TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOMOTRICIDADE

Por:   •  27/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

( HIPÓTESE)

ASPECTOS DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

ÉRICA VANESSA M. F. NÚBILE

HORTÊNCIA VIEIRA TOMAZ SILVA 

PÓLO ANÁPOLIS / 2019

Esta aula trouxe-nos um tema Psicomotricidade e ao conhecer seu conceito e suas contribuições na Educação Infantil, percebemos o quanto está presente no processo de alfabetização como nos relata ROSSI(2012) em seu artigo, evidenciando o papel da escola e do professor para estimular o desenvolvimento integral da criança (físico, afetivo e cognitivo). Percebemos o quanto uma boa educação psicomotora traz benefícios à aprendizagem, e ao desenvolvimento da criança, que nesta fase está explorando o próprio corpo e o mundo ao seu redor, e nesse, momento que uma atividade que desenvolva a motricidade o que ocasionará por meio de processo de esquema corporal, estruturação espacial, lateralidade, orientação temporal e pré-escrita, no entanto se este conjunto não funcionar bem, o resultado levará a criança a ter uma má formação psicomotora e a consequência disso dificuldades na aprendizagem.

Na Educação Infantil as crianças são estimuladas, através de atividades lúdicas e jogos, a exercitar suas capacidades motoras, fazendo descobertas, e iniciando o processo de letramento. É fundamental que tudo seja planejado a partir do que as crianças já conhecem para que as aprendizagens ocorram de forma tranquila e prazerosa. Enfim, estimular atividades corporais, para além da sala de aula, propiciando experiências que favorecerão a motricidade fina, auxiliariam os alunos de ritmo normal e os de aprendizagem lenta a vencer melhor os desafios da leitura e da escrita.

A educação psicomotora ajuda a criança a adquirir o estágio de perfeição motora até o final da infância, nos seus aspectos neurológicos de maturação, nos planos rítmico e espacial, no plano da palavra e no plano corporal.

O objetivo da educação psicomotora está ligado ao aprendizado escolar, considerando a importância de que a criança tome consciência do seu corpo, aprenda a dominar seu tempo e adquira habilidade na coordenação de seus gestos e movimentos. A psicomotricidade deve proporcionar ao aluno algumas condições para um bom desempenho escolar.

Diante disso, consideramos muito importante o conhecimento adquirido neta aula acerca do desenvolvimento infantil e as funções psicomotoras de acordo com a autora Profª.Drª Alessandra, pois nos deu consciência do nosso papel ao elaborar nossas aulas, trazendo atividades que possam estimular o desenvolvimento motor, afetivo  e psicológico através de jogos, brincadeiras para favorecer o conhecimento do corpo e seu desenvolvimento levando ao desenvolvimento integral da criança como preconiza a DCNEI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com