TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Proposta Pedagógica Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  2/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

AVC – AVALIAÇÃO CONTÍNUA

FOLHA DE RESPOSTA

[pic 2]

Disci

Resolução / Resposta

          Considerando que sou uma professora de 4º Ano do EJA, para formar futuros leitores na minha turma preciso ter sempre em mente um olhar compreensivo, compreendendo que meus alunos tem bagagens, tem interesses, tem saberes, curiosidades e níveis de conhecimento sobre a escrita, onde alguns terão dificuldades em algo e outros não, por exemplo, posso ter um aluno que identifica algumas letras e palavras, outros irão decifrar a leitura, porém todos tem capacidade de realizar a atividade de leitura, e eu estarei observando e anotando todo seu caminho.

          Sendo assim, minha proposta será sempre voltada para seus interesses, gostos e conhecimentos prévios, para que sejam aulas interessantes para eles, que levem a curiosidade e vontade de aprender. Estabelecerei os objetivos da leitura que iremos realizar, para eles sempre saberem o que, o porque e o para que estaremos fazendo esta leitura, levarei materiais de acordo com o tema/objeto escolhido (jornal, revista, folhetos, livros, convite, receitas). Deixarei que eles observem bem este material, se preciso levarei cópias para que cada um fique com uma, para que possamos também ler juntos. Iremos debater sobre os principais pontos do material escolhido e suas características (data, autor, publicações, letras encontradas, palavras identificadas, significados, etc).

          Receitas é um tema que acho bem interessante, é algo gostoso e prazeroso para todos, onde poderíamos fazer uma roda de conversa sobre o que gostamos de comer, receitas de família, olharmos cadernos de receitas, trazer nossa receita preferida, debatermos sobre ela, identificarmos onde está os ingredientes e quais são e sua sequência, o modo de preparo, as palavras principais e que eles identificam, trocarmos as receitas uns com os outros e no final da atividade ainda podemos escolher uma das receitas para produzirmos (e obviamente a lermos) juntos.

         Com isso, vemos que há uma gama enorme de possibilidades para se trabalhar leitura no EJA, e se levarmos realmente em conta que os conhecimentos prévios dos alunos são pontes para um novo conhecimento, termos claros os objetivos que desejamos alcançar, sabermos que todos tem capacidade de aprender e possuem bagagem cultural, conhecimentos, crenças, habilidades, valores e experiências, temos tudo para ajudar nossos alunos cada vez mais e podermos chegar ao final do EJA com ótimos leitores.

FONTES:

  • Apostila
  • Conhecimentos próprios
  • Conversa com professores

Aluna: Thaís Galanjauskas Mendes RA: 3536360

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (201 Kb)   docx (64.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com