância, com características claras: ser sábia, ter habilidades, ampla cultura, caráter moral.

O conhecimento que os educados levam para a escola não significa que seja sempre do senso comum, que não tenha nada de cientificidade, pois todo conhecimento científico sempre deverá estar presente no cotidiano de todos os indivíduos como cidadão. Como mediador, o professor não pode agir de forma dogmática na construção do conhecimento, não pode impor, mas estabelecer as ligações entre o que os educadores já conhecem o novo conhecimento científico que pretende construir com eles.

O professor não se pode prender a coisas prontas, a textos prontos, a livros prontos matérias prontos, Você pode fazer seu próprio material de aprendizado, buscando,refletir como os material pode ajudara as crianças na sua educação, e ser uma pessoa paciente com algumas crianças que possa a vim a ter alguma dificuldade.

Falar de possibilidades no contexto educacional, mais precisamente no contexto das práticas pedagógicas, leva-nos a pensar em mudanças, Os resultados concretizam-se a partir da construção de uma proposta do brincar, fundamentando este momento como meio de expressão e associação com o mundo no qual nos inserimos. Saber os níveis de desenvolvimento das crianças bem como, os tipos de brincadeiras e jogos torna o trabalho pedagógico valioso a professores e alunos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com