TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Por:   •  31/7/2021  •  Resenha  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE UBERABA

GLÓRIA APARECIDA PEREIRA DOMINGOS

PRÁTICA PEDAGÓGICA ___

SÃO DOMINGOS DO NORTE-ES

2020

GLÓRIA APARECIDA PEREIRA DOMINGOS

PRÁTICA PEDAGÓGICA ___

Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Uberaba como requisito para aprovação na disciplina – Prática Pedagógica __.

SÃO DOMINGOS DO NOERTE-ES

2020

A caminho do sucesso

     Meu caminho começou a ser trilhado em 1986 ano do meu nascimento. Sempre fui uma criança tímida e sensível; aos 5 anos de idade fui matriculada na então escola de primeiro grau Braço do Sul, onde estudei até a oitava série; no decorrer destes anos a escola cresceu e se tornou uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental.

      Tenho algumas lembranças difíceis da minha infância, sempre fui de família pobre, mas digna e minha mãe com toda sua simplicidade me ensinou que conhecimento e riqueza e que falta de dinheiro não e motivo para deixarmos de estudar e construir nosso caminho como qualquer outra criança. Sempre tive bastante dificuldade no ensino fundamental parecia que não conseguia interpretar o assimilar as informações recebidas; passei por um período de desmotivação e frustação muito grande  pensei que não seria capaz de terminar meus estudos, isso porque ouvi de uma professora que não estava a altura de cursar o ensino médio, fiquei muito abalada com a situação. No ano seguinte comecei a estudar na Escola Estadual São Domingos, muito amedrontada e triste pensando que seria humilhada por não conseguir acompanhar a turma, no entanto, fui descobrindo que o que me deixava desmotivada não era real e que eu teria sim capacidade de construir um futuro maravilhoso, enfim! O problema não estava apena na minha pessoa  mas na forma em que aquela professora lecionava.  Esse fato permeou minha vida por muito tempo, mas eu descobri dentro do meu ser uma forma de transformar isso em motivação e hoje tenho certeza que sou capaz de qualquer coisa.

 

“Você geralmente obtém aquilo que espera obter. Seu sistema de crenças determina sua percepção e sua percepção determina sua realidade.”

(Ribeiro, 1997, pag.29)

      O desejo de me tornar uma pedagoga se afirmou e começou a tomar forma quando fiquei sabendo da existência de um curso de Multimeio Didático (ofertado pelo IFES Nova Venécia - es); recebi a informação através da  secretária  escola onde trabalhava como Monitora de Inclusão Digital, Leoneide Barbosa Silva (aluna do curso de secretaria escolar do Ifes), se não me engano no mês de outubro do ano de 2015. Ela foi informada pela coordenadora do curso técnico de secretaria escolar Luciene Torezani através de um E-mail, que o tempo para se inscrever era muito curto e decidimos muito rápido. Passados alguns dias de espera até a prova de classificação então, nos informaram que começariam as aulas do curso Profuncionário e ficamos muito felizes.

       Quando as aulas começaram, a expectativas de todos os participantes eram grandes principalmente eu. Os colegas ( 80% professores) de curso começaram a fazer amizade, pois a primeira aula foi muito dinâmica.  Começamos a nos conhecermos melhor porque já temos trabalho realizado em grupo. O clima da turma era tão bom que sempre ficámos na expectativa do próximo encontro. Depois das primeiras semanas onde ouve muitos problemas com a plataforma que interferiu diretamente no curso causando incertezas e desanimo, também tive medo de não conseguir me adaptar a tantas novidades já que é primeira vez que participo de um curso a distância. Pois tenho necessidade de uma qualificação Profissional.

      Mas temos que entender que a valorização profissional não é conquistada apenas frequentando um curso, mas também e enfrentando os percalços durante o percurso. Posso afirmar que meus pensamentos sobre diversos assuntos mudaram muito. Muita coisa que não sabia sobre os temas abordados durante este período me trouxe uma nova visão dos problemas enfrentados na educação brasileira diante do surgimento de novas tecnologias. Acredito que tive um ótimo crescimento como pessoa durante o aprendizado e agora tenho uma visão crítica embasada nos conhecimentos adquiridos. Antes, não dava opiniões sobre os temas da educação a distância porque era leiga nos assuntos. Agora que estou estudando, aprendi e aprenderei cada dia mais, poderei participar dos debates sobre a educação e, quem sabe, fazer algo para melhorá-la. Nesse exato momento determinei a mim mesma que ingressaria em uma faculdade, determinada comecei a pesquisar e buscar por oportunidades já que um grande agravante e minha situação financeira, minha família e eu somo de classe baixa e tenho que me virar trabalhando pagando aluguel entre tantas outras coisas que precisamos de dinheiro para realizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com