TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia de Piaget

Por:   •  13/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade no Portfólio Descrição da atividade Com base nos estudos da teoria de Jean Piaget contida na Unidade 4 e no artigo citado anteriormente, elabore uma síntese dessa teoria, abordando os conceitos da mesma (como acomodação, assimilação, equilibração, entre outros) e os estágios formulados pelo autor e suas respectivas características. Ainda, descreva como esta teoria poderá auxiliar a sua prática pedagógica futuramente. A estrutura do texto deverá conter: uma breve introdução, ressaltando o objetivo do trabalho, desenvolvimento (conceitos e estágios), e conclusão, tentando responder em que sentido o trabalho auxiliou em sua formação.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem, como escopo, elaborar uma síntese da teoria de Jean Piaget, abordando seus conceitos fundamentais, refletindo sobre suas implicações no processo de aprendizagem e projetando suas influências em minha formação acadêmica e profissional. Jean William Fritz Piaget nasceu na Suíça quatro anos antes da chegada do século XX. Dedicou sua vida aos estudos biológicos, psicológicos e epistemológicos. Foi fundador da Epistemologia Genética, teoria na qual o conhecimento é formatado pelas características cognitivas individuais e suas interações com o ambiente, sendo esse processo, dependente da maturação estrutural que suporta cada novo momento. Estes estudos de Piaget, bem como sua ‘teoria dos estágios de desenvolvimento’, contribuíram profundamente para o entendimento de como se dá a aprendizagem, do papel do professor nesse processo e da relação entre educador e educando.

DESENVOLVIMENTO

Para Piaget, o conhecimento é construído, sendo, portanto, a aprendizagem, um caminho de construção. Nessa construção, três fatores são influenciadores: a hereditariedade, a maturação e o ambiente.

O primeiro fator está relacionado à condição genética de cada indivíduo. A maturação física traz a possibilidade de ação sobre o ambiente e de aprendizagem nele. Ao agir sobre o meio, testando-o, explorando-o, refletindo ou observando-o, o pensamento é constantemente reformatado e adaptado às novas informações (WOOLFOLK, 2000)

Dessa forma, o aprendiz, ao se relacionar com o ambiente, une sua bagagem informativa aos novos elementos colhidos e, a partir disso, constrói um novo conhecimento (BECKER, 1994).

Na teoria de Piaget, o pensamento e o comportamento segue duas tendências básicas, a organização e a adaptação. Organizar é dar coerência às informações apreendidas, combinando e ordenando e formando ‘esquemas’ coerentes de pensamento. Adaptar é buscar a equação através da assimilação e da acomodação.  Nesse caso, a assimilação é o ato de receber uma nova informação e relacioná-la, significá-la e decodificá-la a partir de conhecimentos já adquiridos e processados. Sem que haja a desconstrução de um ‘esquema’ já montado, na assimilação soma-se algo novo à estrutura do pensamento. Já a acomodação é justamente a reestruturação de um ‘esquema’ devido à uma nova informação apreendida. Quando um indivíduo precisa alterar algum ‘esquema’ ou criar novos, para dar conta de uma situação, ocorre o processo de acomodação.

Em suma, quando, diante de um novo evento, o indivíduo utiliza um ‘esquema’ já formatado, apenas acrescentando camadas neste pensamento, acontece a assimilação. Agora, quando esses ‘esquemas’ são forçados a se alterarem ou dividir espaços com novas estruturas, acontece o que se chama de acomodação (WOOLFOLK, 2000).

Tais processos são importantes na compreensão da estabilidade de pensamento através da adaptação. Adaptar é equilibrar conceitos pré-estabelecidos e novas descobertas. Esta busca constante pelo equilíbrio cognitivo levam a ações de pensamento cada vez mais profundas (FONTANA E CRUZ, 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com