TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova Projeto

Por:   •  11/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]                                                                                                                     [pic 3]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

ACADÊMICA: TAIS SALDIBIA DA SILVA

RA: ALU2020120209

PROFESSORA:RAQUEL BELLO VÁZQUEZ        

PROVA N1

Leia atentamente ambas as citações e (1) defina com as suas próprias palavras os dois conceitos (paradoxo da educação para a cidadania e violência simbólica) e (2) explique de que modo se relaciona o paradoxo da educação para a cidadania com o conceito de violência simbólica. Pense em exemplos concretos em que você consiga detectar essa relação

Num mundo onde o acesso à informação cresce numa velocidade extraordinária, é necessário um processo continuo  de uma pratica educativa interdisciplinar na qual auxilie o cidadão a interagir com o meio em que ele vive, ensinando- os a desenvolver um pensamento crítico e consigam expressar seus desejos e vontades, sejam no âmbito pessoal quanto no âmbito social, onde são desenvolvidos os sensos morais, intelectuais e comportamentais dos indivíduos para além do espaço acadêmico, isto chamamos de educação para a cidadania.

Não tem como falar sobre educação para cidadania sem falar de uma educação de qualidade, sem falar das as desigualdades sociais, sem falar de democracia e igualdade, e para falar destes assuntos é necessário investir numa educação que atenda ao cidadão, para que ele possa escolher melhor os políticos e os governantes e também para que ele possa internalizar uma cultura individual pautada em valores éticos e o comportamento dos eleitores e dos cidadãos e assim  suas ações reflitam em uma política voltada a solução dos interesses comuns, e não fique restrita a questões meramente individuais.

Para que o cidadão busque a satisfação dos interesses coletivos, assim firmando bases sociais sólidas e façam do país as reformas necessárias para um convívio social igualitário. A educação para o exercício da cidadania torna os cidadãos mais responsáveis, cidadãos mais conscientes das suas atitudes, podendo assim, promover os valores democráticos e participação mais ativa na política e nas transformações sociais, sendo coautores da construção de uma sociedade melhor e mais justa

Entretanto, é necessário também acabar com a apatia que existem em boa parte dos cidadãos, pois isso enfraquece a democracia, diminuindo os controles sociais e reproduzindo um modelo social baseado no patrimonialismo, no individualismo, na desigualdade e na injustiça. A escola, portanto, não pode apenas reproduzir o modelo social existente, marcado por um individualismo, pelo consumismo, pela separação entre as classes sociais, pelos discursos de ódio e preconceitos, mas contribuir para melhorar a sociedade orientando a transição ética e axiológica entre o passado e o futuro.  Portanto, é necessário repensar o papel da escola diante das transformações sociais, as escolas têm que aliar a teoria à prática, é necessário que façamos da escola um espaço democrático, onde seja possível desenvolver competências, como conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de transformar a sociedade

E a vivência democrática deve começar na escola com a participação dos alunos e nas discussões coletivas, na formação de grêmios estudantis, nos conselhos escolares, na escolha dos diretores das escolas. Experimentar comportamentos democráticos dentro da escola permite que venhamos desenvolver a cidadania, afinal de contas,  a cidadania está baseada na liberdade de expressão e na liberdade de discordar, na crítica necessária para o desenvolvimento da sociedade, entretanto, não basta mudar a escola é necessário que a educação para o exercício da cidadania seja propaganda pelos meios de comunicação pela família, pelos setores produtivos e pelos órgãos públicos, afinal de contas, a cidadania plena e ativa, da capacidade que nós temos de aprender durante toda a vida. A fim de, construir comportamentos éticos indispensáveis para transformação da sociedade.

Violência simbólica violência simbólica acontece a todo instante em nossa vida, nós praticamos, nós sofremos essa violência, porem como é algo que está naturalizado, entronizado em nossas mentes, muitas das vezes, nem percebemos e muito menos paramos pra pensar nas consequências que isso nos traz, e as consequências que geram em nosso derredor ou ao nosso semelhante.

No âmbito escolar isso é muito forte e irá se apresentar quando uma classe dominante decide o que é certo, o que é bonito, e todos que não se enquadram neste padrão são deixados de lado, são excluídos, sofrem preconceito, podemos usar como exemplo: os negros, os obesos, as crianças de periferia, os imigrantes, etc. E a partir disto, é que surgem os apelidos, as piadas maldosas, o bullying, o preconceito, enfim, todas as formas de exclusão.  O sociólogo francês Pierre Bourdieu vai nos dizer que essa violência simbólica é cometida com a cumplicidade entre quem sofre e quem pratica, sem que ambos tenham consciência disso. Sendo assim, o professor em sala de aula precisa estar atento a isso, pra que ele saiba intervir quando for necessário, que ele saiba repreender com o carinho, com atenção e mostrar aos seus alunos que não há nenhum problema em ser diferente, que todos nós temos qualidades, e o interessante nisso, é que nossa diversidade nos completa. Então o professor precisa estar consciente e não ter medo de tratar sobre esses assuntos, em alguns casos professores preferem não enxergar isto, fingindo não notar essas situações em sua sala de aula.

 Outo fato é que o professor precisa estar atento pra ver se ele próprio não está violentando seu aluno, vejamos um fato onde esta situação pode acontecer: imaginemos que o professor esteja tratando sobre alimentação saudável e utiliza um aluno obeso como exemplo, apontando para ele e dizendo para o mesmo prestar atenção, pois esse assunto pode ser interessante a você, neste caso o professor está dizendo mesmo que de forma indireta, que o fato daquele aluno ser obeso se dá ao fato dele não ter uma alimentação saudável, ou o professor está falando sobre os países africanos e de algum modo fixar seu olhar ou apontar o dedo para um aluno negro pode causar um mal estar deste aluno. É necessário que o professor esteja ciente daquilo que está falando, da maneira como interage em suas aulas, para que esse tipo de violência não impere na sala de aula e não seja ele o causador de tal violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com