TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática De Ensino Em Educação Infantil

Por:   •  14/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 3

A  importância   do   estágio   na   formação   docente   e   a   sua   contribuição

para a construção da identidade do professor de educação infantil.  

A  importância   do   estágio   na   formação   docente   e   a   sua   contribuição

para a construção da identidade do professor de educação infantil

Unidade I

A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.

O estágio é uma das oportunidades mais importantes na formação de professores que desejam atuar na educação infantil, na medida em que adquirem conhecimentos para essa prática educativa. O foco durante o estágio é aproximar-se da realidade, aprendendo a profissão, acompanhando e participando do desenvolvimento das situações, vivenciando e experimentando novas práticas em sala de aula.

Essa prática de estágio é o primeiro contato do futuro professor com sua futura área de atuação, o estágio supervisionado tem como objetivo proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos académicos na prática profissional, criando a possibilidade de exercitar as suas competências.

O estagiário precisa vivenciar plenamente a escola, não mais como um mero aluno, mas como um futuro professor, deixá-lo entender que ele está neste ambiente educacional, deixá-lo demonstrar competência profissional e compromisso ético com a futura profissão.

Os estágios são muito importantes para a prática profissional, pois durante esse período o aluno pode colocar em prática todo o seu conhecimento teórico, obtido no decorrer de sua graduação. Além disso, o docente deve aprender a desenvolver atividades que proporcionem aos seus futuros alunos uma experiência de aprendizagem em diversas situações do cotidiano e através das práticas para que se possa iniciar um desenvolvimento de suas habilidades no campo de atividade escolhido.

É no estágio que observamos como os professores desenvolvem suas habilidades em sala de aula e como eles aplicam o conteúdo que foi proposto no plano de aula e uma coisa que observei no estágio em Educação Infantil que as atividades exigem muita dedicação por parte dos professores, pois eles têm que usar métodos que prendam a atenção dos pequenos e isso muitas vezes é bem difícil e pelo que observei muitos desistem e simplesmente dão um brinquedo para as crianças e pronto.

Através do estágio em Educação Infantil que estou realizando eu pude perceber que a maioria dos profissionais que acompanhei só estão em sala de aula unicamente por causa do pagamento no final do mês, não se preocupam em ensinar seus alunos, é isso é muito triste. Eu espero que esses profissionais possam mudar suas atitudes e honrem o que eles aprenderam em suas faculdades e passem a ensinar o que aprenderam. No futuro pretendo ser a melhor professora que eu puder e ajudar meus futuros alunos e ser motivo de inspiração para eles.

Agora entendo a importância do estágio para nossa formação e para nosso desempenho profissional, o período de estágio é de grande valia para nossa atuação como futuros professores na Educação Infantil reconheço que a partir do estágio temos a oportunidade de compreender a real situação do conteúdo estudado de forma a pensar nos rumos do ensino e de formação para garantir um trabalho docente de qualidade para nossos alunos.

Referencias

Material Didático

https://www.redalyc.org/journal/684/68462591002/68462591002.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com