TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO PROVA PROJETO INTERDISCIPLINAR

Por:   •  27/10/2021  •  Resenha  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 6

                                                                                                                                     [pic 1][pic 2]

                                                                                                                                   NOTA: ___________________

INSTRUÇÕES

1) Esta avaliação tem por objetivo verificar a compreensão dos discentes em relação ao conteúdo ministrado.

2) Para cada questão objetiva terá apenas uma única alternativa correta.

3) Responder somente de caneta esferográfica azul ou preta.

4) Não serão consideradas questões respondidas a lápis e questões rasuradas.

5) Não será permitido comunicação, uso de celulares e dispositivos eletroeletrônicos.

6) Não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação.

Valor = 10,0p

01. (FCC 2017) No processo de trabalho, o Assistente Social utiliza a entrevista. Esse instrumento de atuação profissional: (1,0 pt)

a) Tem sua eficiência demarcada, considerando o número de entrevistas realizadas.

b) Produz informações que, por questões éticas, devem ficar restritas ao profissional, não revelando o que está sendo escrito e não disponibilizando os resultados para o usuário.

c) Caracteriza-se como um bate-papo despretensioso, realizado para criar vínculo entre o profissional e o usuário para posterior coleta de informações sobre a situação vivenciada.

(x) d) Permite a expressão de interesses e de subjetividades singulares e a compreensão de realidades que ganham expressão coletiva.

e) É um recurso técnico que mostra a neutralidade presente na prática profissional, não sendo utilizado como instrumento de justiça social.

02. O artigo 5º, inciso 4º, da Lei de Regulamentação da Profissão reza: “realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social”. Pode-se, pois, inferir que os instrumentais privativos de trabalho do/a Assistente Social: (1,0 pt)

a) Obrigam os Assistentes Sociais a realizá-los somente após aprovação dos empregadores.

b) Podem ser realizados por outros profissionais, desde que autorizados por Assistentes Sociais.

c) Estão reservados exclusivamente a profissionais que prestaram concurso público.

d) São cabíveis, apenas, para Assistentes Sociais graduados em universidades públicas.

(x) e) Devem ser realizados, apenas, por Assistentes Sociais no pleno exercício profissional.

03. Considerando os principais instrumentos utilizados pelo Serviço Social, que são criados e recriados de acordo com os objetivos e com as exigências da ação profissional, julgue os itens que se seguem e assinale a alternativa correta: (1,5 pt)

I- A entrevista, enquanto prática empregada pelo assistente social, visa estabelecer uma relação com o usuário, com objetivo de conhecer e intervir em sua realidade social, econômica, cultural e política.

II- A técnica da observação possibilita analisar diversos contextos e situações, em que o observador pode utilizar-se de filmagens e fotografias para fazer os registros da observação da realidade que está sendo investigada, mesmo sem autorização do usuário.

III- O acolhimento social é um processo de intervenção profissional que envolve a escuta social qualificada. Tem por objetivo identificar o problema de determinada situação no âmbito individual ou coletivo.

IV- A técnica da visita domiciliar permite ir além do aparente na busca da essência das relações in loco, o que oportuniza perceber questões para além dos fatos ou do que já se sabe.

V- O atendimento social é um procedimento técnico de caráter continuado, e por período de tempo determinado, no qual é necessário que haja vínculo entre o usuário e o/a profissional.

Os itens corretos encontram-se na alternativa:

a) I, III e V, apenas.

b) I, II, III e IV, apenas.

(x) c) I, III e IV, apenas.

d) I e V, apenas.

e) Todos os itens estão corretos.

JUSTIFIQUE AS ASSERTIVAS FALSAS:

II – Essa questão é considerada falsa por ferir o codito de Ética do assistente social, pois só  podem ser registradas fotos e filmagens com a autorização do usuário.

V - Importante espaço de atuação profissional que envolve um conjunto de ações direcionadas ao atendimento de famílias e indivíduos, visando o acesso aos direitos sociais, políticos e civis nas diferentes políticas setoriais, como: assistência social, saúde, educação, previdência, habitação, bem como na prevenção de situações de risco.

 

04. Sobre os tipos e funções de visita que o/a Assistente Social realiza enquanto profissional podemos citar: (1,0 pt)

a) A visita institucional apenas, que tem a função de permitir ao profissional uma relação ambígua com os demais profissionais.

b) A visita domicilar apenas, onde o profissional de Serviço Social objetiva desvendar a realidade do domicílio de acordo com seu senso comum.

(x) c) A visita institucional e a domiciliar que são processos semelhantes e objetivam uma análise superficial das realidades.

d) A visita local e a visita social que servem para o/a Assistente Social ter um guia social da realidade e demandas das famílias que os busca.

e) Todas as visitas são iguais, não existindo nem tipos e nem funções que as diferencie para o fazer profissional do/a Assistente Social.

05. É um documento de registro de informações, observações, pesquisas, investigações, fatos e que varia de acordo com o assunto e as finalidades. Tal conceito diz respeito a que instrumental de competência: (0,5 pt)

(x) a) Relatório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (162.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com