TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política e Democracia

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: Política e Democracia

PERÍODO: Tempo estima de dois meses

OBJETIVO GERAL

Conhecer e vivenciar no âmbito escolar o que e política e democracia, para ampliar seus conhecimentos e formar no futuro cidadãos com senso crítico. Conhecer e exercer sua cidadania dentro da escola e em sociedade

OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Construir os conceitos de democracia cidadania;

• Refletir sobre o exercício da cidadania e sua relação com o processo democrático;

• Compreender a importância da participação cidadã em um projeto de democracia;

• Valorizar os movimentos sociais que lutam pelos direitos à moradia, educação, saúde;

• Levantar propostas, argumentar ideias, discutir opiniões;

• Conviver com a diversidade, respeitar pensamentos divergentes;

• A importância do voto.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 A intenção educativa desta primeira etapa é fazer com que o aluno construa conceitos de política cidadania e democracia e assim compreendendo a importância da participação cidadã numa democracia, através de um bate papo com professores e palestrantes questionando e tirando suas duvidas.

Em seguida entregando cartolinas, pinceis, tintas, livros e revistas para que os alunos construam e demonstrem com os conhecimentos adquiridos o que é democracia para eles.

 Já na segunda etapa evidenciar e valorizar os movimentos sociais em busca de boas condições de vida (moradia, educação, saúde e etc.) dividindo os alunos em grupos para que realizem uma pesquisa e tragam para sala de aula, relatos de movimentos sociais na historia do Brasil apresentando para os demais alunos através de cartazes e slide.

 A terceira etapa será promover um júri simulado escolher um aluno de cada grupo para atuar como candidato. Os candidatos devem trazer para o debate do júri sua proposta eleitoral e convencer a turma de que, se eleitos, farão o melhor governo. O professor deve fazer o papel de mediador, organizando o tempo de fala e réplica dos candidatos.

 A quarta etapa será confecção de urnas através de caixa de papelão, cartolina, tinta guache e etc. Logo após com as urnas prontas, simular uma eleição para eleger um dos candidatos do júri simulado.

AVALIAÇÃO

Avaliação coletiva: avaliando o trabalho em grupo e a participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliação dos catazes e da confecção das urnas.

Autoavaliação: entregar uma folha em branco, peça que escrevam as dificuldades vividas, conclusão a respeito do tema e dizer como foi sua participação no processo.

REFERÊNCIAS

BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação escolar e democracia no Brasil. Universidade de São Paulo – Faculdade de Educação. São Paulo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com