TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOPEDAGOGIA E OS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA, DISORTOGRAFIA, DISGRAFIA E DISCALCULIA

Por:   •  23/8/2021  •  Artigo  •  4.716 Palavras (19 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 19

FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

Karina Santos de Oliveira Lima

PSICOPEDAGOGIA E OS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA, DISORTOGRAFIA, DISGRAFIA E DISCALCULIA.

CIDADE – IGREJA NOVA

ANO 2021

PSICOPEDAGOGIA E OS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA, DISORTOGRAFIA, DISGRAFIA E DISCALCULIA.

Declaro que sou autor (a) deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de violação aos direitos autorais.

RESUMO - Este trabalho tem como função discutir o papel do psicopedagogo em indivíduos em fase escolar que apresentam dificuldades de aprendizagem. Para isso, iremos fazer um percurso sobre a história da psicopedagogia no Brasil quais foram as suas contribuições para estes indivíduos com distúrbios de aprendizagem. Dessa forma, este trabalho será uma revisão teórica de como a psicopedagogia chegou ao Brasil, tendo surgido os primeiros cursos a partir dos anos 60/70 e se multiplicaram na década de 90, entrando de forma clandestina por intermédio de seus exilados políticos. A Psicopedagogia constituiuse sob um enfoque médico-pedagógico e com um caráter mais prático do que o acadêmico, e apenas no fim do ano de 1979, foi criado no instituto sedes Sapientiae, em São Paulo, o primeiro curso de especialização o psicopedagogo é envolvido com a aprendizagem humana, que congrega conhecimentos de diversas áreas intervindos neste processo, seja para potencializá-lo ou para amenizar dificuldades, atendendo as necessidades individuais de aprendizagem. Já a teoria da aprendizagem significativa é uma teoria cognitivista preocupada com o modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação.  A teoria citada procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento. A pesquisa teve cunho qualitativo do tipo bibliográfico. Como o objetivo geral que é entender as contribuições da Psicopedagogia para alunos com dificuldades de aprendizagem. Já para os objetivos específicos: descrever um breve processo histórico da Psicopedagogia no Brasil; fazer um breve percurso sobre os teóricos da psicopedagogia para compreender o processo de ensino-aprendizagem. Como aspectos metodológicos irão abordar as principais dificuldades de aprendizagem e as possíveis intervenções que devem ser realizadas para garantir o melhor desempenho cognitivo do aluno.

PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogia. Distúrbios de aprendizagem. Intervenção Psicopedagógica.

INTRODUÇÃO

É de suma importância que os profissionais da área de educação e em especial os psicopedagogos eles entendam que as crianças com dificuldade de aprendizagem, seja leve, moderada ou grave precisam ser reconhecidas como seres iguais em direitos humanos e que a especificidade da intervenção deve estar de acordo com suas necessidades e possibilidades as pessoas que estão envolvidas neste processo elas sentem uma necessidade de saber como as crianças pensam, se desenvolvem, adquirem conhecimento do mundo e para atender essas necessidades procuram estudar, pesquisar e aprender.

Levando-se em consideração a rotina diária observa-se o surgimento de diversos fatos que são incomuns, confusos e até preocupantes. Isto acontece quando o mesmo depara-se com crianças com dificuldade de aprendizagem.

A primeira parte do estudo destaca-se a Psicopedagogia, e a sua origem, no qual é o seu real conceito, podendo mostrar assim, que ela é parte integrante do processo ensinoaprendizagem. Deste modo, os profissionais que estão engajados no campo da Psicopedagogia eles têm atentado para essa necessidade do trabalho a ser realizado na instituição escolar.

Pamplona (1997) nos fala em reeducação psicopedagógica, que seria uma intervenção terapêutica que tem como objeto de seu trabalho crianças, adolescentes e até adultos que, independente do motivo, apresentam dificuldades para aprender. Dessa forma, entendendo a psicopedagogia como um meio de ajuda que se situa na fronteira existente entre psicologia e pedagogia. Sua atuação por sua vez engloba diversas habilidades cognitivas, motoras, perceptivas, lingüísticas e os fatores externos que se relacionam com o processo de aprendizagem.

Geralmente, esta intervenção não acontece de forma isolada, envolve além do atendimento do sujeito, a escola e a família. A esta é oferecida as orientações de como lidar com as dificuldades que venham a ocorrer, enquanto aqueles são estimulados nas áreas que apresentam dificuldades. Por isso é essencial que seja realizado este trabalho em conjunto, para que os distúrbios existentes sejam superados e o sujeito consiga acompanhar o processo de ensino.

Contudo, um dos grandes problemas na área de reeducação psicopedagógica é o reconhecimento tardio da criança portadora de um distúrbio de aprendizagem, seja por parte dos educadores, seja dos profissionais da área, esse desconhecimento acaba por agravar o problema, uma vez que a criança é encaminhada para atendimento depois de ter reprovado anos seguido e ter assimilado de forma automática os erros de leitura e de escrita.

Desta forma, o processo reeducativo que deveria ter sido rápido e simples, torna-se algo demorado e demasiadamente complexo, o que acaba por gerar ansiedade nos pais que querem ver a questão resolvida, e as crianças que querem superar o mais rápido possível as dificuldades e, assim, poder acompanhar a turma. O presente estudo tem por característica uma revisão bibliográfica onde será apresentado um breve histórico da psicopedagogia que vem abordando as suas principais dificuldades de aprendizagem e as possíveis intervenções que podem ser realizadas para poder vim a garantir um melhor desempenho cognitivo de cada aluno apresentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com