TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Por:   •  25/5/2015  •  Resenha  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

                                     LENICE FERNANDES DO NASCIMENTO

RA: 1101893

PRÁTICA PEDAGOGICA                             

                                                                                         

                                                 Cachoeiro de Itapemirim - ES

2015

Atividade 1:

Pesquisa: Escolha duas escolas de sua cidade ou região. Você poderá ir pessoalmente à escola ou pesquisar pela internet. Agora, faça uma investigação, respondendo às perguntas abaixo para cada uma das escolas. Se possível, utilize fotos, relatos das pessoas, folders, ou seja, materiais que ilustrem a pesquisa.

Com base nas orientações recebidas realizei em duas escolas da rede municipal de ensino localizada na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, denominadas: EMEB “Profª Maria do Carmo Magalhães” e “Profº Athayr Cagnin” onde pude analisar através da observação os processos que constituem o cotidiano escolar. As análises aqui apresentadas têm o intuito de contribuir com os debates e reflexões referentes à docência, destacando a origem e clientela, localização, reflexos da escola na comunidade; concepção de educação desenvolvida na escola; destacando as divergências e semelhanças entre elas. Aspectos relacionados ao planejamento, avaliação, da execução e aplicabilidade do Projeto Político Pedagógico, da aprendizagem significativa, do uso de metodologias adequadas, do papel e contribuição da gestão educacional e da qualidade do ensino também serão discutidos com a finalidade de aperfeiçoar meus conhecimentos adquiridos no curso de Pedagogia da UNIUBE, que me proporcionou entrar em contato com a realidade educacional das escolas citadas, no qual venho socializar as experiências docentes adquiridas.

1-Origem e clientela: Nome da escola, origem do nome, data da fundação, governo vigente na época da fundação, número de alunos que atende níveis de escolaridade que oferece.

A EMEB “Professora Maria do Carmo Magalhães” está localizada na Rua Alcebíades Joaquim Francisco, nº 32, no bairro Nossa Senhora Aparecida. Telefone de contato (28) 3518-2353 – email: emeb.prof.maria@gmail.com. A escola atende o segmento da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 4º ano). A escola recebeu esse nome em homenagem a professora Maria do Carmo que por muitos anos contribuiu para a educação em um bairro carente de nossa cidade de Cachoeiro de Itapemirim, e que foi fundada no ano de 1995 pelo ato de criação em 05/01/1996 de nº 4158 pelo prefeito da época José Tasso Andrade. Hoje a escola atende 187 alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental do 1º ao 4º ano, funcionando nos turnos matutino e vespertino. A escola fica localizada em um bairro cuja vulnerabilidade social é preocupante devido aos índices de casos de violência e drogas.

[pic 2]

                                                                 Figuras 1 e 2 – Entrada da escola

A EMEB “Professor Athayr Cagnin” também mantida pela Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim-ES, através do Ato de Criação da Lei Municipal nº 5.995 de 19/07/07 e Ato de Denominação do Decreto Municipal nº 6.243 de 13/07/09, está localizada à Rua Manoel Belmiro dos Santos, nº 41, no bairro: Nossa Senhora de Fátima, telefone (28) 3155-5104, email: emeb.prof.athayr@gmail.com. A escola atende 320 alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A EMEB “Professor Athayr Cagnin” foi inaugurada no dia 22 de junho de 2009, na gestão do Prefeito Carlos Roberto Casteglione. A construção da nossa EMEB partiu da solicitação de moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima, pois no bairro há apenas escolas que atendem o infantil e o ensino fundamental de 1º ao 5º ano. Na ocasião foi feita uma homenagem ao professor Athayr Cagnin, por se tratar de um renomado professor, poeta e trovador engajado na educação e nas letras.

[pic 3][pic 4]

    Figura 3 – Logo da escola                                                                  Figura 4 – Entrada da escola

 2. Localização: Como é o entorno da escola? Como é o prédio? Como é o bairro e a vizinhança? No bairro existem bares? Livrarias? Espaços de lazer? Infraestrutura adequada como pontos de ônibus, telefones públicos, luz, água, asfalto?

A Escola “Professora Maria do Carmo Magalhães” esta localizada no Bairro Nossa Senhora Aparecida, um bairro carente, de periferia que não tem muitos recursos como: livrarias, supermercados, porém tem infraestrutura de ruas asfaltadas, luz, água, telefones, ônibus com linhas regulares, quadra coberta e pátio para o lazer das crianças.

A EMEB “Professor Athayr Cagnin”, atende 320 alunos, 90% dos quais moram nos bairros próximos, como Santa Cecília, Village, Alto Novo Parque, Novo Parque, Abelardo Machado; destes 65% pertencem a famílias de baixa renda, com alto índice de vulnerabilidade social. Está localizada em um bairro com infraestrutura boa, têm luz elétrica, água, linha de ônibus, igreja e vários estabelecimentos comerciais, como bares, supermercados, farmácias, posto de saúde, quadra recreativa, porém à noite, a comunidade reclama sobre a questão do tráfico de drogas próximo a escola, tornando o lugar perigoso.

3. Reflexos da escola na comunidade: Como são as festas da escola? Existem projetos comunitários?  Qual a relevância da escola para a comunidade?

Ambas realizam festas anuais, como Festa Junina, da Primavera, Saraus, Projeto de Integração Escola e Família. Realizam atendimento em relação ao social quando solicitadas pelas comunidades para vacinação humana e de animais, realizam também eventos religiosos em conjunto com a comunidade. Para fortalecer a relação escola e comunidade, são oferecidos espaços para festividades na quadra poliesportiva, recentemente fizeram a revitalização da biblioteca das duas escolas, em número de acervos para atender os moradores, incentivando a leitura. Essas estratégias fortalecem o sentimento de pertencimento da comunidade para com a escola, assim como o zelo e o cuidado, evidenciado conforme observações realizadas nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (585.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com